Ministério do Esporte ABCD participa, no Panamá, de Seminário Latino-Americano de Ciência e Medicina Antidopagem
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

ABCD participa, no Panamá, de Seminário Latino-Americano de Ciência e Medicina Antidopagem

A cidade do Panamá recebeu, entre os dias 21 e 22 de fevereiro, o segundo Seminário Latino-Americano de Ciência e Medicina Antidopagem. O Brasil foi representado pelo diretor do Departamento de Operações da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), Christian Trajano, que aproveitou a oportunidade para trocar experiências com as agências dos países latinos, além de compartilhar conhecimentos, estreitar contatos e tirar dúvidas com a diretoria da Agência Mundial Antidopagem (Wada, na sigla em inglês).

“Foi uma oportunidade para todos os países da América Latina de trocar experiências nas suas atividades de controle de dopagem. Tivemos palestras com diretores da Wada e participamos de diferentes grupos de discussões, coordenados pela Wada”, disse Christian Trajano.

Durante o Seminário, a Wada falou também sobre o futuro do controle de dopagem no mundo e sobre as novas tecnologias que estão em estudos. As perspectivas de como serão os exames no futuro, com testes de cabelo, gota de sangue para controle de dopagem, além de avanços no passaporte biológico de atletas, também foram debatidas.

“O grande ganho dentro do departamento de operações foi o contato direto com o corpo médico da Wada. A proximidade e a facilidade de comunicação foram o legado desse seminário, que vem fortalecer o trabalho realizado pelo ministro do Esporte, Leonardo Picciani, no combate ao doping no esporte”, acrescentou Trajano.

Com o melhor laboratório de controle de dopagem do mundo, o Brasil é considerado grande potência no combate à dopagem na América Latina. Segundo o diretor, durante o evento o país foi acionado por diferentes países da América do Sul que desejam aumentar o número de exames enviados ao Brasil para serem analisados no Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD).

“Hoje, o grande sonho científico da ABCD e do LBCD é implantar a primeira unidade de passaporte biológico da América Latina aqui no país. Aproveitamos o seminário para plantar essa semente. É um desafio tornar o Brasil o centro de gerenciamento de passaporte no futuro”, adiantou Christian Trajano.

Ascom – Ministério do Esporte

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla