Ministério do Esporte Ministro do Esporte conhece projeto social dos tetracampeões Jorginho e Zinho
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministro do Esporte conhece projeto social dos tetracampeões Jorginho e Zinho

O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, esteve nesta segunda-feira (29.01) no Instituto Bola Pra Frente, em Guadalupe, no Rio de Janeiro, para conhecer de perto o projeto desenvolvido pelos tetracampeões de futebol Jorginho e Zinho - que há 17 anos promove a inclusão social de crianças e jovens, de 6 a 17 anos de idade, de diversas comunidades da região. O projeto deverá ser ampliado, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, no âmbito do ministério, para atender a mais meninos e meninas que têm nesse programa a chance de mudar a sua realidade e sonhar com um futuro melhor. O objetivo é aumentar de 600 para 1500 crianças/jovens beneficiados, com a construção de uma nova sede no local.

Jorginho, o ministro Picciani e Zinho. Foto: Marco Senna/MEJorginho, o ministro Picciani e Zinho. Foto: Marco Senna/ME

Recepcionado pela criançada que faz parte do projeto, o ministro Leonardo conheceu todas as dependências do instituto, assistiu a uma detalhada apresentação feita pelos ex-jogadores Jorginho e Zinho, e ficou bem impressionado com o que viu.

“Esse projeto vai ao encontro do que pregamos desde que assumimos o ministério. O incentivo ao esporte como uma poderosa ferramenta educacional e de inclusão social, por meio da qual nossas crianças e jovens aprendem valores como dedicação, empenho, determinação, treinamento e disciplina. E mais do que esportistas, eles se tornam pessoas preparadas para a vida”, comentou o ministro.

Fundado por Jorginho no ano de 2000, o instituto já atendeu ao longo de quase duas décadas a cerca de 15 mil crianças/jovens de áreas carentes da cidade do Rio, tendo conseguido encaminhar muitos deles. Casos do lateral esquerdo Alan, que atualmente joga no time do Vasco, e de Rogerinho, da equipe do Madureira. Outro exemplo é a jovem Fabiana Rodrigues, ex-integrante do projeto, e que hoje trabalha no próprio Bola Pra Frente.

“Nos especializamos em transformar a simples prática esportiva não apenas em entretenimento, bem-estar e qualidade de vida, mas, sobretudo, em desenvolvimento humano e transformação social”, comentou Jorginho. O ex-lateral direito da seleção na conquista do tetra, em 1994, nos Estados Unidos, é nascido em Guadalupe, exatamente onde criou o projeto para proporcionar à juventude local a oportunidade que um dia ele teve quando pequeno e que o fez mais tarde conquistar o mundo.

Jorginho disse, inclusive, que já tem empresas da iniciativa privada dispostas a apoiar o Bola Pra Frente nessa ampliação, com base na Lei de Incentivo ao Esporte.

Foto: Marco Senna/MEFoto: Marco Senna/ME

Também entusiasta da adoção do esporte como caminho para a inserção de jovens carentes em um universo de novas possibilidade de vida, o ex-meio-campo Zinho destacou o caráter Educativo do projeto. “Além da prática esportiva, implantamos uma metodologia pedagógica que desenvolve habilidades de leitura e escrita. O nosso objetivo é o desenvolvimento integral das crianças e dos adolescentes”, salientou.

Do Rio de Janeiro, Marco Senna - Ministério do Esporte     

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla