Brincando com Esporte promove vivências e afasta o "modo celular" em Eusébio (CE)

Publicado em Quarta, 24 Janeiro 2018 09:09
A família de Gabriel dos Santos Medeiros, 14 anos, estava preocupada com o isolamento do jovem. Ele passava grande parte do dia dentro de casa. O celular e a televisão eram as formas de distração preferenciais. Acostumado a estudar em período integral, no mês de janeiro Gabriel tem poucas opções de lazer no município cearense de Eusébio. Com a maioria dos amigos morando distante, a família ficou preocupada até com uma possível depressão. Foi quando as atividades do projeto Brincando com Esporte chegaram à cidade e trouxeram uma lista de novas opções ao jovem.
 
Mais do que atividades esportivas e lúdicas dentro do ginásio da Escola de Ensino Fundamental Neusa de Freitas Sá, no centro da cidade, o Brincando com Esporte proporciona a Gabriel e a outras dezenas de crianças vivência social, novos círculos de amizades e afasta o isolamento.   
 
Gabriel em três tempos no Brincando com Esporte em Eusébio, no Ceará. Fotos: Guilherme Rocha/MEGabriel em três tempos no Brincando com Esporte em Eusébio, no Ceará. Fotos: Guilherme Rocha/ME
 
“Posso dizer que estou muito mais feliz convivendo com as pessoas aqui do que dentro de casa. Comecei a me encontrar com mais gente, a me socializar mais. Como meus amigos não moram perto da minha casa, eu ficava o dia todo mexendo no celular. A minha família achava que eu estava muito isolado. O Brincando com Esporte melhorou a minha autoestima”, disse Gabriel.
 
Desenvolvido pelo Ministério do Esporte, o Brincando com Esporte oferece opções de esporte e lazer que preencham o tempo livre de crianças e adolescentes no período de férias, de forma prazerosa e ao mesmo tempo construtiva. Nas aulas, eles contam com atividades físicas em diferentes modalidades, além de ações lúdicas, como dança e teatro.
 
“Espero que os próximos dias sejam inesquecíveis. É divertido vir para cá. Sempre tem brincadeiras novas, com pessoas interagindo. Tem dia que jogamos futsal na quadra, outros vamos para a areia jogar vôlei de praia e tem até badminton. Sempre a gente consegue encontrar algo novo”, acrescentou Gabriel.
 
As atividades do Brincando com Esporte no Ceará começaram na última segunda-feira (15.01). A ação é realizada por meio da Secretaria de Esporte do Ceará (Sesporte) e promove as atividades em 13 municípios, com núcleos em Acarape, Crateús, Eusébio, Iguatu, Ipu, Itapipoca, Itarema, Fortaleza, Juazeiro do Norte, Morada Nova, Quixeramobim, Sobral e Tauá.
 
As atividades são desenvolvidas para atender crianças e jovens com idade entre seis e 17 anos. A previsão é de que cerca de 1,3 mil jovens sejam atendidos no Ceará em janeiro de 2018. O Brincando com Esporte conta com cerca de 110 profissionais trabalhando no estado, entre coordenadores de polo, agentes recreativos e auxiliares recreativos.
 
Grupo integrado ao Brincando com Esporte em Eusébio, no CearáGrupo integrado ao Brincando com Esporte em Eusébio, no Ceará
 
Francisco Claudemir, coordenador do núcleo de Eusébio, explica que a socialização, a diversão, a prática do esporte e o lazer garantem às crianças o entendimento de que o esporte é um direito e que faz parte das atribuições do poder público oferecer atividades que beneficiem a população.
 
“Nós sabemos que quanto mais distante a cidade vai ficando dos centros, o volume de opções de esporte vai ficando escasso. O Brincando com Esporte é interessante porque vem atender a um público que normalmente não tem condições de colocar os filhos em colônias de férias e outras atividades pagas”, explicou o coordenador.  
 
Em Eusébio, as atividades são desenvolvidas, de segunda a sexta-feira, no ginásio da escola municipal, além de utilizar a praça pública ao lado, onde são realizadas atividades complementares como vôlei de praia e futebol de 7. No período escolar, a escola oferece o ensino integral. Muitos alunos que participam do projeto já tinham uma rotina que ocupava o dia com atividades escolares. Já no Brincando com Esporte, os alunos ainda têm a oportunidade de desenvolver habilidades com pintura, desenho, recorte e colagem, com diversidade de atividades para garantir a dinâmica.
 
“O nosso feedback maior é dos pais. Eles vêm conversar com os professores, falando sobre o contexto de realidade em que as crianças não saem para brincar nos espaços públicos por causa da violência, mesmo nas cidades pequenas. Mas no projeto, as crianças contam com uma equipe de profissionais e outros recursos que garantem segurança para trazer os filhos”, explicou Francisco.
 

De Fortaleza, Breno Barros