Ministério do Esporte Exames de controle de dopagem alertaram para tumor do jogador Ederson, do Flamengo
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Exames de controle de dopagem alertaram para tumor do jogador Ederson, do Flamengo

Ederson durante coletiva de imprensa. Foto: FlamengoEderson durante coletiva de imprensa. Foto: FlamengoEsta terça-feira (20.07) foi marcada por uma onda de solidariedade no futebol brasileiro. Clubes, jogadores e torcedores escreveram mensagens de apoio ao jogador Ederson, do Flamengo, nas redes sociais após a divulgação do diagnóstico positivo para tumor no testículo. O drama do jogador de 31 anos começou na última quinta-feira (20.07), quando o departamento médico do Flamengo foi notificado pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) sobre o resultado analítico adverso em dois exames de controle de dopagem realizados no atleta. 

“Sou até grato por aquilo que aconteceu, porque tenho 16 anos de carreira profissional e nunca tinha sido um caso positivo no exame de doping. Então, eu caí duas vezes seguida. Acho que isso foi indicação de que Deus é bom e que ele permitiu isso para que a gente descobrisse a tempo este problema para resolver da melhor forma possível”, revelou Ederson durante coletiva de imprensa.

Os resultados positivos que Ederson cita apontaram a substância beta-HCG. Com a informação em mãos, o departamento médico do clube realizou uma bateria de exames complementares que diagnosticou o tumor.

Os exames de controle de dopagem são feitos para identificar substâncias indevidas, entretanto, não deixam de ser exames clínicos e que podem, como no caso do jogador do Flamengo, servir como alerta para identificar possíveis doenças. No Brasil, a ABCD é a autoridade de teste de controle de dopagem e que realiza o gerenciamento dos resultados dos exames.

» Conheça a ABCD

 

O chefe do departamento médico do Flamengo, Dr. Márcio Tannure, explicou que os exames complementares que identificaram o tumor foram realizados para investigar os resultados positivos no controle de dopagem. “Nós fomos investigar para entender o porquê do aumento da substância apontada no resultado analítico adverso. O tumor no testículo é mais comum em homem na mesma faixa de idade do jogador (de 30 a 35 anos). Agora, ele vai passar por uma cirurgia e tratamento”, explicou o médico.

O jogador ficará afastado por tempo indeterminado dos gramados e passará por cirurgia na próxima semana. O meia revelou que a notícia da doença impactou no primeiro momento, mas que já sente tranquilidade em relação ao tratamento. “Sei que vai ser só mais uma batalha na minha vida, pois já venci algumas. Estou com o pensamento muito positivo. Só tenho a agradecer o apoio que venho recebendo do clube e dos amigos. Tenho certeza que vou vencer esta batalha para voltar o quanto antes a fazer o que eu mais gosto, que é jogar futebol”, disse o jogador.

Breno Barros - Ministério do Esporte 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla