Ministério do Esporte Secretário de Alto Rendimento participa de congresso esportivo e visita CIE em Franco da Rocha
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Secretário de Alto Rendimento participa de congresso esportivo e visita CIE em Franco da Rocha

O secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Luiz Lima, participou, nesta quarta-feira (10.05),  do 1º Congresso de Esporte - Avaliação Prospectiva em Educação Física para Toda a Vida, realizado no prédio da Secretaria de Educação de Franco da Rocha (SP). Lima apresentou palestra sobre novas propostas e formas de conseguir buscar talentos e profissionalizá-los, além de visitar o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) da cidade e nadar com jovens atletas.

Foto: Ewerton Geniseli/Prefeitura de Franco da RochaFoto: Ewerton Geniseli/Prefeitura de Franco da Rocha

O encontro foi aberto pelo prefeito de Franco da Rocha, Kiko Celeguim, que afirmou que o CIE da cidade é um orgulho para todos da cidade e também destacou sobre a importância do equipamento. “Tínhamos apenas um ginásio e depois de trinta anos conseguimos dobrar a capacidade esportiva do município. O equipamento nos colocou no cenário nacional”. Conheça a Rede Nacional de Treinamento.

Palestras

A secretária adjunta de Cultura, Esporte e Lazer da cidade, Silmara Ciampone, lembrou que, em março de 2017, houve a Clínica CIE contou com a partição de aproximadamente 900 atletas. Veja como foi a atividade no site da Prefeitura de Franco da Rocha 

Foto: Ewerton Geniseli/Prefeitura de Franco da RochaFoto: Ewerton Geniseli/Prefeitura de Franco da Rocha

Em outra palestra, o especialista em política e gestão governamental José Ivan (foto à direita), também representando o Ministério do Esporte, falou sobre o Plano Nacional de Esporte de Alto Rendimento Olímpico e Paralímpico.

Outro palestrante do dia foi o professor de Educação Física, Dr. Timóteo Araujo, que é pesquisador do Centro de Estudos de São Caetano do Sul. Em sua fala, ele comentou sobre o trabalho Estratégia Z na Detecção de Talentos Esportivos e abordou as dificuldades das escolas na aplicação de atividades de educação física e busca de talentos.

Já o professor, Dr. Laércio Elias Pereira, responsável pelo Projeto Inteligência Esportiva da UFPR, contou sobre Informação Científica em Educação Física e Esportes e lembrou do trabalho para a criação do Centro Esportivo Virtual (CEV), a maior comunidade acadêmica e de pesquisa segundo ele.

Para fechar as atividades da parte da manhã, o tema Política de Esporte e Cultura - Integração CEU e CIE foi comentando pela analista de políticas sociais da representação do Ministério da Cultura em São Paulo, Maetê Gonçalves. Ela apresentou o equipamento para os presentes e falou sobre a união da cultura e esporte nos espaços.

Ao final, foi aberta uma roda de discussão para abordar os diversos assuntos levantados durante o congresso, que contou com a presença de representantes do esporte de cidades como Jundiaí, Caieiras, Francisco Morato, São Caetano do Sul, Itapevi, entre outras.

Visita ao CIE e natação

O secretário Luiz Lima visitou o Centro de Iniciação ao Esporte da cidade, o primeiro inaugurado no Brasil. Ele destacou o sentimento após ver o local. “Tive o prazer de visitar a cidade de Franco da Rocha e a felicidade de conhecer o primeiro Centro de Iniciação Esportiva, que funciona há quase um ano com um funcionamento exemplar e tem atividades como futsal, basquete, handebol, vôlei, balé. A luta olímpica vai começar a fazer parte das atividades do CIE. Pude presenciar a boa execução, tanto por parte dos alunos quanto por parte dos professores. Também pude conhecer o parque da cidade, que conta com pista de atletismo, ginásio, campo de futebol, pista de skate e uma piscina”, contou.

Na piscina do parque de Franco da Rocha, Luiz Lima, que é ex-atleta olímpico de natação, participou de uma avaliação de jovens nadadores e professores. “Como eu sou nadador, fui atleta olímpico, tive a felicidade de cair na piscina aqui em Franco da Rocha e dividir um pouco da minha experiência de professor e de educador físico. Pude também demonstrar algumas técnicas, como os quatro estilos de nados, não só para os atletas, mas para os professores também”, disse.

O secretário Luiz Lima participou de avaliação de nadadores no parque de Franco da Rocha. Foto: Ewerton Geniseli/Prefeitura de Franco da RochaO secretário Luiz Lima participou de avaliação de nadadores no parque de Franco da Rocha. Foto: Ewerton Geniseli/Prefeitura de Franco da Rocha

Fonte: Prefeitura Municipal de Franco da Rocha

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla