Ministério do Esporte Melhores nadadores do país disputam o Troféu Maria Lenk a partir desta terça no Rio de Janeiro
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Melhores nadadores do país disputam o Troféu Maria Lenk a partir desta terça no Rio de Janeiro

O Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro, recebe a partir desta terça-feira (02.05) os melhores nadadores do país na última seletiva válida para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, que será disputado entre os dias 14 e 30 de julho em Budapeste, na Hungria. As provas do 57º Troféu Maria Lenk de Natação vão até o próximo sábado (06), com entrada franca.

A maioria dos nadadores que disputou os Jogos Olímpicos Rio 2016 estará na piscina construída para os Jogos Pan-Americanos Rio 2007. A edição 2017 marca os dez anos de Parque Aquático que leva o nome da lendária nadadora, que inaugurou a participação feminina brasileira em Jogos Olímpicos. Os finalistas olímpicos Etiene Medeiros, Bruno Fratus, Marcelo Chierighini e a medalhista de bronze nas maratonas aquáticas, Poliana Okimoto, são alguns dos destaques da competição. A edição deste ano marcará a volta do campeão olímpico Cesar Cielo, maior vencedor da competição, com 17 títulos na carreira.

Centro Aquático Maria Lenk, no Parque Olímpico da Barra. Foto: Satiro Sodré/CBDACentro Aquático Maria Lenk, no Parque Olímpico da Barra. Foto: Satiro Sodré/CBDA

No primeiro dia, a prova dos 100m peito masculino é o destaque entre as seis disputas individuais. As raias do Maria Lenk contarão com quatro nadadores com índice olímpico e dois que disputaram finais do Rio 2016. Felipe França, João Gomes Júnior, Felipe Lima são nomes fortes e nadam em busca das vagas para Budapeste. Entre as mulheres, o duelo dos 100m borboleta reúne Daynara de Paula e Daiene Dias.

O Troféu Maria Lenk contará também com a nova geração das piscinas, como Guilherme Costa, novo recordista sul-americano dos 1500m livre (15m05s23). Para os nadadores da categoria júnior, o evento é válido como seletiva para o sexto Campeonato Mundial Junior de Natação (23 a 28 de agosto8), em Indianápolis, nos Estados Unidos.

Clubes

O Esporte Clube Pinheiros é o atual bicampeão do campeonato e clube com o maior número de conquistas: 15. Em seguida, a agremiação carioca Flamengo (13); o Minas Tênis (9); Botafogo e Fluminense (5 títulos cada um); Corinthians (4), Vasco (3) e Paulistano (2).

A Unisanta é o clube que mais se reforçou para edição 2017 do Maria Lenk. Além de manter as fundistas Poliana e Ana Marcela e os velocistas Matheus Santana e Felipe Ribeiro de Souza, o clube conta com nomes fortes como Felipe França, Thiago Simon, Leonardo de Deus e Joanna Maranhão.

Os Esportes Aquáticos do Brasil contam com recursos dos Correios (patrocinador oficial dos desportos aquáticos brasileiros) Lei Agnelo/Piva - Governo Federal - Ministério do Esporte, Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Estácio.

Programação do Maria Lenk

1ª etapa (terça, 2/05), 2ª etapa (quarta, 3/05) e 3ª etapa (quinta, 4/05) terão finais a partir das 17h30. Já as finais da 4ª etapa (sexta, 5/05) e da 5ª etapa (sábado, 6/05) começarão às 19h. As eliminatórias de todas as etapas começam às 9h30.

Fonte: Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla