Ministério do Esporte Estão abertas as inscrições para cursos gratuitos de formação a distância do PELC/VS
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Estão abertas as inscrições para cursos gratuitos de formação a distância do PELC/VS

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação
O Ministério do Esporte, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), está desenvolvendo cursos de formação a distância em políticas sociais de esporte e lazer.
 
A proposta é realizar por meio de cursos de extensão uma formação continuada para pessoas que atuam como agentes sociais nos Programas Esporte e Lazer da Cidade (PELC) e Vida Saudável (VS), da pasta, e/ou pessoas interessadas em aprofundar os conhecimentos sobre políticas públicas na perspectiva da consolidação do esporte e lazer como direitos sociais e como política pública de Estado. 
 
Os conteúdos dos cursos abordam conceitos e debates acerca do esporte e lazer, dos preceitos do PELC/VS e de referenciais pedagógicos compatíveis com as reflexões das políticas públicas de lazer e da gestão participativa.
 
Os cursos ofertados são: Avaliação; Diagnóstico da realidade; Elaboração de projetos; Esporte, Lazer e Saúde; Esporte recreativo e de lazer; Financiamento do esporte e lazer; Gestão participativa do PELC; Princípios do PELC; Esporte, lazer e adultos; e Gestão de espaço de esporte de lazer.
Os cursos são gratuitos, com duração entre 30 a 45 dias e certificação de 15 e 30 horas pelo Ministério do Esporte e pela UFMG. 
 
As inscrições são feitas a partir da disponibilidade de vagas. Para solicitar a inscrição, basta preencher os campos do formulário disponível neste link:
 
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
 
Aproveite a oportunidade e garanta sua vaga!
 
Coordenação do curso EaD PELC/VS
 

Confira os cursos disponíveis, com duração de 45 dias e certificação de 30 horas:

 
Curso: GESTÃO PARTICIPATIVA DO PROGRAMA ESPORTE E LAZER DA CIDADE – PELC
 
Autores: Leila Mirtes Santos de Magalhães Pinto e Luciano Pereira da Silva
 
 
Ementa: O módulo tem como objetivos: I) discutir a Política Nacional de Esporte a partir de seus antecedentes históricos; das orientações legais relacionadas a este conteúdo; e da setorialização do esporte e lazer em nosso país (criação do Ministério do Esporte e das Secretarias Municipais e Estaduais no País); II) identificar e discutir situações vivenciadas pelo PELC, tendo como referências de análise os princípios da gestão participativa, que orientam e sustentam as diretrizes de gestão deste Programa; III) refletir sobre práticas de gestão participativa, identificando oportunidades para relacionar os fundamentos teórico-práticos estudados com experiências de formas de organização da gestão participativa.
 
 
Curso: PRINCÍPIOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO PELC
 
Autores: Christianne Luce Gomes e Joanna Lessa
 
 
Ementa: Neste módulo são trabalhados os seguintes conteúdos: objetivos e diretrizes do Programa Esporte e Lazer da Cidade; o PELC como política pública comprometida com a garantia do direito social ao lazer e ao esporte recreativo; princípios teórico-metodológicos do PELC que subsidiam a intervenção pedagógica dos agentes sociais; o lazer e o esporte recreativo como práticas sociais que constituem possibilidades de compreender e intervir na realidade; a educação popular como proposição pedagógica orientadora das intervenções no âmbito do lazer e do esporte recreativo; e diretrizes e ferramentas pedagógicas do PELC comprometidas com a implementação de políticas públicas participativas de esporte e lazer.
 
 
Curso: AVALIAÇÃO
 
Autoras: Márcia Miranda Soares e Edite da Penha Cunha
 
 
Ementa: Este módulo apresenta aos gestores e agentes sociais de esporte e lazer as fases de uma política pública, mostrando a importância de planejar, executar, monitorar e avaliar as ações governamentais de forma a produzir mudanças positivas que são desejadas pela sociedade. E, para garantir que planos, programas ou ações governamentais sejam bem sucedidos, é necessário acompanhar (monitorar) e avaliar o que está sendo executado para corrigir desvios e ajustar a trajetória de uma política pública para que ela alcance os resultados pretendidos.
 
 
Curso: DIAGNÓSTICO DA REALIDADE LOCAL
 
Autores: Cleber Dias, José Alfredo Oliveira Debortoli, José Nildo Alves Caú
 
 
Ementa: A finalidade deste módulo é apresentar a importância de um adequado conhecimento da realidade local para o planejamento de ações e políticas de esporte e lazer. O diagnóstico da realidade local é condição importantíssima para uma oferta adequada de atividades nesse setor, na medida em que permite conhecer disponibilidades e carências infraestruturais, bem como expectativas e demandas da população a ser atendida. Nesse sentido, o módulo deverá apresentar um balanço geral a respeito dos espaços, hábitos e preferências de esporte e lazer no Brasil e do brasileiro. O módulo deverá também apresentar técnicas básicas para um diagnóstico da realidade local com relação a esses aspectos: espaço, hábitos e preferências.
 
 
Curso: ELABORAÇÃO DE PROJETOS
 
Autores: Carlos Nazareno e Liana Romera
 
 
Ementa: A finalidade deste módulo é oferecer subsídios para a elaboração de projetos de esporte e lazer endereçados, sobretudo, para órgãos governamentais (federais, estaduais e municipais). A proposta é apresentar as características gerais que devem ter projetos nesse setor, especificando as exigências usualmente formuladas pelos órgãos financiadores. Devem ser privilegiados nesse sentido orientações sobre elementos textuais, público-alvo, procedimentos de avaliação, descrição de atividades, elaboração de cronogramas e metodologias, previsão orçamentária, justificativas e relevância, mecanismos e procedimentos para captação de recursos, entre outros.
 
 
Curso: ESPORTE, LAZER E SAÚDE
 
Autores: Danusa Dias Soares e Silvano da Silva Coutinho
 
 
Ementa: Fornecer subsídios básicos para as relações entre esporte, lazer e saúde. Apresentar elementos gerais sobre a epidemiologia das atividades físicas e práticas corporais, bem como os efeitos dessas práticas para a saúde da população. Instrumentalizar a atuação cotidiana de agentes sociais em esporte e lazer, abordando os princípios gerais para intervenções com foco na saúde. Abordar as particularidades de grupos populacionais distintos em condições diversas de uso de espaços e equipamentos. Destacar as diretrizes específicas do Programa Vida Saudável.
 
 
Curso: ESPORTE RECREATIVO E DE LAZER: METODOLOGIA DE TRABALHO
 
Autores: Coriolano Pereira da Rocha, Luiz Carlos Lira e Gilmar Todin
 
 
Ementa: O objetivo deste módulo é apresentar pedagogias e métodos de ensino de jogos esportivos, visando, especialmente, às necessidades do esporte recreativo e de lazer. O módulo, nesse sentido, tratará do ensino de jogos esportivos em conformidade com as diretrizes do PELC, além de discutir as possibilidades de abordagens do esporte recreativo e de lazer em diferentes espaços. 
 
 
Curso: FINANCIAMENTO DO ESPORTE E LAZER
 
Autores: Fernando Mascarenhas, Pedro Fernando Avalone Athayde, Wagner Matias Barbosa
 
 
Ementa: Subsídios para compreensão das fontes, dos mecanismos e das características gerais do financiamento do esporte e do lazer no Brasil. Possibilidades de descentralização de recursos e procedimentos operacionais do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (SICONV).
 
 
Novos cursos disponíveis, com duração de 30 dias e certificação de 15 horas:
 
Curso: ESPORTE, LAZER E ADULTOS
 
Autora: Gisele Maria Schwartz.
 
 
Ementa: O propósito geral deste módulo é apresentar princípios gerais que devem orientar a atuação profissional em esporte e lazer entre grupos de adultos. Mais especificamente, podem-se apresentar as principais características que marcam a vida social desses grupos e devem ser consideradas em projetos ou atividades de esporte e lazer. Quais atividades de esporte e lazer marcam as preferências dos adultos? Quais suas motivações? Quais sentidos são atribuídos a essas práticas? Como se organizam? Mais importante: de que maneira tais atividades podem ser apropriadas e pedagogicamente utilizadas em projetos de esporte e lazer no âmbito desse grupo etário?
 
 
Curso: GESTÃO DE ESPAÇOS DE ESPORTE E LAZER
 
Autor: Antônio Carlos Bramante
 
 
Ementa: O propósito geral deste módulo é apresentar princípios gerais que devem orientar a gestão de espaços de esporte e lazer. Mais especificamente, podem-se apresentar as principais características que marcam a gestão de espaços de espaço e lazer e que devem ser considerados em sua administração. 
 
 
Novos cursos ainda não disponíveis, com duração de 30 dias e certificação de 15 horas:
 
Curso: DANÇA E LAZER
 
Autores: Elisangela Chaves e Gustavo Côrtes
 
 
Ementa: Este módulo tem o intuito de refletir, expor e contextualizar a dança como manifestação cultural que abarca diversidade e pluralidade de expressões e formas de apropriação. Possibilita ampliar a compreensão sobre a dança como prática corporal de lazer, enfatizar reflexões sobre o corpo na dança e os significados desta expressão para a cultura e a sociedade, compreender a educação e a cultura popular como proposição pedagógica orientadora das intervenções no âmbito da dança e do lazer e apresentar possibilidades de abordagens nas atividades do PELC e VS.
 
 
 
Curso: ESPORTE, LAZER E POVOS INDÍGENAS
 
Autoras: Beleni Grando e Khellen Pires Correia
 
 
Ementa: O propósito geral deste módulo é apresentar princípios gerais que devem orientar a atuação profissional em esporte e lazer entre povos indígenas. Mais especificamente, podem-se apresentar as principais características que marcam a vida social desses povos e devem ser consideradas em projetos ou atividades de esporte e lazer. Quais atividades de esporte e lazer marcam as preferências dos povos indígenas? Por quê? Quais suas motivações? Quais sentidos são atribuídos a essas práticas? Como se organizam? Mais importante: de que maneira tais atividades podem ser apropriadas e pedagogicamente utilizadas em projetos de esporte e lazer no âmbito desses povos?
 
 
Curso: ESPORTE, LAZER E DEFICIENTES
 
Autora: Tânia Maria Vieira Sampaio
 
 
Ementa: O propósito geral deste módulo é apresentar princípios gerais que devem orientar a atuação profissional em esporte e lazer entre grupos de portadores de necessidades especiais. Mais especificamente, podem-se apresentar as principais características que marcam a vida social desses grupos e devem ser consideradas em projetos ou atividades de esporte e lazer. Quais atividades de esporte e lazer marcam as preferências dos portadores de necessidades especiais? Quais suas motivações? Quais sentidos são atribuídos a essas práticas? Como se organizam? Mais importante: de que maneira tais atividades podem ser apropriadas e pedagogicamente utilizadas em projetos de esporte e lazer no âmbito desse grupo populacional?
 
 
Curso: ESPORTE, LAZER E IDOSOS
 
Autora: Suzana Hubner Wolff
 
 
Ementa: O propósito geral deste módulo é apresentar princípios gerais que devem orientar a atuação profissional em esporte e lazer entre grupos de idosos. Mais especificamente, podem-se apresentar as principais características que marcam a vida social desses grupos e devem ser consideradas em projetos ou atividades de esporte e lazer. Quais atividades de esporte e lazer marcam as preferências dos idosos? Por quê? Quais suas motivações? Quais sentidos são atribuídos a essas práticas? Como se organizam? Mais importante: de que maneira tais atividades podem ser apropriadas e pedagogicamente utilizadas em projetos de esporte e lazer no âmbito desse grupo etário?
 
 
Curso: ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE
 
Autoras: Eliene Lopes Faria e Maria Cristina Rosa
 
 
Ementa: O propósito geral deste módulo é apresentar princípios gerais que devem orientar a atuação profissional em esporte e lazer entre grupos de jovens. Mais especificamente, podem-se apresentar as principais características que marcam a vida social desses grupos e devem ser consideradas em projetos ou atividades de esporte e lazer. Quais atividades de esporte e lazer marcam as preferências dos jovens? Quais suas motivações? Quais sentidos são atribuídos a essas práticas? Como se organizam? Mais importante: de que maneira tais atividades podem ser apropriadas e pedagogicamente utilizadas em projetos de esporte e lazer no âmbito dessas comunidades?
 
 
Curso: ESPORTE, LAZER E POVOS TRADICIONAIS
 
Autor: José Alfredo Debortoli
 
 
Ementa: O propósito geral deste módulo é apresentar princípios gerais que devem orientar a atuação profissional em esporte e lazer entre comunidades e povos tradicionais. Mais especificamente, podem-se apresentar as principais características que marcam a vida social dessas comunidades e devem ser consideradas em projetos ou atividades de esporte e lazer. Quais atividades de esporte e lazer marcam as preferências dos povos e comunidades tradicionais? Por quê? Quais suas motivações? Quais sentidos são atribuídos a essas práticas? Como se organizam? Mais importante: de que maneira tais atividades podem ser apropriadas e pedagogicamente utilizadas em projetos de esporte e lazer no âmbito dessas comunidades?
 
 
Curso: ESPORTE, LAZER E INFÂNCIA
 
Autor: Carlos Fernando da Cunha Júnior
 
 
Ementa: O propósito geral deste módulo é apresentar princípios gerais que devem orientar a atuação profissional em esporte e lazer entre grupos de crianças. Mais especificamente, podem-se apresentar as principais características que marcam a vida social na infância e devem ser consideradas em projetos ou atividades de esporte e lazer. Quais atividades de esporte e lazer marcam as preferências de crianças? Por quê? Quais suas motivações? Quais sentidos são atribuídos a essas práticas? Como se organizam? Mais importante: de que maneira tais atividades podem ser apropriadas e pedagogicamente utilizadas em projetos de esporte e lazer destinados à infância?
 
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