Ministério do Esporte Ministro do Esporte participa do Dia Nacional de Combate ao Mosquito
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministro do Esporte participa do Dia Nacional de Combate ao Mosquito

O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, participa nesta sexta-feira (2), no bairro Rio das Pedras, Zona Oeste do Rio de Janeiro, das atividades do Dia Nacional de Combate ao Mosquito. Trata-se de uma campanha nacional que objetiva intensificar a atuação contra o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, o Aedes aegypti.

As atividades do ministro têm início às 9h30 e incluem a entrega de dez veículos para a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro promover ações de combate ao mosquito. Picciani também participará de atividades com os alunos da Escola Municipal Rio das Pedras e visitará residências da região para conscientizar a população sobre a importância do engajamento de todos na luta contra o Aedes.

O mutirão será realizado em todo o Brasil com a participação de ministros de Estado e outras autoridades federais. Estão previstas ações integradas e simultâneas, desenvolvidas em articulação com prefeituras, governos estaduais e população. Militares das Forças Armadas, agentes de saúde e de defesa civil, além de outras autoridades, também estarão nas ruas para promover o enfrentamento ao mosquito.

O mutirão será realizado em órgãos públicos e estatais, unidades de saúde, escolas, residências, canteiros de obras e outros locais. A ideia é que, a partir do Dia de Mobilização, todas as sextas-feiras sejam dedicadas para verificação de possíveis focos, incentivando todos os segmentos da sociedade a fazer a sua parte. Essa campanha traz como foco “Sexta sem mosquito. Toda sexta é dia do mutirão nacional de combate”.

Campanha

Desde a identificação do vírus Zika no Brasil e a associação com os casos de malformações neurológicas, no segundo semestre de 2015, o governo federal tem tratado o tema como prioridade. Por isso, no final do ano passado, foi criada a Sala Nacional de Coordenação e Controle, além de 27 Salas Estaduais e 1.821 Salas Municipais, com o objetivo de gerenciar e monitorar as iniciativas de mobilização e combate ao vetor, bem como a execução das ações do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia. A Sala Nacional é coordenada pelo Ministério da Saúde e conta com a presença dos integrantes de nove pastas federais.

Cabe a esse grupo definir diretrizes para intensificar a mobilização e o combate ao mosquito Aedes aegypti em todo território nacional, além de consolidar e divulgar informações sobre as ações e os resultados obtidos. Também faz parte das diretrizes, coordenar as ações dos órgãos federais, como a disponibilização de recursos humanos, insumos, equipamentos e apoio técnico e logístico, em articulação com órgãos estaduais, distritais, municipais e entes privados envolvidos.

A nova campanha do Ministério da Saúde, de conscientização para o combate ao mosquito, chama a atenção para as consequências das doenças causadas pela chikungunya, zika e dengue, além da importância de eliminar os focos do Aedes. “Um simples mosquito pode marcar uma vida. Um simples gesto pode salvar” alerta a campanha, que será veiculada em TV, rádio, internet, redes sociais e mobiliários urbano (ponto de ônibus e outdoor) no período de 24 de novembro a 23 de dezembro. A ideia é sensibilizar as pessoas para que percebam que é muito melhor cuidar do foco do mosquito do que sofrer as consequências da omissão.

Dia Nacional de Combate ao Mosquito

Agenda do ministro Leonardo Picciani

Local: Rio das Pedras, na Zona Oeste do Rio de Janeiro 
Horário: 9h30
Atividades:
- Visita a Clínica da Família Helena Besserman Vianna, localizada na Via Light
- Ação com os alunos da Escola Municipal Rio das Pedras e entrega dos veículos para a Secretaria Estadual de Saúde - Estr. de Jacarepaguá, 3335 - Itahang, Rio de Janeiro – RJ
- Visita as residências do bairro Rio das Pedras - Local – Via Light, s/nº
Ministro falará com a imprensa na Escola Municipal Rio das Pedras

Mais informações:

Assessoria de Imprensa - Ministério do Esporte
Emília Andrade – (61) 99685-1783
+ 55 (61) 3217-1875
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla