Ministério do Esporte Treinador de remo, australiano Chris O'Brien ministra estágio para brasileiros
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Treinador de remo, australiano Chris O'Brien ministra estágio para brasileiros

Poucos meses após conquistar a medalha de prata para o remo australiano nos Jogos Rio 2016, o treinador Chris O'Brien voltou à Lagoa Rodrigo de Freitas, convidado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), para ministrar o Estágio Internacional da Academia Brasileira de Treinadores (ABT). Durante uma semana, 18 alunos trocaram experiências sobre temas variados envolvendo a modalidade, como técnicas de remo, identificação de talentos, desenvolvimento de atletas, estudos de caso, fisiologia, biomecânica e elaboração de planos de performance, entre outros assuntos. A ABT é uma iniciativa do Instituto Olímpico Brasileiro, o departamento de Educação do COB.

Como treinador, Chris O'Brien conquistou o ouro olímpico em Atenas 2004 e Pequim 2008 e a prata em Londres 2012, além de repetir o feito no Rio de Janeiro este ano. O'Brien também possui outros resultados expressivos para o remo australiano e ocupou cargos de Diretor de Performance e Treinador Principal da Seleção Australiana de Remo nos mais de 20 anos em que integrou a equipe do país.

"Nós estamos em um ambiente de aprendizagem, com aulas práticas que me envolvem mais com os alunos do que somente as palestras teóricas. Acho fantástica essa iniciativa do COB. Os alunos são muito receptivos e ansiosos por aprender mais. Claro que temos algumas lacunas no conhecimento porque é uma turma variada, mas o que vimos nesta semana deu um melhor entendimento para preencher essas lacunas. Os alunos irão passar esses conhecimentos adiante, então esse curso não é algo somente de uma semana. É de longo prazo", afirmou O'Brien.

Foto: Heitor Vilela/COBFoto: Heitor Vilela/COB

Programa
O Programa de Estágio da ABT se caracteriza por uma prática pedagógica profissionalizante, possibilitando aprendizado de alto nível técnico aos alunos-treinadores. O Estágio Internacional é um dos pontos altos da ABT, por trazer uma oportunidade de imersão na prática da modalidade e convívio com treinadores de nível internacional.

Com o Remo, até o final de 2016 o IOB terá realizado seis estágios internacionais. Atletismo, Ciclismo BMX, Ciclismo Mountain Bike, Ciclismo Pista e Ciclismo Estrada também já foram contemplados e o Estágio de Canoagem Velocidade está com data e local a definir. Até o momento, 11 treinadores internacionais participaram dos estágios em 2016.

Todos os alunos participantes da ABT são profissionais de Educação Física registrados no Confef e, preferencialmente, filiados à Confederação Brasileira da respectiva modalidade. Para ingressar na ABT os treinadores passam por um processo seletivo. O curso é inteiramente financiado pelo COB, através de bolsas concedidas aos treinadores.

Em quatro anos a ABT já capacitou mais de 300 treinadores de todo o país, divididos em nove modalidades olímpicas: Atletismo, Canoagem, Ciclismo, Ginástica Artística, Judô, Lutas, Natação, Remo e Taekwondo. Desse número, 78 treinadores estiveram envolvidos nos Jogos Rio 2016.

Dentro do Programa da ABT, que abrange 750 horas, os Estágios Internacionais são um ponto culminante, uma vez que, para promovê-los, o IOB busca treinadores campeões mundiais e olímpicos, especialistas de cada modalidade. Nas duas primeiras edições do curso, foram realizados 17 estágios com 43 treinadores internacionais.

O objetivo da ABT é complementar, por meio de atividades educacionais de qualidade, a formação profissional de treinadores para o alto rendimento, contribuindo de forma relevante para a conquista de resultados positivos no esporte olímpico brasileiro.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla