Ministério do Esporte Jogos Escolares disputados em João Pessoa chegam ao fim reforçando o Legado das Olimpíadas do Rio de Janeiro
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Jogos Escolares disputados em João Pessoa chegam ao fim reforçando o Legado das Olimpíadas do Rio de Janeiro

Wander Roberto/Exemplus/COBWander Roberto/Exemplus/COB
Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 foram um sucesso absoluto. O público lotou o Parque Olímpico e as demais arenas diariamente, gerando imagens que encantaram o mundo. Para o Brasil, além do legado físico, permanece uma geração inteira de jovens em contato com os exemplos de superação proporcionados pelo esporte. Foi o que se viu nos Jogos Escolares da Juventude João Pessoa 2016, que se encerram nesta quinta-feira, dia 29, na capital paraibana. Durante nove dias, quase quatro mil jovens atletas de 12 a 14 anos mostraram durante o evento organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) que estão dispostos a levar os valores olímpicos de "Respeito, Amizade e Excelência" para suas vidas enquanto sonham em entrar para a elite do esporte do país.
 
Nesta quinta-feira foram realizadas as disputas de medalhas nas modalidades coletivas, todas em três divisões, no masculino e feminino: basquete, futsal, handebol e vôlei. Outras nove modalidades individuais fazem parte do programa dos Jogos Escolares e se encerraram no domingo passado - atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, lutas, natação, tênis de mesa e xadrez.
 
"Vivemos um momento importante pós Jogos Olímpicos Rio 2016, que sem dúvida deram mais oportunidades e motivaram as crianças a estarem mais próximas ao esporte. São mais crianças procurando praticar esporte na escola e se qualificando para participar dos Jogos Escolares. Isso já teve uma repercussão imediata notada aqui em João Pessoa", disse o Gerente Geral de Juventude e Infraestrutura do COB e Diretor Geral dos Jogos Escolares da Juventude, Edgar Hubner. "Em João Pessoa vimos talentos começarem a despontar no cenário esportivo nacional, mas o mais importante é dar oportunidade para um número cada vez maior de jovens se inserirem socialmente através do esporte", completou Edgar.
 
Um exemplo concreto da capacidade de identificação de talentos do evento são os 52 atletas com passagem pelos Jogos Escolares que estiveram entre os 465 atletas do Time Brasil no Rio 2016. Para incentivar a revelação de valores, o COB e as Confederações Brasileiras Olímpicas montaram uma verdadeira rede de detecção de talentos através dos Jogos Escolares. As entidades enviam olheiros para os Jogos com o objetivo de detectar os talentos e levá-los aos seus programas. 
 
A Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), por exemplo, enviou a João Pessoa o treinador da seleção brasileira feminina adulta, o dinamarquês Morten Soubak, que gostou muito do que viu. "Essa competição é muito importante para o futuro do esporte no país. São muitas jogadoras, o Brasil inteiro representado. Todas as escolas que estão aqui são campeãs estaduais. A maior parte das jogadoras das seleções juvenis e juniores participaram dos Jogos Escolares. É um torneio muito grande que ajuda muito na detecção de talentos, além de ser muito gostoso para os participantes", afirmou o dinamarquês, campeão mundial com o Brasil em 2013.
 
Wander Roberto/Exemplus/COBWander Roberto/Exemplus/COB
 
Recordes
O nível da competição em João Pessoa foi muito alto.  Na natação, 14 recordes dos Jogos foram batidos, enquanto no atletismo foram sete. "O nível técnico foi muito bom, acompanhado de uma maior distribuição das medalhas pelos estados. Nós incluímos a segunda divisão no judô por equipes e no badminton, o que permitiu mais estados com medalhas mostrarem seu desenvolvimento esportivo", afirmou Edgar Hubner.
 
São vários os destaques dos Jogos. Com quatro medalhas de ouro e uma de prata, a nadadora Raphaela Nakashima tornou-se a maior medalhista em João Pessoa. Atleta do Colégio Amorim Tatuapé, Raphaela venceu os 50m e os 100m peito, ajudou a equipe de São Paulo a conquistar o ouro nos revezamentos 4x50m medley e 4x50m medley misto e a medalha de prata no 4x50m livre.
 
Outra nadadora conquistou cinco láureas na capital paraibana. A paranaense Laura Paludo, do Colégio FAG, de Cascavel (PR), com uma medalha de ouro (200m medley) três pratas (200m e 400m livre e revezamento 4x50m medley) e um bronze (4x50m medley misto). Laura ainda estabeleceu um novo recorde de competição, nos 200m medley, com 2min23s03. Entre os nadadores os maiores medalhistas foram Arthur Micael Souza, do Colégio Santa Catarina (RS), com três ouros; Stuart Gonçalves Silva, do Colégio Amorim Tatuapé (SP), com dois ouros e um bronze; e Bernardo Brandão, do Colégio Marista São José (RJ), com duas pratas e dois bronzes.
 
Na ginástica rítmica, Samara Arcala Sibin, do Colégio Itecne, de Cascavel (PR), conquistou todas as medalhas de ouro em disputa. Ela venceu o individual geral, os títulos nos aparelhos maças e corda e ajudou o Paraná a vencer a final por equipes. No tênis de mesa, Ana Bonsere, do Colégio La Salle (PR) venceu os três torneios que disputou, enquanto no atletismo a atleta mais laureada foi Lissandra Maysa Campos, com três medalhas de ouro: 75m rasos, salto em distância e revezamento 4x75m. Destaque também para Eric Vitor da Silva, o ‘Boltinho’ da Escola Estadual 13 de maio, da cidade de Sorriso (MT), que foi ouro nos 100m com barreiras e estabeleceu o novo recorde da prova, além de medalhista de prata no revezamento 4x75m e bronze nos 75m rasos.
 
Os números dos Jogos Escolares são grandiosos. Anualmente o evento contempla mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40 mil escolas de quase 4 mil cidades do Brasil. Ao todo, mais de 5.400 pessoas estiveram envolvidas no evento nacional em João Pessoa, entre atletas, treinadores, oficiais, médicos, voluntários e organizadores.  
 
Além das competições, os jovens atletas tiveram à disposição uma série de eventos paralelos. O programa sócio-educativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos valores olímpicos. Esse ano, o tema geral do evento foi "Esporte e Cinema". 
 
Embaixadores
Campeã olímpica no vôlei em Pequim 2008, Hélia Fofão foi uma entre os dez atletas consagrados convidados pelo COB para serem Embaixadores dos Jogos. Além de Fofão, os atletas escalados como embaixadores foram: Vanderlei Cordeiro (atletismo), Daniel Paiola (badminton), Helen Luz (basquete), Angélica Kvieczynski (ginástica rítmica), Sarah Menezes (judô), Fabiana Diniz, a Dara (handebol), Lais Nunes (luta), Matheus Santana (natação) e Ligia Silva (tênis de mesa).
 
A função do Embaixador é levar o exemplo positivo da prática esportiva para os jovens participantes, através do contato direto, palestras e atividades educativas. "Motivar essas crianças é o meu foco nos Jogos Escolares. Mesmo se elas não atingirem o objetivo de continuar no esporte, terão esse momento para recordar. O esporte dá disciplina, respeito, faz as pessoas serem mais organizadas. Isso com certeza elas já conquistaram", disse Fofão.
 
Etapa 15 a 17 anos
Agora as atenções dos jovens atletas do país se voltam para a segunda etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude - para atletas de 15 a 17 anos. A competição também será realizada em João Pessoa (PB), entre os dias 10 e 19 de novembro, mantendo vivo o sonho olímpico dos Jogos Rio 2016 para a juventude brasileira.
 
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Grupo Globo, com apoio do Governo da Paraíba e patrocínio máster da Coca-Cola.
 
 
Fonte: COB
Ascom - Ministério do Esporte
 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla