Ministério do Esporte Clínicas esportivas apresentam modalidades aos participantes dos Jogos Escolares em João Pessoa
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Clínicas esportivas apresentam modalidades aos participantes dos Jogos Escolares em João Pessoa

A lista de modalidades dos Jogos Escolares da Juventude João Pessoa, etapa de 12 a 14 anos, já é extensa. Os quase quatro mil jovens atletas de todos os cantos do país estão competindo em 13 esportes, individuais e coletivos. Com o intuito de dar a eles a oportunidade de ter contato com outras modalidades que não fazem parte do programa da competição organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), os Jogos estão promovendo clínicas de Tiro com Arco e Basquete 3x3 no Centro de Convenções de João Pessoa.
 
(Foto:Gaspar Nóbrega/Exemplus/COB)(Foto:Gaspar Nóbrega/Exemplus/COB)
 
Cada modalidade conta com instrutores indicados por suas Confederações Brasileiras. Eles têm a tarefa de apresentar e explicar as regras do jogo para os jovens atletas.  O primeiro esporte da lista foi Tiro com Arco e agradou em cheio a garotada. Após a visibilidade trazida pelos Jogos Olímpicos Rio 2016, o interesse dos participantes dos Jogos Escolares ficou evidente nas filas formadas para a prática da modalidade de Marcus D’almeida, melhor arqueiro brasileiro da atualidade.  
 
A experimentação do tiro com arco aconteceu até o dia 23. Agora é a vez do basquete 3x3, até a quarta-feira, dia 28. Pelo que se vê em João Pessoa, o sucesso do Tiro com Arco já está se repetindo. Todos querem experimentar o basquete mais dinâmico disputado em uma só tabela.
 
Os dois instrutores das modalidades já foram atletas dos Jogos Escolares da Juventude.  Maylton Bezerra Gomes, de 18 anos, participou dos Jogos Escolares de Londrina 2014 e disse que gostou tanto que decidiu voltar para contribuir para o sucesso do evento.
 
Juliette Urtiga, de 27 anos, disputou os Jogos Escolares de 2006, em Brasília. “Na minha época a competição não tinha toda essa infraestrutura e também não existia experimentação de esportes. O evento está lindo”, disse Juliette.  “A alegria de todos contagia a gente. A garotada se diverte. Até para quem joga basquete, o 3x3 é uma modalidade nova porque tem algumas regras diferentes. As crianças perguntam bastante, principalmente as de outros esportes, sobre todos os detalhes das regras”, disse a instrutora.
 
Vinícius Oestrecher, de 14 anos, jogador de handebol de Roraima, adorou testar uma nova modalidade. “É um jogo bastante divertido. Muito legal conhecer um novo esporte. E ainda fui muito bem, acertando uma cesta de longe que deu a vitória pro meu time”, curtiu Vinicius.
 
O companheiro de equipe de Vinicius, Pedro Grizotti, achou válido aprender uma nova modalidade. “Gostei muito dessa idéia de conhecer um novo esporte. Nunca tinha jogado basquete, só assistido pela televisão”, disse Pedro, que participou também do tiro com arco “Eu achei muito difícil. Mirava no meio e acertava no teto”, exagerou o atleta.
 
Diversas outras atividades sociais e de entretenimento estão à disposição dos alunos-atletas de 12 a 14 anos que participam dos Jogos Escolares da Juventude João Pessoa 2016. Oficinas de animação, exposição de uniformes dos atletas olímpicos, exposição de fotos, lan house, exibição de filmes, mesas de tênis de mesa e totó, além de ações da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), uma forma de prevenir e ensinar os jovens sobre os perigos do uso de drogas no esporte.
 
Os Jogos Escolares da Juventude João Pessoa 2016 serão realizados até a quinta-feira, dia 29. Encerradas as modalidades individuais (atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa e xadrez), estão sendo disputadas as coletivas (basquete, futsal, handebol e vôlei).
 
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio do Governo da Paraíba e patrocínio máster da Coca-Cola.
 
Fonte: COB
Ascom - Ministério do Esporte
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla