Ministério do Esporte Multiatleta do Mato Grosso do Sul bate recorde no lançamento de dardo
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Multiatleta do Mato Grosso do Sul bate recorde no lançamento de dardo

Gaspar Nóbrega/Exemplus/COBGaspar Nóbrega/Exemplus/COB
A jovem sul-mato-grossense Bruna Vieira de Jesus, da Escola Municipal Professor Licurgo de Oliveira, de Campo Grande (MS), conquistou na manhã desta quinta-feira, dia 22, a medalha de ouro no lançamento de dardo dos Jogos Escolares da Juventude João Pessoa 2016. Ela venceu a prova disputada na pista de atletismo da UFPB, com a marca de 47,37m, novo recorde da competição. A marca anterior pertencia a Kauane Piovesan, que venceu os Jogos Escolares Londrina 2014, com um lançamento quase três metros inferior: 44,55m.
 
"Entrei na competição com muita vontade, muita confiança. Lembrei de tudo o que o meu professor e consegui melhorar bastante o meu melhor lançamento, que era de 43 metros", disse Bruna, que completa 14 anos no próximo dia 1º de outubro. No ano passado, nos Jogos Escolares de Fortaleza, ela ficou com a medalha de prata.
 
Bruna Vieira é uma atleta nata. Ela despontou no handebol e também vai defender o seu estado na modalidade. Se subir ao pódio, Bruna vai entrar para a história da competição como a segunda atleta a conquistar medalhas em dois esportes. O feito só foi alcançado pela atleta Duda Lisboa, medalha de ouro no vôlei de praia e na quadra, em edições anteriores.
 
Entre um lançamento e outro, Bruna ainda ensinava a sua técnica para outras atletas durante a prova. Única a arremessar o dardo a mais de 40 metros, ela disputa ainda a prova do arremesso de peso no atletismo.
 
A medalha de prata na prova ficou com a catarinense Fernanda Vesoloski, da Escola de Ensino Básico Hercilio Buch (SC), com 39,01m, em um arremesso com o vento contra, e o bronze foi para a carioca Solene de Paula, do Ciep 455 Maringá (RJ), com a marca de 36,95m.
 
"Comecei a treinar no ano passado, pouco antes de estrear nos Jogos Escolares da Juventude de Fortaleza e fiquei em quinto. Acredito que eu se me dedicar mais posso ter resultados melhores em pouco tempo”, disse Fernanda. Em pouco tempo, ela se apaixonou pela modalidade. “Praticar esporte é muito bom. Me ajuda em tudo, na escola, conheço muitas pessoas, vários lugares diferentes, além de ser um jeito de ganhar a vida".
 
Quem entregou as medalhas no pódio, foi ninguém menos do que o medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 e único brasileiro a receber a medalha Pierre de Coubertin, o ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima. "Essa é uma grande oportunidade para os jovens se firmarem no esporte. Além de conhecer novos lugares, fazer amizades, eles tem a chance de mostrar todo o seu potencial e competir com atletas de todo o Brasil. Para mim é uma honra fazer parte desse evento", disse Vanderlei. 
 
No arremesso de peso masculino, o Rio Grande do Sul conquistou a dobradinha, com Lucas Granville, do Colégio Mauá (14,41m), e Felipe Klein, do Colégio Teutonia (13,77m). O capixaba Mateus Lima, da Escola Estadual Nova Carapina, levou a medalha de bronze, com a marca de 13,74m. Lucas ficou emocionado ao vencer o seu rival e receber a medalha do seu ídolo no esporte.
 
"Eu e o Felipe estamos sempre competindo juntos, somos grandes amigos e a rivalidade é grande. Geralmente é ele quem comanda, perdi muitas vezes pra ele já, mas tem um dia que a gente aprende a vencer", disse o jovem de 14 anos. "Foi uma competição incrível. A pista e o campo são ótimos, o material que a gente usou é muito bom e a medalha é linda. Hoje é um dia especial na minha vida. Ganhei a minha primeira medalha de ouro na minha primeira competição nacional e ainda recebi a medalha do meu ídolo eterno, o Vanderlei Cordeiro. Não podia sonhar com um dia melhor que esse".
 
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio do Governo da Paraíba e da Prefeitura Municipal de João Pessoa e patrocínio máster da Coca-Cola.
 
Fonte: COB
Ascom - Ministério do Esporte
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla