Ministério do Esporte Ministério do Esporte visita programas esportivos de base da Marinha
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministério do Esporte visita programas esportivos de base da Marinha

Uma comitiva do Ministério do Esporte visita, nesta quarta-feira (31.08), às 10h30, o Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN). Na oportunidade, os gestores irão ter contato com o Programa Forças no Esporte (PROFESP) – projeto social criado em parceria entre os Ministérios do Esporte, da Defesa e do Desenvolvimento Social e Agrário. 
 
O PROFESP beneficia cerca de 21 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, com atuação em 89 municípios de 26 estados brasileiros. O programa busca democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte, como fator de formação da cidadania e de melhoria da qualidade de vida, além de promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens. 
 
Os alunos participam de atividades esportivas, educacionais, de lazer, de reforço escolar, de laboratórios de informática visando à inclusão digital e de oficinas de treinamentos que orientam para diversas especialidades técnicas, facilitando o ingresso no mercado de trabalho.
 
O CEFAN integra o PROFESP desde seu início, em 2003, e desenvolve o programa em parceria com a Arquidiocese do Rio de Janeiro, por meio da Pastoral do Menor, que exerce um papel fundamental para o sucesso do programa, sendo responsável pela seleção dos alunos em situação de risco social nas comunidades atendidas, além de executar assistência social e diversas atividades que contribuem para a inserção dos jovens no mercado de trabalho. Atualmente, o PROFESP, no CEFAN, conta com 276 alunos, tendo sido recentemente autorizado, em 2016, a expandir o atendimento para 350 crianças e adolescentes. 
 
A organização militar teve várias instalações modernizadas, que serviram como locais de treinamento para equipes de países participantes dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e também conta com profissionais qualificados, como doutores, mestres, além de outros títulos nas áreas de Educação Física e Fisioterapia. 
 
Tal qualificação permite uma transmissão de conhecimentos do mais alto nível para alunos de cursos de especialização e formação de militares, como também para os jovens do PROFESP. Por ser uma unidade especializada na área de Educação Física e contar com profissionais gabaritados, isto permite a possibilidade de detecção de talentos esportivos dos jovens oriundos do programa em questão, como por exemplo, Emily Rosa Figueiredo, de levantamento de peso, a atleta Vitória Rosa, componente da equipe brasileira de atletismo nos Jogos Olímpicos Rio 2016, entre outros casos de sucesso.
 
Serviço:
Visita ao Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN)
Data: 31.08
Local: Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes - CEFAN
Av. Brasil, 10.590 - Penha - Rio de Janeiro
O credenciamento da imprensa será a partir das 9h
 
Mais Informações: 2101-0894
Confirmação pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 
Ascom - Ministério do Esporte
 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla