Ministério do Esporte Ministros do Brasil e da França preparam acordo de cooperação entre os dois países
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministros do Brasil e da França preparam acordo de cooperação entre os dois países

Ministro do Esporte, Leonardo Picciani, se encontra com Ministro do Esporte da França, Thierry Braillard. Foto: Ivo Lima/MEMinistro do Esporte, Leonardo Picciani, se encontra com Ministro do Esporte da França, Thierry Braillard. Foto: Ivo Lima/ME
Os ministros do Esporte do Brasil, Leonardo Picciani, e da França, Thierry Braillard, se encontraram nesta terça-feira (16.8) na Casa da França para preparar um acordo de cooperação esportiva entre os dois países.
 
O acordo de parceria e intercâmbio para atletas franceses e brasileiros deve ser discutido em um próximo encontro. Braillard e Picciani programaram nova reunião durante os Jogos Paralímpicos Rio 2016, com início em 7 de setembro.
 
Admirador da cultura francesa, Leonardo Picciani destacou que os dois países já mantém diversos acordos em outras áreas, de modo que uma parceria esportiva fortaleceria ainda mais o relacionamento França-Brasil.
 
"França e Brasil têm um largo histórico de interação em diversos setores: na economia, na área de ciência e tecnologia e no esporte. A França é um dos grandes atores esportivos dos Jogos Olímpicos, prestigiou a Rio 2016 fazendo um grande espaço que tem sido um sucesso entre os cariocas. Muito importante essa interação e o legado cultural", analisou o ministro brasileiro.
 
Os Jogos Olímpicos representaram outro tópico do encontro, já que Paris é candidata para  sediar as Olimpíadas de 2024. Thierry Braillard elogiou a organização que o Brasil fez para a Rio 2016. Na avaliação dele, num patamar acima da Eurocopa de futebol, realizada este ano na França. Braillard elogiou ainda a evolução esportiva brasileira, algo que reforça a ideia de firmar parceria entre os dois países.
 
Leonardo Picciani lembrou que desde a vitória do Rio de Janeiro, em 2009, o Brasil viveu situações econômicas e políticas distintas, mas salientou que o país virou essa página e o compromisso de entregar os jogos foi cumprido.
 
"O ministro francês teve a oportunidade de conhecer um pouco da experiência do Brasil na organização dos Jogos Olímpicos e pude passar a ele alguns dados. Por exemplo, que 60% do valor investido na realização da Rio 2016 veio da iniciativa privada e que conseguimos fazer os jogos mais baratos dos últimos tempos", enfatizou Picciani.
 
No encontro, ainda sobre os Jogos, o ministro Picciani apresentou informações sobre o legado do Rio 2016 para o Brasil. Ele reforçou que as arenas olímpicas formarão o topo da pirâmide da Rede Nacional de Treinamento, no intuito de oferecer lazer e inclusão social, além de reforçar o esporte de alto rendimento.
 
Por sua vez, Braillard levou Picciani para conhecer os projetos da candidatura de Paris à cidade-sede de 2024 em uma apresentação em realidade virtual, uma das atrações da Casa França. No local, o ministro brasileiro conheceu e parabenizou o judoca francês Teddy Riner pelo bicampeonato olímpico na categoria dos pesos pesados.
 
Holanda
 
Logo em seguida, na Arena de Vôlei de Praia, em Copacabana, Leonardo Picciani se encontrou com a ministra do Esporte da Holanda, Edith Schippers, durante a semifinal vencida pelos brasileiros Alison e Bruno, por dois sets a um, contra os holandeses Brouwer e Meeuwsen.
 
Schippers também elogiou a organização dos Jogos Olímpicos e disse que "é um alívio pra um ministro do Esporte quando uma Olimpíada em casa dá certo". Ela destacou ainda projetos sociais-esportivos que visitou em comunidades do Rio de Janeiro.
 
Picciani aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância dos Jogos Paralímpicos como instrumento de inclusão e no sentido dos resultados dos atletas de alto rendimento. Ele consultou Edith Schippers ainda sobre o legado de grandes eventos, a preparação de atletas na Holanda e recebeu os parabéns pela vitória do Brasil no jogo de Vôlei de praia e a tão sonhada vaga na final olímpica.
 
Rodrigo Vasconcelos – brasil2016.gov.br
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla