Ministério do Esporte Ritual indígena celebra o esporte e a cultura dos povos do Xingu na Casa Brasil
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ritual indígena celebra o esporte e a cultura dos povos do Xingu na Casa Brasil

Foto: Paulino Menezes/MTur/Casa BrasilFoto: Paulino Menezes/MTur/Casa Brasil
 
A diversidade cultural brasileira teve mais uma de suas representações neste sábado (6.08) na Casa Brasil. O ritual Kuarup, mais especialmente a Huka-Huka, uma luta tradicional indígena do Povo Kuikuro foi um dos destaques do evento organizado pela Coordenação-Geral de Políticas Esportivas Indígenas (CGPEIN) do Ministério do Esporte.
 
A proposta do evento é demonstrar a cultura e tradição dos povos indígenas do Parque Nacional do Xingu, em Mato Grosso, para resgatar e celebrar essas culturas durante os Jogos Rio 2016. Segundo o Secretário Nacional do Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Leandro Froes, a Casa Brasil é a embaixada brasileira em território olímpico. "Quando Ministério do Esporte abre a casa para uma manifestação cultural dessa importância esta dizendo ao mundo que no Brasil nós damos importância a cultura indígena, às nossas raízes e a nossa brasilidade. Que damos importância e lutaremos para que o nosso povo indígena tenha direito às políticas de igualdade, participação e inclusão social."
 
Os indígenas percorreram os espaços da Casa Brasil convidando os visitantes para a apresentação. O líder indígena Mutuá, da tribo Kuikuro, ressaltou a importância de representar o ritual e a luta na casa. "A gente veio aqui para mostrar que nos também temos esporte, temos a luta Huka-Huka, por exemplo. Todas as lutas que assistimos na TV vem de fora. Esse evento é uma oportunidade muito importante para nós mostrarmos nossa luta". Ele apontou ainda que a disputa apresenta diversas similaridades com o judô e a luta greco-romana.
 
O Huka-Huka é um dos esportes tradicionais indígenas praticado pelos povos do Xingu. Trata-se de uma luta corporal disputada entre duplas de homens e mulheres. O vencedor é aquele que conseguir pegar na perna do seu oponente e derrubá-lo. A luta ocorre geralmente durante o cerimonial do Kuarup, festa espiritual indígena onde os mortos e ancestrais são reverenciados.
 
Vale lembrar ainda que a Huka-Huka foi um dos destaques da primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, em Palmas, em 2015. Na ocasião, os Kuikuro foram os vencedores da competição.
 
Equipe Casa Brasil
 
Confira o vídeo com a apresentação:
 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla