Ministério do Esporte Nota à imprensa
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Nota à imprensa

Sobre a matéria do diário Lance!, publicada nesta quarta-feira (3) com afirmações do ex-consultor da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) Luis Horta, cabe esclarecer o seguinte:
 
- A acusação é absurda e não tem nenhum sentido. A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), vinculada ao Ministério do Esporte, segue estritamente os códigos internacionais e está comprometida em consolidar a política antidopagem no Brasil.
 
- O senhor Luis Horta, cujas declarações beiram a irresponsabilidade, esteve vinculado à ABCD até 30 de junho, quando terminou o seu contrato, e conduziu o Plano de Testes, com acompanhamento direto da WADA. Estranha o fato de que o senhor Luis Horta, como consultor internacional, não tenha apontado em sua gestão problemas que agora ele diz existirem, um mês após sua saída.
 
- Não houve decisão política alguma de interromper testes. O Ministério do Esporte e a ABCD estão empenhados na luta contra a dopagem no esporte no Brasil. Até 22 de junho deste ano, foram realizados 2.227 testes de urina e sangue em competição e fora de competição no país. Com a suspensão do Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem (LBCD) pela WADA, em 22 de junho, a realização de testes programados para o período de 1º a 24 de julho (a liberação do laboratório ocorreu apenas em 20 de julho) ficou comprometida, pois as análises não poderiam ser submetidas ao LBCD.
 
- Mesmo com a suspensão do laboratório brasileiro, a ABCD consultou três laboratórios internacionais, com quem mantém acordos, para a possibilidade de receber amostras do Brasil no período de 1º a 24 de julho: o laboratório de Lisboa, no entanto, está suspenso, enquanto os laboratórios de Bogotá e Barcelona alegaram que estavam com capacidade esgotada e não poderiam atender demandas da ABCD. Por conta disso, testes previstos acabaram não sendo realizados neste período.  
 
- A troca no comando da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), com a nomeação do ex-atleta Rogério Sampaio, em 1º de Julho de 2016, e posse no dia 7 do mesmo mês, foi por uma  questão de confiança do ministro do Esporte, Leonardo Picciani. Além de campeão olímpico do judô, ele jamais teve sua carreira manchada por qualquer acusação de dopagem e  muito menos aceitaria se envolver em questões que não condizem com a ética no esporte, como é o caso das acusações feitas por Luis Horta.
 
- O Ministério do Esporte e a ABCD refutam de forma veemente as acusações do senhor Luis Horta, que será acionado judicialmente para provar suas ilações ou se retratar publicamente.
 
Ascom - Ministério do Esporte
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla