Ministério do Esporte Governo discute questões de legado e segurança em encontro no Planalto
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Governo discute questões de legado e segurança em encontro no Planalto

Após reunião ministerial para avaliar e acompanhar as ações voltadas aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, reafirmou ter convicção de que os Jogos serão seguros e colocou o legado olímpico como um dos pontos principais do encontro.
 
“Não há nenhum risco adicional de segurança em relação a atentado nos Jogos Olímpicos. A operação dos Jogos é segura. São 88 mil homens, o maior efetivo empregados no Brasil em um único evento. O Brasil tem tratado tanto a segurança pública quanto o terrorismo com seriedade. E temos a convicção de que adotamos as principais e mais modernas técnicas de enfrentamento a este tema”, disse Picciani.
 
Ministros ligados à organização dos Jogos fazem semanalmente um checklist das entregas feitas e dos desafios pendentes. Foto: Wilson Dias/ABrMinistros ligados à organização dos Jogos fazem semanalmente um checklist das entregas feitas e dos desafios pendentes. Foto: Wilson Dias/ABr
 
O ministro lembrou, ainda, que o esquema de segurança tem sido elaborado e apoiado por uma série de parceiros internacionais. “O Governo Federal adotou todas as medidas e protocolos recomendados de segurança internacional. Há uma colaboração de mais de cem países enviando agentes de segurança para colaborar na inteligência e na operação dos Jogos Olímpicos”, afirmou.
 
A partir de 24 de julho, 100% das operações do Governo Federal estarão funcionando no Rio de Janeiro. “As tarefas estão sendo cumpridas e entregues no prazo. A área de segurança já está funcionando. A gente vem concluindo a cada dia no Ministério do Esporte as entregas programadas dos materiais esportivos que adquirimos em parceria com as Forças Armadas e temos acompanhando semanalmente todas as instalações dos Jogos”, informou Picciani.
 
Outra frente de trabalho da esfera federal tem sido articular os detalhes do plano de legado. “O governo faz um esforço coletivo para apresentar de forma unificada, nos próximos dias, o plano de legado. A equipe do Ministério do Esporte, das demais áreas envolvidas, como a Casa Civil, estão com essa prioridade. Além disso, o Ministério da Saúde, no dia 28, entregará cerca de 150 ambulâncias UTIs que aumentarão a frota durante os Jogos Olímpicos”, afirmou. 
 
AGU
Durante o encontro ministerial foi apresentado pela Advocacia Geral da União o planejamento de assessoramento jurídico durante os Jogos, caso haja necessidade de medidas jurídicas. E também foi estabelecido como ponto de contato do Governo para concentração de informações o Centro de Prontidão Federal, que será instalado dentro do Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro. 
 
Semanais
Formado por nove ministérios de áreas ligadas à organização dos Jogos Olímpicos, o grupo de coordenação das Olimpíadas se reunirá até o início dos Jogos, semanalmente, para fazer um acompanhamento das ações.  A partir da próxima semana, a reunião terá a participação de um representante de um Comitê Organizador. “Essa é uma forma de ganhar velocidade nas tomadas de decisão que precisam ser feitas, já que estamos na reta final”, disse Picciani.
 
Renata Franco, brasil2016.gov.br
Ascom – Ministério do Esporte 
 
 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla