Ministério do Esporte Brasil conquista vice-campeonato mundial de futsal feminino para surdos
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Brasil conquista vice-campeonato mundial de futsal feminino para surdos

Foto: CBDSFoto: CBDS

O Brasil conquistou o vice-campeonato mundial de futsal feminino para surdos, realizado de 20 a 28 de novembro, na Tailândia. A equipe foi derrotada pela Rússia, por 3 x 2 na decisão. A medalha de prata mostra a grande evolução que a modalidade teve no país nos últimos quatro anos. Na edição anterior da Copa do Mundo, as brasileiras terminaram na lanterna e foram derrotadas pelas russas por 23 x 0.

O resultado deste ano foi muito valorizado pelos representantes da Confederação Brasileira dos Desportos de Surdos (CBDS), que se reuniram com o secretário executivo do Ministério do Esporte, Marcos Jorge de Lima, nesta quarta-feira (02.12), em Brasília.

Foto: Francisco Medeiros/ MEFoto: Francisco Medeiros/ ME

Para a ex-jogadora e agora vice-presidente da CBDS, Débora Dias, que participou da campanha em 2011, a prata no mês passado teve gosto de ouro. “Há quatro anos, estávamos iniciando e partimos para o Mundial com poucos treinos. Fomos para conhecer. Foi depois que começamos o trabalho com a Confederação. Em 2012 ganhamos o Pan-Americano de Surdos e em 2014 o Sul-Americano”, lembra.

A dirigente destaca que o desenvolvimento do futsal feminino para surdos está diretamente relacionado com o apoio que as jogadoras têm recebido do Programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte. “Quando começamos a receber a bolsa, mais jovens começaram a se interessar pelo esporte. Tivemos condições de treinar uma vez por mês, durante um ano, com o objetivo de irmos bem no Mundial”, afirma Dias. Em 2014, oito atletas da modalidade foram contempladas com o benefício, o que representou um investimento de R$ 170 mil do governo federal no ano.

Surdoatleta brasileira Stefany Krebs foi premiada como a melhor atleta do MundialSurdoatleta brasileira Stefany Krebs foi premiada como a melhor atleta do MundialO presidente da CBDS, Gustavo Perazzolo, fez questão de mostrar no celular a mensagem que recebeu do treinador da seleção russa, bicampeã mundial, parabenizando pela atuação brasileira e dizendo que o placar da decisão poderia ter sido 3x2 para o Brasil, assim como foi 3x2 para a Rússia. A reunião no Ministério do Esporte serviu para os dirigentes mostrarem o trabalho que está sendo feito no futsal para surdos.

“Viemos pedir um abraço”, brincou Perazzolo, para acrescentar: “O nosso trabalho de formiguinha tem dado resultados e não pode ser desfeito. Estamos em busca de mais reconhecimento e visibilidade”, completou.

A Copa do Mundo de futsal para surdos masculina foi disputada no mesmo período. A seleção brasileira também melhorou a colocação, passando do 11º para o 8º lugar em quatro anos.

Na campanha do vice-campeonato feminino, a equipe anotou 25 gols e sofreu oito. A surdoatleta brasileira Stefany Krebs, natural de Erechim (RS) e com 17 anos, foi premiada como a melhor atleta do Mundial.

» Campanha da seleção feminina:

Brasil 6 x 2 Alemanha
Brasil 8 x 1 Noruega
Brasil 5 x 3 Irã
Brasil 4 x 0 Itália
Brasil 2 x 3 Rússia

» Outras Edições

1996 - Maastricht (Holanda)
Campeão masculino: Bélgica
Campeã feminino: não houve
Brasil: não participou

2007 - Sofia (Bulgária)
Campeão masculino: Ucrânia
Campeã feminino: Alemanha
Brasil: não participou

2011 - Orebro (Suécia)
Campeão masculino: Irã
Campeã feminino: Rússia
Brasil: 11º no masculino e feminino

Gabriel Fialho

Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla