Ministério do Esporte Legado dos Jogos Olímpicos para além da esfera esportiva é tema de fórum no Rio
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Legado dos Jogos Olímpicos para além da esfera esportiva é tema de fórum no Rio

O ministro do Turismo, Henrique Alves, destacou durante o Exame Fórum Abril, nesta terça-feira (24.11), no Rio de Janeiro, que o investimento turístico é uma das principais formas de perpetuar o legado dos Jogos Olímpicos Rio 2016 para além da esfera esportiva. Para Alves, as Olimpíadas são uma oportunidade de expor não apenas a cidade do Rio de Janeiro, mas também todo o potencial turístico do Brasil ao mundo.
 
"Há um outro esporte que nós queremos praticar nessa Olimpíada, um esporte mais amplo, mais continental. Não apenas o esporte por si, a medalha por si, mas outro, que é conhecer e descobrir esse Brasil. Não teremos outro evento como esse nos próximos 50 anos e é hora do Brasil se mostrar ao mundo", disse o ministro do Turismo.
 
Rosane BekiermanRosane Bekierman
 
Durante sua palestra, que fez parte do debate intitulado "Rio 2016: Muito além de um evento esportivo", Henrique Alves defendeu a facilitação de vistos para que estrangeiros possam entrar no Brasil e frisou que o Governo Federal elegeu o turismo como uma vertente fundamental para o desenvolvimento do país no próximo ano.
 
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, também destacou a oportunidade única que os Jogos Olímpicos oferecem para que o Brasil se mostre ao mundo. "Desde o início a Olimpíada para a gente era uma oportunidade incrível de mostrar não só um Rio, mas um Brasil que a gente acredita muito. A Olimpíada não pode ser pensada naqueles 20 dias que serão tomados pelos Jogos, temos que entender que estamos lidando com muito mais do que só um evento esportivo. Olimpíada e Copa do Mundo são estratégias geopolíticas", defendeu.
 
Para Paes, os Jogos de Seul-1988, Barcelona-1992 e Pequim-2008 são exemplos fundamentais de como aproveitar as Olimpíadas para se afirmar, se transformar e se posicionar no mundo. "Para a gente, a Olimpíada sempre foi uma oportunidade de transformação da cidade. A Olimpíada foi um argumento para fazer um monte de coisa. Para cada real que a gente está gastando na Olimpíada com instalações para atletas, nós estamos gastando outros cinco reais com obras de legado. O BRT TransOeste não vai servir para atletas, para cartolas, ele serve a cidade", exemplificou.
 
O prefeito ainda lembrou que 93% das obras dos equipamentos olímpicos estão concluídas e de que as instalações serão todas entregues dentro do prazo. "Esses ativos que temos da nossa musicalidade, comida, bebida, jeito de ser, isso não me parece uma novidade. Eu acho que o ativo da Olimpíada é mostrar outros aspectos que não estes. Acho que dá para mostrar um país diferente, passar a imagem de que o Brasil não se limita a escândalos, não é um país de incapazes, é um país que tem um setor produtivo sofisticado, empresas fantásticas, setor criativo fantástico. Acho que esse é o grande ganho", disse.
 
Experiência
Questionado sobre possíveis ameaças de terrorismo, após os atentados em Paris, Paes lembrou da bem sucedida experiência do Brasil com a Copa do Mundo de 2014 para minimizar as preocupações. "O Brasil não tem um histórico de atos terroristas, mas é óbvio que teremos aqui outros países, um evento de dimensões internacionais. Então isso é um motivo de preocupação. Acho que a gente viu um exemplo interessante na Copa do Mundo, com muita eficiência do Governo Federal nessa questão. É uma preocupação, mas não é um terror", afirmou.
 
Além de palestras do ministro do Turismo e do prefeito do Rio de Janeiro, o fórum teve a participação do sócio fundador do Grupo ABC, Nizan Guanaes; do presidente da consultoria Urban Systems, Thomaz Assumpção; do sócio-líder de consultoria da Ernst & Young (EY) no Rio de Janeiro, José Carlos Pinto; e do arquiteto, especialista em desempenho urbano e professor da Universidade Federal Fluminense, Vinicius M. Netto.
 
Os eventos do projeto Abril no Rio reúnem convidados, como patrocinadores, anunciantes, atletas, formadores de opinião e profissionais envolvidos nos Jogos Olímpicos Rio 2016, para discutir temas relacionados ao evento, como bastidores da preparação estrutural da cidade, urbanismo, mobilidade e preparação técnica dos competidores. 
 
Mateus Baeta - brasil2016.gov.br, do Rio de Janeiro
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla