Ministério do Esporte Garantidos nos Jogos Olímpicos Rio 2016, Bruno e Alison e Larissa e Talita brilham no Grand Slam de Olsztyn de vôlei de praia
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Garantidos nos Jogos Olímpicos Rio 2016, Bruno e Alison e Larissa e Talita brilham no Grand Slam de Olsztyn de vôlei de praia

A última semana foi extremamente proveitosa para as duplas formadas por Bruno Schmidt e Alison e Larissa e Talita. Os dois times disputaram o Grand Slam de Olsztyn, na Polônia, e voltarão para o Brasil tendo dois motivos para comemorar: o título do torneio e a vaga assegurada para os Jogos Olímpicos Rio 2016.
 
Antes mesmo de chegar à final do torneio polonês, Bruno e Alison comemoraram a notícia de que haviam conquistado, pelo ranking olímpico, o direito de representar o Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Embalados pela notícia, eles avançaram à decisão e, no domingo (30.08), derrotaram a dupla norte-americana Jake Gibb e Casey Patterson por 2 x 0, com parciais de 21/10 e 21/15, em apenas 34 minutos.
 
(Divulgação/FIVB)(Divulgação/FIVB)
 
Com o resultado, Bruno e Alison, contemplados com a Bolsa Pódio do governo federal, confirmaram que são, incontestavelmente, a melhor dupla do mundo na atualidade. Desde a disputa do Campeonato Mundial 2015, realizado na Holanda, em julho, os dois dominam o cenário internacional do vôlei de praia masculino.
 
Depois do título mundial na Holanda, Bruno e Alison, antes do triunfo nas areias polonesas, já tinham subido ao lugar mais alto do pódio no Major Series de Gstaad (Suíça) e nos Grand Slams de Yokohama (Japão) e Long Beach (Estados Unidos).
 
Com isso, o ouro na Polônia deixa a dupla com chances de igualar um importante recorde de vitórias consecutivas em etapas do Circuito Mundial. A marca pertence aos também brasileiros Emanuel e Loiola. Na temporada 1999, eles foram campeões das etapas da Noruega, Itália, França, Áustria, Portugal e Bélgica em sequência, estabelecendo série que até hoje não foi alcançada por nenhum outro time. Caso vençam o Rio Open, nesta semana, Bruno e Alison igualam a marca de Emanuel/Loiola.
 
Este é o sexto título de Bruno e Alison em etapas internacionais – além das cinco conquistas de 2015, eles haviam vencido a etapa de Klagenfurt, em 2014. Em toda carreira, Alison soma agora 17 medalhas de ouro no Circuito Mundial, enquanto Bruno Schmidt já subiu ao lugar mais alto do pódio em oito oportunidades.
 
A vitória na Polônia rendeu uma premiação de 57 mil dólares aos campeões, que também somam 800 pontos no ranking da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) e na corrida olímpica brasileira. Os dois já não poderão mais ser alcançados por nenhum time do país mesmo que não vençam o Rio Open, que será o evento-teste do vôlei de praia para os Jogos Rio 2016.
 
“Desde o Campeonato Mundial da Holanda nosso jogo vem fluindo bem, tiramos muita coisa das costas, muita pressão. E pensando ponto a ponto, jogo a jogo, as coisas estão acontecendo. O time nos ajudou muito nesse processo, mas não esperava vencer cinco torneios consecutivos. É muito bom e mostra que estamos no caminho certo, e devemos continuar assim”, comemorou Bruno Schmidt.
 
“O Bruno foi perfeito não apenas nesse jogo, mas durante todo o torneio. Ele foi muito bem no saque, na defesa, ajudou muito nosso time. Acho que no momento ele é o melhor atleta do mundo. Conquistamos cinco medalhas de ouro consecutivas, o que é perfeito. Nosso time está a cada dia mais fortalecido e que venha a etapa do Rio de Janeiro”, enalteceu Alison.
 
(Divulgação/FIVB)(Divulgação/FIVB)
 
Larissa e Talita brilham
No feminino, as brasileiras Larissa e Talita, que também asseguraram, na Polônia, a vaga para os Jogos Olímpicos Rio 2016, avançaram à decisão e, no sábado (29.08), conquistaram mais um título. No dia do 33° aniversário da sul-mato-grossense Talita, as duas conquistaram o título do Grand Slam em Olsztyn ao derrotarem as holandesas Madelein Meppelink e Marleen Van Iersel por 2 sets a 0 (21/12, 25/23), em 37 minutos de jogo.
 
A conquista marca o bom momento da capixaba e da sul-mato-grossense na temporada. Elas chegaram ao quinto título em oito etapas disputadas do Circuito Mundial 2015. Elas já haviam conquistado o ouro nos Major Series de Moscou (Rússia), Porec (Croácia) e Gstaad (Suíça), e no Grand Slam de Long Beach (EUA). Larissa chega ao 55º título de etapas internacionais na carreira (é a recordista), enquanto Talita soma agora 27 medalhas de ouro.
 
“Ela (Larissa) me deu um presente maravilhoso. Foi uma bela partida e nós jogamos muito bem, com nossos corações. Estou muito feliz com este presente. Agora estamos indo para casa depois de uma longa temporada e será ótimo jogar no Rio de Janeiro. Um ano antes dos Jogos Olímpicos de 2016”, disse Talita.
 
“O time holandês é duro e elas sempre lutam muito nas partidas. Acho que Talita e eu estivemos muito unidas. Tem sido uma longa temporada e foi um dia especial para nós por termos vencido pela quinta vez no Circuito Mundial 2015”, disse Larissa.
 
O resultado marcou o nono ouro de duplas brasileiras femininas em 12 etapas disputadas no Circuito Mundial 2015. Ágatha e Bárbara Seixas (PR/RJ) venceram o Open de Praga (República Tcheca), o Grand Slam de São Petersburgo (EUA) e o Campeonato Mundial, na Holanda. Já Juliana/Maria Elisa (CE/PE) conquistou o Major Series de Stavanger (Noruega). Confira abaixo o desempenho brasileiro etapa por etapa.
 
Rio Open
O Open do Rio de Janeiro será disputado a partir de quarta-feira (o evento tem início no dia 2 e prossegue até 6 de setembro), na Praia de Copacabana. O torneio terá entrada franca e a arena foi montada na altura da avenida Princesa Isabel.
 
Em 2015, o calendário do Circuito Mundial prevê cinco Grand Slams, três Major Series, dez Opens, o Campeonato Mundial e o World Tour Finals, que reunirá apenas os oito melhores times da temporada de cada gênero. Cada torneio possui pontuação e premiação distintas, mas serão distribuídos ao todo mais de 9,6 milhões de dólares.
 
Fonte: Confederação Brasileira de Vôlei
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla