Semana do Brasil na França foi iniciada com promoção das cidades-sede da Copa

Publicado em Terça, 18 Setembro 2012 16:10

A Semana do Brasil na França prossegue nesta terça-feira (18.09) com a abertura da International French Travel Market (IFTM Top Resa), principal feira de turismo do país europeu, que segue até o dia 21 de setembro, em Paris. A novidade desta edição é que, além do grande estande institucional, com a presença de co-expositores, o Brasil estará presente no Village Culturel, uma área dedicada exclusivamente à cultura.

A "Semana do Brasil na França" vai até 24 de setembro, com ações de divulgação e promoção de produtos e destinos brasileiros no mercado francês. Na abertura da série de eventos, nesta segunda-feira (17.09), foi realizado o projeto Goal to Brasil, que promove as 12 cidades-sede da Copa do Mundo no exterior. A cada edição do Goal to Brasil, uma capital é homenageada e desta vez foi Salvador. Cerca de 200 agentes de viagem participaram da iniciativa realizada pela Embratur, para mostrar ao mercado turístico local as potencialidade do país.

O Goal to Brasil culminou com a "Vivência Brasileira", quando os convidados assistiram a apresentações culturais e puderam provar iguarias da gastronomia brasileira, como acarajé, filé de siri ao leite de coco, bobó de camarão e moqueca de peixe com purê de banana. Os pratos foram elaborados pelos chefs Joca Pontes, Daniela Martins e Dadá, em homenagem à capital baiana. Apresentações culturais da Banda Mametto, do Grupo de Capoeira Mangangá, e do cantor e compositor Tonho Matéria também fizeram parte da programação.

Europa
A edição parisiense do Goal to Brasil marca o início das incursões europeias, após uma passagem pelos mercados sul-americanos de Chile, Colômbia e Argentina. "A meta é que o Brasil receba, até logo depois de 2016, dez milhões de turistas por ano, e os megaeventos esportivos, como a Copa, ajudarão a inserir o país neste novo patamar do turismo internacional", disse o diretor de Mercados Internacionais da Embratur, Marcelo Pedroso, que também ressaltou a importância do mercado europeu para a promoção do Brasil no exterior. "Em 2011, recebemos 5,4 milhões de turistas, desses, 20% foram europeus."

O Goal to Brasil já aconteceu em Santiago (Chile), Bogotá (Colômbia), Buenos Aires (Argentina) e ainda prevê eventos em Portugal (Lisboa), Canadá (Toronto), Itália (Milão), Espanha (Madri), México (Cidade do México), Alemanha (Frankfurt), Inglaterra (Londres), Peru (Lima), Uruguai (Montevidéu) e EUA (Nova York). A ação tem parceria com os ministérios do Turismo, do Esporte, das Relações Exteriores, embaixadas brasileiras e governos dos estados (secretarias municipais e estaduais de Turismo e da Copa das cidades-sede e FIFA).

Perfil do turista francês
De acordo com o Estudo de Demanda Turística Internacional em 2010, realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), por encomenda do Ministério de Turismo e Embratur, 35% dos franceses viajam ao Brasil por motivo de lazer e 25% por motivo de negócios, eventos e convenções. Por Lazer, as cidades mais visitadas no Brasil foram Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, Salvador, Parati e São Paulo. Já quando a motivação é negócios, as cidades foram: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Campinas.

Ainda segundo a pesquisa, a permanência média de um turista francês no Brasil, tanto por motivo de lazer, quanto por motivo de negócios, é de 17 dias. Quando o assunto é gasto médio, o visitante da França deixa aqui US$ 78,18 por dia quando vem a lazer, e US$ 94,45 quando nos visitam para realizar negócios ou participar de convenções e eventos.

Fonte: Embratur
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook