Ministério do Esporte Décima Terceira Reunião da Comissão Nacional de Atletas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |




Formada por esportivas e paradesportistas de destaque no cenário internacional, indicados por entidades representativas, a CNA está trabalhando para elevar o nível do esporte no Brasil, apoiando ações e encaminhando propostas que objetivem resgatar o potencial máximo em termos de desenvolvimento desportivo.

Informações: (61) 3217-1927E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

 

Décima Terceira Reunião da Comissão Nacional de Atletas

13ª Reunião Plenária da Comissão Nacional de Atletas

Dia: 12 de junho de 2017
Local: Representação do Ministério do Esporte no Rio de Janeiro (Velódromo – Parque Olímpico da Barra) 
Horário: 12 de junho de 2017 – 14h30 às

Participantes

  • Leonardo Carneiro Monteiro Picciani – Ministro de Estado do Esporte
  • Luiz Eduardo Carneiro da Silva de Souza Lima – Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento
  • Vanderley Alves dos Reis Junior – Assessor Especial do Ministro
  • Karla Katchiucia Vilela Coelho Cândido – Assessora Especial do Ministro
  • Ana Margarida Vieira Álvares
  • Arthur Antunes Coimbra
  • Deborah Dias de Souza
  • Lars Grael
  • Leila Gomes de Barros
  • Luísa Parente Ribeiro de Carvalho
  • Marco Aurélio Gazzoni
  • Maurren Maggi
  • Mosiah Brentano Rodrigues
  • Paulo Rogério Oliveira Sabioni
  • Renato de Oliveira Leite
  • Sebastian Pereira
  • Simone Camargo Rocha
  • Virgílio de Castilho Barbosa Filho
  • Yohansson do Nascimento Ferreira
  • Mariana Souza Furtado – Coordenadora da Assessoria Especial de Integração Institucional

Memória da reunião

O Ministro do Esporte, Leonardo Picciani, cumprimentou a todos os presentes dando início à reunião de posse dos novos representantes da Comissão Nacional de Atletas – CNA e agradeceu por terem aceito o convite. Lembrou que quando assumiu o Ministério do firmou o compromisso de fazer a Comissão funcionar no dia a dia, ressaltando a sua relevância no campo esportivo. Reforçou que a CNA tem um papel importante e que contribuirá com o Ministério do Esporte na definição das prioridades e das políticas públicas. O Brasil vive um momento especial do esporte brasileiro, no qual se discute os novos rumos, os aperfeiçoamentos que devem ser feitos na gestão e modernização do esporte brasileiro, na legislação, na democratização do acesso das pessoas no esporte do nosso país.

Na seqüência, passa a palavra ao atual presidente da CNA, Senhor Lars Grael, que após breve rodada de apresentações fez um relato de todo o histórico da Comissão desde a sua criação, em dezembro de 2000. Elencou os Presidentes da Comissão desde o início, quais foram: Adhemar Ferreira da Silva - Atletismo (2001), Bernard Rajzman – Voleibol (2001 e 2002), Lars Grael – Vela (2003 a 2005); Cyro Delgado - Natação (2005 a 2007) e Lars Grael - Vela (2015 a 2017). No período 2007 até 2015 a Comissão permaneceu inativa. Lembrou, ainda, que a Comissão Nacional de Atletas teve papel decisivo em dois grandes avanços do esporte brasileiro. Foi a partir de projetos da CNA que a Bolsa Atleta e a Lei de Incentivo ao Esporte foram criadas.

Ressaltou que na gestão do Ministro Leonardo Picciani a Comissão passou a ter o seu devido reconhecimento, prestigiou os atletas e desde a sua posse como Ministro, trouxe medalhistas olímpicos para sua equipe, tendo como exemplo o Secretario Nacional do Esporte de Alto Rendimento o Senhor Luiz Lima e o campeão olímpico, Rogério Sampaio, que preside a ABCD.

A CNA vem sendo ativada pelo Senhor Ministro Picciani com frequência, portanto, dentro do princípio da economicidade só houve uma reunião de posse, em Brasília, outras reuniões se fizeram através de grupo de whatsapp e por meio de e-mails. A criação da Assessoria Especial de Integração Institucional, na atual gestão, é fundamental, pois tem a atribuição catalisar e fazer a conexão entre a Comissão e o Ministério.
Depois de expor todas as atividades e conquistas da Comissão Nacional de Atletas, abriu-se para o debate da eleição da nova diretoria da Comissão e após a manifestação de todos os integrantes, por maioria absoluta, foi eleito como Presidente Arthur Coimbra – Zico, Vice-Presidente, Lars Grael e como Secretária, Leila Gomes de Barros.

Todos os presentes à reunião expuseram suas experiências enquanto atletas e gestores englobando vários temas relativos ao esporte, cabendo destaque às palavras da Secretária Leila Barros, a qual ressaltou a importância de diálogo com o Ministério da Educação, tendo em vista que a base do esporte é dentro da escola. O assunto foi consensual, concluindo que o mais importante neste momento para o esporte brasileiro é encontrar uma forma eficiente de fomentar o esporte escolar no país.

Nesse sentido, o Ministro Leonardo Picciani delegou a primeira tarefa à Comissão, para que fizessem uma proposta concreta dos pontos práticos de atuação do esporte na educação, para o desenvolvimento de um programa que permita que crianças e jovens tenham mais acesso ao esporte nas escolas e universidades.

O Presidente eleito da Comissão Nacional de Atletas – CNA agradeceu a todos os presentes e encerrou a reunião, informando que o próximo encontro deverá ocorrer no mês de julho, em data a ser confirmada oportunamente, ressaltando que seguirão apresentando propostas e ideias via WhatsApp, principal ferramenta usada no período entre uma reunião presencial e outra.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla