Ministério do Esporte Terceira Reunião da Comissão Nacional de Atletas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |




Formada por esportivas e paradesportistas de destaque no cenário internacional, indicados por entidades representativas, a CNA está trabalhando para elevar o nível do esporte no Brasil, apoiando ações e encaminhando propostas que objetivem resgatar o potencial máximo em termos de desenvolvimento desportivo.

Informações: (61) 3217-1927E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

 

Terceira Reunião da Comissão Nacional de Atletas

3ª Reunião Plenária da Comissão Nacional de Atletas

Data: 15 de Agosto de 2001 
Local: Ministério do Esporte e Turismo
Horário: 09:00 h

Participantes: Exmo. Sr. Ministro Carlos Melles, Sr. Secretário Nacional de Esporte Lars Grael, Sr. Bernard Rajzman, Sr. Antônio Tenório da Silva, Sr. Luiz Cláudio Pereira, Sra. Roseane Ferreira dos Santos, Sr. Carlos Kirmayr, Sr. Robson Caetano, Sr. Cyro Marques Delgado, Sr. Ricardo de Souza, Sr. Nelson Prudêncio, Sr. Ademir Cruz de Almeida, Sr. Anderson Lopes, Sra. Ádria Rocha Santos, Sra. Suely Rodrigues Guimarães, Sr. Luiz Eymard, Sr. Reinaldo Câmara, Sra. Maristela Gonçalves e Sra. Mariana Galiza.

A reunião foi iniciada pelo Presidente Bernard Rajzman, com a apresentação dos novos membros, indicados na reunião anterior, que estavam presentes (Cyro Marques Delgado, Carlos Kirmayr, Ricardo de Souza, Suely Guimarães e Roseana dos Santos). Em seguida foi feita a leitura da ata da reunião anterior, com a aprovação de todos, ressaltando a questão de baixo quorum, fazendo-se um apelo para que haja uma maior comunicação entre os integrantes, tanto para entrar em contato com os atletas indicados como novo membro quanto para promover uma maior participação das reuniões. Para isso, foi sugerido que a Comissão tenha uma estrutura organizada, com um local fixo para encontros eventuais e um secretário. Foi indicado o Sr. Marcus Vinícius para exercer o cargo de secretário e, caso o convite não seja aceito, o Sr. Robson Caetano. Foram sugeridos o Gabinete do Sr. Bernard Razjman, as instalações do Comitê Olímpico Brasileiro e Universidades como locais para esses encontros. Mais uma vez foi colocada a necessidade de uma assessoria de comunicação própria, ficando definido que o trabalho de divulgação será feito pela própria assessoria do Ministério do Esporte e Turismo. Seguindo a pauta prevista, foram feitas as seguintes colocações:

Lei de Incentivo Fiscal

Foi colocado que é preciso solicitar uma audiência com o Presidente da República para tratar sobre o comprometimento feito anteriormente por este. Foi ressaltado que deve-se identificar qual é o problema que está impedindo a realização do compromisso. Foi lembrado que está sendo solicitada uma audiência para que o Presidente receba o iatista Robert Scheidt e sugerido que o encontro com a Comissão seja feito neste mesmo dia. Ressaltou-se, também, a necessidade de um discurso unificado, de uma união de classe, para que seja criada uma identidade política.

Projeto de Lei que institui a Bolsa-Atleta, de autoria do Deputado Agnelo Queiroz (PCdoB / DF)

Foi sugerido que seja feita uma cláusula específica para garantir a inclusão dos atletas portadores de deficiência e uma exceção para os esportes em que as atletas começam a competir muito cedo, como a ginástica, tênis e natação, já que a lei prevê o benefício apenas a partir dos 14 anos de idade. Foi colocada a necessidade de um mecanismo de fiscalização da utilização dos recursos repassados aos atletas beneficiados por esta lei. Foi questionada a fonte de financiamento, colocando-se em dúvida o seu funcionamento na prática, sendo necessário a discussão de um financiamento mais viável Foi sugerido, também, que sejam convidados os Deputados Agnelo Queiroz.

Substitutivo do Projeto de Lei Anti-Doping, de autoria do Deputado Gilmar Machado (PT/MG)

Foi solicitado que o Dr. Eduardo De Rose faça uma avaliação técnica da lei e convida-lo, também, a participar da próxima reunião. Foi sugerido, ainda, que seja esclarecido o texto que permite ao atleta recusar-se ao exame. Foi lembrada a participação do Brasil na reunião da WADA – World Anti-Doping Agency, que acontecerá no final deste mês (Agosto), com a participação do Prof. Dr. Celso Giacomini. Gilmar Machado também foi sugerido como convidado para a próxima reunião.

Reivindicar que projetos de marketing esportivo das empresas estatais tenham uma opinião técnica do Ministério do Esporte e Turismo

Foi destacada que o propósito desta reivindicação é dar maior visibilidade e credibilidade aos contratos e saber de que forma estão sendo distribuídos esses recursos. Ressaltou-se que muitas vezes, embora as empresas patrocinadores sejam estatais, não é dado o crédito ao Governo Federal. Foi lembrado que na gestão do Bernard Razjman como Secretário, ele conseguiu adotar esta ação. Foi sugerido que se produzisse um documento da Comissão Nacional de Atletas, com esta reivindicação para que o Ministério dê um parecer e encaminhe à Secretaria de Comunicação do Governo Federal.

Regimento Interno/Critério de Eleição

Foi sugerido criar um subgrupo, no Rio de Janeiro, com três ou quatro integrantes para produzir um esboço de um Regimento Interno, onde estarão expostos os critérios de eleição, a ser apresentado a todos na próxima reunião. Foi indicado Anderson Lopes para coordenar este trabalho junto com Ademir Cruz e Luiz Cláudio Pereira. Foi sugerido que na próxima eleição, um atleta paraolímpico seja escolhido para o cargo de presidente ou vice, tendo em vista a freqüência constante e maciça de todos os representantes da classe e a representação dos dois grupos (olímpicos e paraolímpicos).

Calendário

Ficou estabelecido que as reuniões serão bimestrais, acontecendo na primeira segunda-feira dos meses pares, com reuniões extraordinárias sempre que necessário. Assim, a próxima reunião será no dia 01 de Outubro de 2001, sugerindo Brasília como local.

Ao final, foi discutida a necessidade de adotar-se uma ação com aqueles que faltarem muitas reuniões, lembrando nomes que não estavam presentes em nenhuma reunião, como Oscar Schmidt e André Johanpetter. A reunião foi encerrada pelo Ministro Carlos Melles, propondo a produção de uma revista da Comissão Nacional de Atletas, visando fortalecer o grupo e a elaboração de um Cadastro Nacional de Atletas. Encerrada a reunião, às 11:00h, foi concedida uma coletiva à imprensa. E para constar, eu, Mariana Galiza, lavrei a presente ata que, após lida e aprovada, vai por mim assinada, juntamente com os demais participantes. Brasília, 15 de agosto de 2001.

  • Carlos Melles
  • Lars Grael
  • Ademir Cruz de Almeida
  • Ádria Rocha Santos
  • Anderson Lopes
  • Antônio Tenório da SilvaRajzman
  • Carlos Kirmayr
  • Cyro Marques Delgado
  • Luiz Cláudio Pereira
  • Luiz Eymard
  • Mariana Galiza
  • Maristela Gonçalves
  • Nelson Prudêncio
  • Reinaldo Câmara
  • Ricardo de Souza
  • Robson Caetano
  • Roseane Ferreira dos Santos
  • Suely Rodrigues Guimarães
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla