Ministério do Esporte Viva Melhor – Pratique Esporte - Anota aí: esporte faz bem à saúde. E nunca é tarde para começar
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Viva Melhor – Pratique Esporte - Anota aí: esporte faz bem à saúde. E nunca é tarde para começar

Viva Melhor – Pratique Esporte

Anota aí: esporte faz bem à saúde. E nunca é tarde para começar. Confira as dicas de especialistas para uma vida mais saudável e ativa com a prática de esporte. 

 

Qualquer idade é hora de começar no Esporte
 
 Será que tem idade para começar na academia, ou começar a correr, nadar, pedalar...? O médico psiquiatra Ricardo Evangelista esclarece essa dúvida.
 
 
Uma pessoa pode – e até deveria – iniciar atividade física em qualquer faixa etária, guardados os cuidados da avaliação médica prévia. Que ela se inicie na atividade física com supervisão num primeiro momento, mas que essas pessoas se encorajem para iniciar qualquer tipo de atividade física, em qualquer idade. Os frutos serão positivos se essas atividades físicas forem bem conduzidas, se elas forem frequentes. E esses bons frutos não são somente no aspecto meramente físico, mas também psíquicos, enfim atividade física para essas pessoastem um papel fundamental..
 
 
Corrida é uma das atividades físicas mais completas
 
 A corrida é uma das atividades físicas mais completas em benefícios para a saúde e para a boa forma. O triatleta e educador físico Rodrigo Lobo é um dos profissionais que defende essa ideia. Vamos animar?
 
Tem desde o benefício físico em relação a ganhos de saúde, ganhos de bem estar, até a questão dos benefícios da geração de amigos que você forma com o esporte. Então, a prevenção de doenças, a questão do bem estar, né? De liberar alguns hormônios que façam com que você passe o dia bem, tem a regulação do sono, fazer amigos, como a gente falou antes, então você acaba criando um laço de grupo de relacionamentos saudável e isso é muito positivo.
 
 
 
A comida boa para o pré treino
 
 Antes de ir para a academia ou praticar exercícios, é importante saber o que comer. Não é qualquer comida que vai ajudar. Algumas até atrapalham! Janaína Goston,  nutricionista esportiva, fala sobre a comida boa para o pré treino.
 
 
O ideal é que você tenha fonte de carboidratos, então eu posso ter às vezes desde uma fatia de pão, uma torrada, eu posso ter uma fruta, então o único momento que não entram as fibras é justamente o pré-treino, então a gente daria às vezes o pão branco, uma torrada, mas não precisaria usar o pão integral, ou às vezes a aveia. Grandes quantidades de fibras antes da atividade física podem retardar o esvaziamento gástrico, e a pessoas às vezes sentir uma dificuldade com a digestão. Então ela vai ter o alimento parado no sistema digestivo enquanto esse alimento deveria ter sido digerido, absorvido para a energia chegar ao músculo.
 
 
Esportes ajudam no controle da ansiedade
 
Tá nervoso?  Vai praticar esporte! Se você é do tipo que sofre por antecedência,não esquente a cabeça: os exercícios ajudam no tratamento da ansiedade, da depressão e estresse. O psicólogo esportivo Kleber Fialho é quem garante.
 

 

A prática de exercícios físicos consegue equilibrar também a nossa liberação de hormônios e de neurotransmissores reguladores de nossa atividade mental, trazendo pra gente um bem estar psíquico. Pessoas ansiosas, pessoas depressivas, podem começar algum exercício físico? Não só podem começar algum exercício físico como devem começar. Pessoas ansiosas elas são dotadas de expectativas, e a prática de exercícios físicos ajuda a gente a estar conectados no presente.
 
 
 Puxar demais no fim de semana é um risco
 
 Sabe aquela trilha no parque, ou um passeio de bicicleta com os amigos? Então... Se você não tem uma rotina de exercícios deve ficar esperto com isso! André de Melo, fisioterapeuta especializado na área, alerta para o risco de puxar demais no fim de semana.
 
 
Isso não é seguro! Tanto para a musculatura quanto para o coração, a gente já sabe que isso tem um risco, não é seguro. O ideal é que o exercício seja mais frequente, mais gradual e mais moderado. Então o risco que o atleta de final de semana corre é o corpo não estar preparado, ele chega num dia, acelera o corpo num ponto que o corpo não consegue manter o equilíbrio. E o fato dele não conseguir manter o equilíbrio leva a uma sensação de desmaio, entre outros riscos, né?
 
 
A medicina preventiva mais eficiente e mais barata
 
Você vai deixar pra segunda-feira a prática de atividades físicas? Para com isso! Se ainda faltava algum estímulo para levantar da cama e se exercitar, ouça o conselho do educador físico Márcio Atalla.
 
 
A atividade física é hoje encarada como a medicina preventiva mais eficiente e mais barata. Só que o médico não tem a formação nem a capacidade de indicar a dose dessa atividade – e qual a melhor atividade. Então o passo do médico é muito bem dado, indicando a atividade física, e aí talvez seja um grande erro: a pessoa escolhe por ela uma atividade física (ou por um conselho do médico) e não consegue a regularidade. O mais importante é você mudar o hábito, não se importe muito com qual atividade física é.
 
 
 
 Cuidado com as redes sociais
 
 Na hora de escolher que atividades físicas fazer, fique bem atento! Principalmente se você estiver procurando nas redes sociais.Ouça a orientação do educador físico Guigo Lopes.
 

Redes sociais: é um lugar onde a gente busca conteúdo. Não vai atrás de gente que não sabe do assunto. Tem muita gente que treina, que gosta de mostrar o que está fazendo, essas pessoas são incentivadoras.

 

 Jogos que estimulam crianças com movimentos

 Numa coisa todo mundo concorda:  criança não é pra ficar o dia todo no sofá, em frente à TV. Alguns jogos eletrônicos até já ajudam, fazendo a criançada se movimentar. Mas se você vive esse problema em casa,ouça as dicas do educador físico Guigo Lopes.

 

Tem vários jogos que estimulam essa questão da competição, de deslocamento, de corrida, tem uns jogos de dança aí, recentemente eu tenho visto muita criança brincando na televisão, fica aparecendo e você tem que imitar o movimento da dança. Mas nada tira o brilho de uma criança com um skate, uma bicicleta no parque. Então, ao mesmo tempo em que a gente tem que usar os recursos novos, a gente tem que buscar onde que a criança está brilhando olho. Ela só vai fazer atividade física se ela for seduzida por isso, pelo que for bom pra ela.
 

Começar sempre devagar no treino

 Você está pensando em comprar uma bicicleta e sair por aí pedalando?  Essa é uma boa ideia!  Mas fique atento às dicas do ciclista Marconi Ribeiro,  que há 25 anos pratica o esporte.

A dica principal é começar sempre devagar, né? Com percursos mais curtos, planos, evitar subidas muito longas. Porque a bicicleta é uma inércia contra a gravidade. Então, se você começar no plano, com certeza vai ser mais prazeroso e, na medida em que você for ganhando condicionamento físico, você vai incrementando os percursos, com subidas e níveis mais difíceis.

 

 
 
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