Ministério do Esporte Tocha Olímpica passa por São Paulo neste domingo (24)
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Tocha Olímpica passa por São Paulo neste domingo (24)

REPÓRTER: Chegou à vez da cidade de São Paulo participar do roteiro da Tocha Olímpica. Neste domingo, o maior símbolo dos jogos vai percorrer 51 quilômetros. No roteiro, estão pontos importantes como o Ibirapuera, Praça da Sé, Teatro Municipal, Mercadão, Estação da Luz, Estádio do Pacaembu e Memorial da América Latina. Entre os escolhidos para conduzir a tocha está o campeão e medalhista do salto triplo Jadel Gregório, de 35 anos. Com um currículo que conta com um Ouro no Pan do Rio de Janeiro em 2007, uma prata no Pan de Santo Domingo e participações nas Olimpíadas de Atenas e Pequim, Jadel é um dos maiores nomes da história do atletismo brasileiro e se aposentou neste ano depois de não conseguir o índice para disputar os Jogos do Rio. Ele explica o que significa poder carregar a tocha depois de toda uma carreira de conquistas.

SONORA: Jadel Gregório, ex-atleta salto triplo

“Para mim é a conclusão do ciclo que eu tive como atleta. Porque a Tocha Olímpica nada mais é que a chama da união dos povos, de raças de oportunidades. E ao mesmo tempo, inclusão. Isso para mim é Esporte Olímpico. O esporte Olímpico quebra barreirase dá oportunidades. Então isso pra mim ta sendo de grande importância e vai coroar todos os meus feitos, dentro e fora de pista, da melhor forma.”

REPÓRTER: O percurso vai terminar no Sambódromo do Anhembi, onde o cantor Luan Santana vai agitar os espectadores. No estádio do Pacaembu, a partir de uma hora da tarde, uma programação especial com homenagem aos atletas olímpicos, música e apresentações também vai animar o público que for até o local. Para Leonardo Picciani, ministro do Esporte, além da festa, o espírito olímpico trás sentimentos que devem ser abraçados por todos.

SONORA: Leonardo Picciani, ministro do Esporte

“O espírito olímpico e a chama olímpica têm contagiado o Brasil. Tem sido um sucesso onde a tocha passa. O espírito olímpico traz ideais da humanidade, ideais que todos devemos defender.”

REPÓRTER: O Ministério do Esporte fez uma série de investimentos para impulsionar o esporte no estado de São Paulo. Ao todo, devem ser entregues 52 Centros de Iniciação ao Esporte em diferentes cidades do estado, incluindo 4 na capital, fruto de um investimento de mais de 185 milhões de reais. 39 milhões foram destinados para construções de oito pistas de atletismo, além de investimentos para as federações estaduais de Judô, Tiro com Arco, Luta Olímpica e Maratonas aquáticas comprarem novos equipamentos. 2353 atletas nascidos no estado recebem o incentivo do Bolsa Atleta, que custam 33 milhões e meio de reais por ano. Outros 70 esportistas recebem o Bolsa Pódio, entre eles, o ginasta Arthur Zanetti, que vai aos Jogos Rio 2016.

Reportagem, Raphael Costa

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla