Ministério do Esporte Brasileirão 2016 terá controle de dopagem fora-de-competição
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Brasileirão 2016 terá controle de dopagem fora-de-competição

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

 

REPÓRTER: Em 2016, o Campeonato Brasileiro de futebol vai passar a contar com controle de dopagem fora-de-competição. A medida faz parte de um acordo entre a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). O compromisso entre as entidades transfere a Autoridade de Teste de controle de dopagem do futebol profissional da CBF para a ABCD. No acordo, o controle de dopagem fora-de-competição vai ser feito pela ABCD. Para o controle de dopagem durante as partidas, a CBF passa a ter a autoridade para a coleta das amostras, conforme já é feito hoje.

O compromisso foi firmado pelas entidades, na última sexta-feira (29.04). A Autoridade vai fazer também a gestão dos resultados de cada controle. A entidade vai informar todos os casos adversos para a CBF, que vai ter a responsabilidade de informar o clube do jogador. Já a ABCD comunica o atleta envolvido no caso. Todos os jogadores de futebol profissional registrados na CBF podem ser submetidos ao controle de dopagem. Também ficou estabelecido que a Autoridade é responsável pela Autorização de Uso Terapêutico, conhecida como AUT. A AUT é solicitada quando um atleta, por razões médicas, está usando ou precisa usar medicação específica que contenha substâncias da Lista de Substâncias e Métodos Proibidos pela Agência Mundial Antidopagem.

O secretário nacional da ABCD, Marco Aurelio Klein acredita que a ação conjunta vai permitir um controle de dopagem ainda mais amplo e sofisticado, além de maior ação de educação e prevenção no âmbito do futebol.

Com a colaboração de Breno Barros, reportagem, João Paulo Machado

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla