Ministério do Esporte Às vésperas da atualização da Matriz, Luiza Trajano conhece detalhes do trabalho da APO
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Às vésperas da atualização da Matriz, Luiza Trajano conhece detalhes do trabalho da APO

A empresária Luiza Trajano reuniu-se, nesta quarta-feira (01.07), com o presidente em exercício da Autoridade Pública Olímpica (APO), Marcelo Pedroso, na sede da autarquia, e conheceu detalhes do trabalho realizado pela APO e o sistema de monitoramento das obras para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Trajano foi indicada pela presidenta Dilma Rousseff em 23 de junho deste ano para o Conselho Público Olímpico, instância máxima da APO.

“Luiza é muito dinâmica, agrega conhecimento por já fazer parte do Conselho Diretor dos Jogos, do ponto de vista do Comitê Rio 2016, então ela vem acompanhando a preparação da Olimpíada. Ela vai nos auxiliar bastante nesta reta final em que a gente precisa de uma unidade muito forte entre os entes. Por ser empresária, por atuar em vários processos que envolvem os diversos entes, ela tem facilidade de diálogo nos diferentes níveis de governo e chega com um potencial agregador”, disse Marcelo Pedroso.

Foto: Alessandra Carneiro/ APOFoto: Alessandra Carneiro/ APO


O Conselho Público Olímpico é responsável, entre outras tarefas, pela aprovação da Matriz de Responsabilidades e de suas atualizações. A divulgação da próxima versão do documento - que engloba compromissos assumidos pelos entes governamentais relacionados exclusivamente à organização e realização dos Jogos 2016– está prevista para o fim deste mês.

“Estamos recebendo os dados e realizando diversas reuniões para discutir a atualização. Ela deve trazer basicamente a evolução dos projetos que ainda estavam apontados como conceituais ou básicos, para níveis de maturidade mais avançados. A meta é elevar ao máximo a quantidade de projetos em execução”, disse Pedroso, reforçando que os valores dos empreendimentos só passam a constar na Matriz a partir do nível de maturidade 3, quando o edital de licitação ou o pedido de proposta já foram publicados, contendo escopo, custo e cronograma.

O presidente em exercício da APO também explicou que algumas obras continuarão com nível de maturidade 1 ou 2 – projeto conceitual ou básico – especialmente porque há obras temporárias que devem ter a execução iniciada mais perto dos jogos, a partir do segundo semestre de 2015.

Além da atualização da Matriz, o mês de julho também marca o início de uma série de 44 eventos-teste que serão fundamentais para ajustes operacionais e de serviços. “Dividimos a preparação em dois campos: obras e operações/serviços. O ritmo das obras caminha bem, os trabalhos estão dentro dos cronogramas para as entregas necessárias. Os desafios de operações e serviços agora começam a se avolumar, vamos começar a testar uma série de elementos com os eventos-teste. Isso nos permitirá ajustes, aprimoramentos e acertos para o período dos Jogos”, explicou.

Carol Delmazo, brasil2016.gov.br
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla