Ministério do Esporte Juliana Veloso vai para quinto Pan com sentimento de estreante
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Juliana Veloso vai para quinto Pan com sentimento de estreante

Quando Juliana Veloso, 34 anos, se posicionar no trampolim de saltos ornamentais em Toronto, será a quinta vez em que a carioca disputará os Jogos Pan-Americanos. A estreia também foi no Canadá, em Winnipeg 1999. De lá para cá, a atleta recomeçou duas vezes no esporte – depois do nascimento dos filhos Pedro, em 2009, e Tiago, em 2013 – e alimentou o sonho de defender o país pela última vez em Jogos Olímpicos, justamente em casa: no Rio 2016.

Juliana Veloso e os dois filhos (Foto: Satiro Sodré/SSPress)Juliana Veloso e os dois filhos (Foto: Satiro Sodré/SSPress)A saltadora faz parte do seleto grupo que lutou na última década por melhorias na modalidade e que viu o esporte ganhar estrutura, investimento e novos talentos no país. “Eu não tenho patrocinador nenhum. Eu conto com a Bolsa-Atleta. Se não fosse por ela, seria praticamente impossível estar aqui. O que acontece com as pessoas mais velhas: elas param de saltar porque você precisa ter um sustento. É muito difícil para um atleta que viaja um mês seguido fazer uma faculdade. A gente perde muitos talentos nesse caminho. É legal ver jovens ganhando destaque”, disse.

A experiência pan-americana será primordial para transmitir conhecimento para os novos atletas e como teste de novos saltos para 2016. “Estou com uma expectativa muito grande. Eu estou saltando direitinho. Não estou no meu auge, mas o grau de dificuldade na minha série está bem alto. Vou estar com uma das séries mais fortes do Pan. Vai estar bem nivelado, as meninas vão fazer os mesmo saltos”, revela.

A brasileira lembra que na edição de 2011 o treinamento era focado para tirar nota seis, hoje, a pretensão é maior. “Eu tenho todos os meus saltos para tirar oito, é uma evolução muito grande. O que eu tenho de desvantagem em relação às meninas é que eu montei os meus saltos recentemente, porque eu era atleta de plataforma. Meus saltos estão bons agora, e elas têm esses saltos bem-feitos há quatro, oito anos”.


Os saltos ornamentais ganharam uma casa moderna para os praticantes do esporte em 2014. O Centro de Excelência de Brasília é a referência no esporte. Além dos trampolins, o local conta com ginásio coberto, onde estão instalados o cinto de segurança e piscina de espuma, assim como camas elásticas para saltos secos, equipamentos para filmagem e correção técnica de movimentos.

Vídeo: conheça a estrutura do Centro de Excelência

O Centro foi equipado a partir de recursos da parceria do Ministério do Esporte com a Universidade de Brasília (UnB). Apenas com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), o Ministério do Esporte tem convênios que totalizam mais de R$ 12 milhões, sendo quase R$ 3 milhões para os saltos ornamentais.

Juliana Veloso considera a instalação na capital federal um modelo de planejamento de longo prazo. Para ela, os resultados virão no futuro. “O meu resultado hoje é, em grande parte, fruto do trabalho pessoal, da luta do técnico e dos atletas. A estrutura de Brasília é maravilhosa, mas vai dar resultado mesmo um pouquinho mais pra frente”, analisou.

» Segundo repasse do Ministério consolida estrutura do Centro de Excelência em Saltos Ornamentais


O reflexo dos investimentos nos saltos ornamentais, porém, já podem ser vistos na nova geração de atletas. Luís Felipe Moura, 12 anos, foi medalhista no Sul-Americano Juvenil e Isaac Nascimento de Souza Filho, 15 anos, ficou em quarto lugar no trampolim de um metro no Mundial Juvenil de Penza, na Rússia.

Na coleção de medalhas, a atleta conta com três pódios em Pan: bronze na plataforma de 10m no Rio 2007; prata na plataforma de 10m e bronze no trampolim de 3m em Santo Domingo 2003.

Em Toronto, Juliana fará parte da delegação brasileira que conta ainda com Giovanna Pedroso, Ingrid Oliveira e Tammy Galera Takagi, no feminino; e César Castro, Hugo Parisi, Ian Matos e Jackson Rondinelli, no masculino.



Mesmo com a experiência, a ansiedade antes da competição, o encantamento e o brilho no olhar continuam. “Ainda dá o frio na barriga. O dia que isso acabar, perdeu a graça. É muito prazeroso poder estar na quinta edição de Jogos Pan-Americanos, fazendo o que eu mais gosto de fazer, e eu ainda me sinto bem nova. Eu sempre fui atleta de plataforma e agora sou atleta de trampolim, então eu me sinto uma caloura. Acho que isso que motiva a gente”, conta.

Breno Barros
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla