Ministério do Esporte Campeonato Mundial da classe Laser classificará nove países na vela para o Rio 2016
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Campeonato Mundial da classe Laser classificará nove países na vela para o Rio 2016

(Mick Anderson Sailingpix/Getty Images)(Mick Anderson Sailingpix/Getty Images)
Depois de definir o destino de 138 vagas em 2014, a vela recomeça nesta semana a definir novos classificados para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Nesta segunda-feira (29.06), teve início na cidade de Kingston, no Canadá, o Campeonato Mundial da classe Laser, torneio que reserva nove vagas Olímpicas a seus 159 participantes.
 
Com metade de suas vagas já definidas pelo Campeonato Mundial de 2014, que reuniu barcos de todas as classes, a vela seguirá apontando classificados em 2015 nos Campeonatos Mundiais para as classes específicas - a laser é a primeira delas. Neste campeonato, que reúne 64 países, os nove mais bem colocados que ainda não se credenciaram à disputa dos Jogos Rio 2016 na classe Laser garantirão seus lugares.
 
As vagas conquistadas na competição serão destinadas aos Comitês Olímpicos Nacionais dos países, que decidirão quais atletas os representarão, ocupando as embarcações nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
 
O campeonato contará com os principais nomes do esporte, como os australianos Tom Burton e Matthew Wearn, respectivamente líder e vice-líder do ranking mundial. O brasileiro Robert Scheidt, que poderá se tornar no Rio o maior medalhista da história da vela olímpica, também está inscrito na competição e, logo após o Mundial, defenderá as cores do Brasil nos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015. Bruno Fontes, que disputou os Jogos Pequim 2008 e Londres 2012, e João Pedro de Oliveira são os outros brasileiros na competição.
 
Classificatórios
 
Ao todo, 274 barcos competirão na Baía de Guanabara nos Jogos Rio 2016, das quais 138 vagas foram definidas em 2014. Nove serão apontadas no Mundial da Classe Laser, outros 47 se classificarão nos outros campeonatos mundiais em 2015, e 75 garantirão vaga em classificatórios continentais realizados entre 2015 e 2016. Dez vagas são reservadas ao Brasil (país-sede), e as quatro restantes serão definidas por convites feitos pela Federação Internacional de Vela (ISAF).
 
Ainda nesta semana, na sexta-feira (03.06), terá início o campeonato para a classe Nacra 17, que apontará mais três países classificados para os Jogos Rio 2016.
 
Fonte: Rio 2016
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla