Ministério do Esporte Brasil conquista bronze histórico na Liga Mundial de polo aquático
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Brasil conquista bronze histórico na Liga Mundial de polo aquático

Uma vitória épica na disputa de pênaltis deu à Seleção Brasileira masculina de polo aquático a histórica medalha de bronze na 14ª Super Final da Liga Mundial da modalidade. Após 32 penalidades batidas, o Brasil venceu os Estados Unidos e subiu ao pódio em Bérgamo, na Itália. No tempo normal, empate em 10 gols, e nos pênaltis, um interminável 14 x 13, totalizando 24 x 23 como se faz neste esporte.



Já a Sérvia conquistou seu terceiro título consecutivo da Liga e a vaga direta para as Olimpíadas do Rio 2016, ao vencer a Croácia por 9 x 6. O sérvio Dusan Mandic foi o MVP (melhor jogador) da competição; Tony Azevedo, dos EUA, foi o artilheiro; e o croata Josip Pavic, o melhor goleiro.

O “carioca” Tony Azevedo, capitão da seleção americana, perdeu o pênalti decisivo contra o Brasil, após cobrar três anteriores com perfeição e ser o artilheiro do jogo, ao lado do brasileiro Bernardo Gomes, com quatro gols cada um. Tony ainda foi o artilheiro da Super Final. Os outros gols brasileiros no tempo normal foram de Josip Vrlic (2), Felipe Perrone, Adrian Delgado, Felipe Silva e Guilherme Gomes. Os outros gols americanos foram de Bret Bonanni (2), Alex Obert (2), Alex Bowen e Luca Cupido.

Ousadia
O técnico da equipe brasileira, o croata Ratko Rudic, mostrou a ousadia que o fez seis vezes medalhista olímpico, e mesmo com a boa atuação do goleiro Vinícius Antonelli no tempo normal, colocou o outro goleiro do grupo, Thyê Matos Bezerra, para a decisão nos pênaltis, a exemplo da seleção holandesa de futebol na Copa do Mundo de 2014. E valeu a pena, com Thyê sendo decisivo ao defender três pênaltis, incluindo o derradeiro, de Tony Azevedo, que foi seguido pela cobrança certeira de Jonas Crivella.

A seleção americana lutava por sua terceira medalha na Liga Mundial, já que possui uma prata em 2008 e um bronze em 2003. Na história olímpica, os Estados Unidos conquistaram uma medalha de ouro, três de prata e três de bronze, sendo a mais recente, a prata em Pequim 2008.

Agora, o Brasil volta as atenções para os Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015, em julho, onde o Brasil lutará por seu segundo ouro na competição, depois de São Paulo 1963. Os americanos virão com tudo, em busca de vingança, afinal são os maiores vencedores dos Jogos, com 13 ouros em 17 edições. Os outros vencedores, além do Brasil, foram a Argentina, em 1951, o México em 1975 e Cuba em 1991.

Fonte: CBDA
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla