Ministério do Esporte Tenistas brasileiros conhecem adversários de estreia em Wimbledon
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Tenistas brasileiros conhecem adversários de estreia em Wimbledon

Os tenistas brasileiros conheceram na manhã desta sexta-feira (26.06) seus adversários em Wimbledon, terceiro Grand Slam do ano, disputado em quadras de grama, que começa na próxima segunda-feira (29.06). Na chave de simples, Thomaz Bellucci, número um do país, não deu sorte: vai enfrentar o espanhol Rafael Nadal, ex-número um do mundo. Já João Souza, o Feijão, terá pela frente o colombiano Santiago Giraldo.

Atual número 41 do ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), Bellucci tentará a primeira vitória sobre Nadal na carreira. Eles já se enfrentaram quatro vezes, sendo três em Grand Slams. O espanhol venceu duas vezes no saibro de Roland Garros (2008 e 2010) e outra justamente em Wimbledon (2012). O último encontro entre eles foi este ano, no Rio Open, com vitória de Nadal por 2 x 0, parciais de 6/4 e 6/1. Bellucci nunca venceu um set sequer.

O retrospecto entre Feijão e Santiago Giraldo é menos desfavorável, embora o colombiano tenha vencido mais vezes. Em torneios menores, os Challengers e Futures, Giraldo levou a melhor em três partidas, com uma vitória do brasileiro. Eles também duelaram uma vez pela Copa Davis, com novo triunfo do tenista da Colômbia.

Na chave feminina, a única representante do país será Teliana Pereira. Aos 26 anos, ela ocupa a 75ª posição no ranking da WTA (Associação das Tenistas Profissionais) e estreia contra a italiana Camila Giorgi. A europeia de 23 anos é a 32ª da lista e este será o primeiro confronto entre as duas.

Teliana Pereira e João Souza, acima, e Thomaz Bellucci, abaixo: os representantes do Brasil na chave de simplesTeliana Pereira e João Souza, acima, e Thomaz Bellucci, abaixo: os representantes do Brasil na chave de simples

Seis brasileiros nas duplas
A grande participação do Brasil em Wimbledon será na chave de duplas, onde seis brasileiros disputam a primeira rodada. O principal deles é Marcelo Melo. Atual campeão de Roland Garros, Melo e o croata Ivan Dodig são os cabeças de chave número dois do Grand Slam e estreiam contra os argentinos Leonardo Mayer e Diego Schwartzman.

Outro tenista do Brasil bem cotado para o título é Bruno Soares. Ao lado do austríaco Alexander Peya, Soares entra no torneio como cabeça de chave número oito e faz sua primeira partida contra a parceria espanhola formada por Carreno Busta e Gimeno-Traver.

Bruno Soares (E) e Marcelo Melo estão entre os favoritos ao título de Wimbledon nas duplasBruno Soares (E) e Marcelo Melo estão entre os favoritos ao título de Wimbledon nas duplas

Além deles, outros quatro brasileiros entram em quadra nas duplas. Thomaz Bellucci junta forças com o argentino Guillermo Duran. Eles estreiam contra o tcheco Radek Stepanek e o russo Mikhail Youzhny. Já João Souza, o Feijão, joga ao lado do dominicano Victor Estrella Burgos contra o alemão Andre Begemann e o austríaco Julian Knowle.

Fechando a participação brasileira na primeira rodada em Wimbledon estão André Sá e Marcelo Demoliner. Sá e seu parceiro, Chris Gucione, da Austrália, estreiam contra os colombianos Juan Cabal e Robert Farah, cabeças de chave número 16. Demoliner e o neozelandês Marcus Daniel duelam com Robin Haase, da Holanda, e Benoit Paire, da França.

Apoio
Todos os atletas brasileiros que vão representar o país no Grand Slam de Wimbledon recebem apoio do governo federal. Marcelo e Melo e Bruno Soares são contemplados pelo programa Bolsa Pódio, do governo federal. Já Thomaz Bellucci e André Sá recebem a Bolsa Atleta na categoria olímpica, enquanto João Souza, Teliana Pereira e Marcelo Demoliner são beneficiados na categoria internacional.

Vagner Vargas, brasil2016.gov.br
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla