Ministério do Esporte Ministro George Hilton entrega equipamentos de ginástica em Aracaju
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministro George Hilton entrega equipamentos de ginástica em Aracaju

(Ivo Lima/ME)(Ivo Lima/ME)

Com direito a apresentações das novas séries que serão levadas para os Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015, em julho, a seleção brasileira de ginástica rítmica recebeu o ministro do Esporte, George Hilton, nesta sexta-feira (19.06), em Aracaju (SE). Sede do Centro Nacional de Treinamento de Ginástica Rítmica, a capital sergipana comemorou a entrega de 620 equipamentos certificados e homologados pela Federação Internacional de Ginástica (FIG).

A aquisição dos equipamentos é resultado do convênio assinado entre a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e o Ministério do Esporte, no valor total de R$ 7,3 milhões. Foram adquiridos 1010 aparelhos vindos da Alemanha, a maior importação de equipamentos de ginástica feita pelo Brasil. Os mais de mil aparelhos são destinados para as três modalidades olímpicas de ginástica - artística, rítmica e trampolim - e estão sendo distribuídos em 16 centros de treinamento em todas as regiões do Brasil. O objetivo é garantir que os atletas, de ponta e da base, tenham a melhor infraestrutura para treinar e competir em solo brasileiro.

Local de treinos diários da Seleção de Conjunto de Ginástica Rítmica, o Centro em Aracaju também ganhará climatização, conforme afirmou o ministro George Hilton. “Eu sempre soube que o povo sergipano tem um calor muito grande, um carisma. Quando a gente chega aqui, a gente sente que há um calor humano maravilhoso, mas isso não significa que a gente tenha que ficar com o nosso centro aqui sem ser climatizado, então eu já determinei de imediato a climatização do nosso centro, para que a gente possa ter aqui grandes eventos e essas meninas também possam treinar”, disse o ministro.

(Ivo Lima/ME)(Ivo Lima/ME)

Além do ministro George Hilton, a cerimônia de entrega dos equipamentos contou com a presença da presidente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Luciene Resende, do Secretário de Estado do Esporte, Adílson de Carvalho Júnior, do secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Evandro Garla,e da presidente da Federação Sergipana de Ginástica, Márcia Lima.

(Ivo Lima/ME)(Ivo Lima/ME)“Esses equipamentos que estamos entregando são equipamentos modernos, que vão ficar como grande legado. As Olimpíadas terminam no próximo ano, mas vai ficar no país um legado que vai permitir que a partir dele a gente tenha de forma perene a prática esportiva, sediando eventos nacionais, mundiais, mas com foco na base”, acrescentou o ministro George Hilton. 

Durante o evento, as ginastas entregaram ao ministro uma camisa da Seleção Brasileira, que se prepara para os Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, no mês que vem, para as etapas de Copa do Mundo de Sofia, na Bulgária, e Kazan, na Rússia, e para o Mundial de Stuttgart, na Alemanha, em setembro, classificatório para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

Após a cerimônia, a presidente da CBG, Luciene Resende, destacou que os investimentos são resultado de um trabalho árduo. "É um centro de referência. Com a climatização, isso nos permite abrir as portas para outros países que queiram fazer a aclimatação em Sergipe. Com certeza esse investimento trará grandes conquistas”, afirmou.

A oportunidade de treinar em equipamentos de ponta também foi destaca pelas meninas da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica. “Cada equipamento que a gente recebe é muito importante. O tablado, quanto mais próximo do tablado de competição, melhor pra gente, o rendimento aumenta. Hoje a gente está com esse equipamento igual ao que a gente vai competir lá em Toronto, por exemplo. Isso é muito importante”, explicou a capitã da Seleção de Ginástica Rítmica de Conjunto, Débora Falda.

O Centro Nacional de Treinamento de Ginástica Rítmica foi contemplado com estiletes (100), cordas (100), arcos (100), bolas (100), pares de maça (100), fitas (100), tablado de 14x14m (1), carpetes de 14x14m (2), pistas acrobáticas (1), tumbletracks de 14m (1), potes de magnésio (5), plintos de seis gavetas (2), bancos suecos (2) e espaldares (5). Além de Aracaju (SE), as cidades de Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), São Bernardo do Campo (SP) e Goiânia (GO) também já receberam novos aparelhos.

O secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Evandro Garla, lembrou a importância de difundir o esporte por todo o país. “Nós estamos interiorizando e difundindo o esporte em todo o Brasil. Aqui em Sergipe é um ponto estratégico e a ideia é também fazer esse desenho não só em Aracaju, mas em outros polos no interior do estado”, explicou. Sergipe foi contemplado com projetos para quatro Centros de Iniciação ao Esporte (CIE) em Aracaju, Itabaiana, São Cristóvão e Lagarto.

Ginásio

Em Aracaju, o ministro George Hilton também visitou o Ginásio de Esportes Constâncio Vieira. O local já recebeu eventos de porte internacional e será contemplado com a reforma imediata do piso. O ministro também garantiu que a modernização do restante das instalações será feita após a recuperação do piso.

“Já determinei que a gente possa trocar o piso aqui do Constâncio. È uma reivindicação antiga, Isso vai permitir, com a reforma completa, que a gente possa não só permitir a prática esportiva, mas também fazer com que Sergipe possa receber eventos de porte nacional e mundial”, afirmou George Hilton.

 

Mateus Baeta, brasil2016.gov.br, de Aracaju (SE)

Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

 

 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla