Ministério do Esporte Ministro George Hilton conhece ações e projetos para o futebol americano no país
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministro George Hilton conhece ações e projetos para o futebol americano no país

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

O Brasil disputará pela primeira vez a Copa do Mundo de Futebol Americano, organizada pela Federação Internacional da Modalidade (IFAF). O evento será realizado entre os dias 8 e 18 de julho, nos Estados Unidos. O presidente da Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA), Gustavo Sousa, esteve nesta quarta-feira (17.06), em Brasília, e apresentou os projetos e ações da entidade para o ministro do Esporte, George Hilton.

“É um esporte que conta com estruturação recente, pois a confederação foi criada em 2009. A modalidade está crescendo e precisamos de ajuda para abraçar os praticantes e os fãs que gostam e acompanham a modalidade no Brasil. Assim, queremos que futebol americano se desenvolva de forma sustentável de norte a sul nos próximos anos”, disse o presidente Gustavo Guto, que assumiu a entidade no início de 2015.   

Foto: Ivo Lima/MEFoto: Ivo Lima/MEAtualmente, o Brasil conta com mais de cem equipes espalhadas pelo país, com cerca de 5 mil praticantes. O campeonato nacional é disputado em duas divisões. A elite do evento conta com equipes de 15 estados. Segundo o dirigente, a principal conquista do esporte até o momento foi garantir a presença do país no mundial neste ano. “A conquista da vaga é o resultado do crescimento rápido da modalidade no país. Em menos de dez anos de prática organizada, nós conseguimos nos classificar pela primeira vez. A nossa gestão assumiu a confederação neste ano e queremos ampliar o número de praticantes e de fãs do esporte”, explicou.

Na Copa do Mundo, o Brasil está no grupo B, ao lado de França, Austrália e Coreia do Sul. No grupo A estão Estados Unidos, México, Japão e Canadá. A divisão se deu por base no ranking da IFAF. O Brasil estreia contra a França e o vencedor desta partida enfrenta o vencedor entre Austrália e Coreia do Sul.

Confira os principais pontos da entrevista com o presidente Gustavo Sousa:

Quais são as regras utilizadas no futebol americano?
Aqui no Brasil praticamos as regras internacionais da Federação Internacional da Modalidade. A IFAF conta com regras próprias que diferenciam um pouco das utilizadas na NFL (Liga Norte-americana). Nós jogamos com as regras que se aproximam muito com as do futebol americano universitário (NCAA).

Quais clubes brasileiros você pode destacar para o público que pretende acompanhar o esporte?
A equipe Crocodiles, do time de futebol Curitiba, é atualmente o destaque nacional. Eles participaram das últimas cinco finais do campeonato brasileiro e são os atuais bicampeões. Tem outras equipes de destaques, como o João Pessoa Espectros, que foi vice-campeão dos dois últimos campeonatos, e o Cuiabá Arsenal, que já foi duas vezes campeão brasileiro.

O que você espera da participação nacional do Mundial?
A expectativa no mundial é muito mais de aprendizado. Queremos fazer uma boa apresentação para que os brasileiros possam conhecer mais essa modalidade e para que a juventude queira praticar o esporte.

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

Breno Barros
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla