Ministério do Esporte Rúgbi: Seleções masculina e feminina dos Estados Unidos carimbam o passaporte para 2016
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Rúgbi: Seleções masculina e feminina dos Estados Unidos carimbam o passaporte para 2016

(Divulgação/World Rugby)(Divulgação/World Rugby)
Os Estados Unidos, que foram medalha de ouro na última edição do torneio olímpico do rúgbi, em Paris 1924 – o esporte voltará ao programa olímpico no ano que vem, no Rio de Janeiro –,  conquistaram o título do Campeonato da América do Norte e do Caribe de Rugby Sevens (NACRA Sevens 2015) e, com isso, garantiram vaga para os Jogos Rio 2016. Se o esporte voltará reformulado na competição no Brasil, em versão com sete jogadores de cada ao lado em vez dos tradicionais 15 jogadores, os Estados Unidos também trazem um diferencial em relação aos Jogos Olímpicos de 92 anos atrás: além dos homens, as mulheres também estão garantidas na disputa.
 
Depois de bater na trave e deixar escapar a classificação olímpica por apenas um ponto no último jogo da World Series 2014/2015, o time feminino dos Estados Unidos não deixou escapar a oportunidade da classificação jogando em casa.
 
Mostrando que a marcante derrota por 15 x 14 para a Inglaterra (que disputou a vaga em nome da Grã-Bretanha) já ficou no passado, as norte-americanas marcaram 369 pontos e levaram apenas cinco, em seis jogos. Na final, atropelaram o México por 88 x 0, garantindo o troféu do torneio e a vaga para os Jogos Rio 2016. Ao lado de Trinidad e Tobago, país terceiro colocado, as mexicanas, vice-campeãs, ganharam o direito de jogar o Campeonato Pré-Olímpico Mundial do ano que vem, cujo campeão também estará garantido nos Jogos Rio 2016. Além dos Estados Unidos, outras seis equipes estão garantidas para o torneio olímpico feminino de rúgbi: Brasil, Colômbia, Austrália, Canadá, Grã-Bretanha e Nova Zelândia.
 
Masculino
 
Apesar de ter um pouco mais de trabalho para garantir a vaga olímpica, a seleção masculina dos Estados Unidos também não foi ameaçada durante o NACRA Sevens 2015. Com cinco jogos e cinco vitórias – incluindo um triunfo por 21 x 5 na final contra o Canadá –, os Estados Unidos garantiram o título e juntaram-se a Brasil, Argentina, África do Sul, Grã-Bretanha, Fiji e Nova Zelândia como nações classificadas para a disputa do rúgbi masculino nos Jogos Rio 2016. Canadá e México, respectivamente segundo e terceiro colocados, disputarão o Pré-Olímpico Mundial de 2016.
 
Definidos os classificados da América do Norte e Caribe, mais da metade das 12 vagas para o torneio olímpico de rúgbi já está assegurada para os Jogos Rio 2016. Outros quatro campeões continentais (África, Europa, Ásia e Oceania), que serão conhecidos no segundo semestre de 2015, também estarão classificados. A única vaga restante será destinada ao campeão do Pré-Olímpico Mundial, que será disputado em 2016. As quatro primeiras vagas, tanto no masculino quanto no feminino, foram decididas pela Série Mundial 2014/2015; Colômbia, no feminino, e Argentina, no masculino, garantiram vaga como campeões da América da Sul. O Brasil, como país-sede está garantido nas disputas masculina e feminina.
 
Fonte: Rio 2016
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla