Ministério do Esporte Ronald Julião conquista a 1ª medalha do Brasil no Sul-Americano, disputado em Lima, no Peru
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ronald Julião conquista a 1ª medalha do Brasil no Sul-Americano, disputado em Lima, no Peru

(Divulgação)(Divulgação)Ronald Julião conquistou a primeira medalha do Brasil na 49ª edição do Campeonato Sul-Americano de Atletismo, que começou na manhã desta sexta-feira (12.06), no Estádio La Videna, em Lima, no Peru. Num dia supreendentemente chuvoso e frio, ele ganhou a prata no lançamento do disco, com a marca de 59,80 m.
 
"O tempo estava ruim, mas, na verdade, não consegui encaixar nenhum lançamento. Minha expectativa era um resultado bem melhor", disse Ronald, que ainda não tem índice para o Mundial de Pequim, em agosto.
 
O atleta, porém, está convocado para os Jogos Pan-Americanos de Toronto e tem mais de um mês de treinamento para buscar a marca mínima de 65,00 m para a China. "Não dá para desaminar. Tenho uma competição muito importante pela frente e tempo de fazer uma boa preparação", completou o atleta, que foi campeão sul-americano em Buenos Aires, em 2011.
 
O campeão da prova desta sexta-feira foi o colombiano Mauricio Ortega, com 61,36 m. Já o equatoriano Juan Caicedo ficou em terceiro lugar, com 54,88 m.
 
Na final do salto com vara, o brasileiro Augusto Dutra não obteve marca. Ele deixou para começar a prova em 5,50 m, mas falhou nas três tentativas a que tinha direito. O ouro ficou com o argentino German Chiaraviglio (5,70 m), seguido do chileno Daniel Zupeuc (4,80 m) e do peruano José Pozo (4,70 m).
 
A tarde desta sexta-feira será agitada. Mesmo com algumas mudanças na programação, ocorridas no Congresso Técnico de quinta-feira, estão previstas 12 finais. Nas semifinais da manhã, Geisa Coutinho (53.81), Liliane Fernandes (54.84), Hederson Estefani (46.17) e Jonathan Henrique da Silva (48.05) passaram para as finais da tarde/noite dos 400 m. O mesmo ocorreu com Eder Souza (13.90) e João Vitor de Oliveira (13.92) nos 110 m com barreiras.
 
No decatlo, o brasileiro Luiz Alberto de Araújo está na liderança, após a disputa das três provas. A organização do torneio, porém, não havia disponibilizada a contagem parcial até o início da tarde desta sexta-feira.
 
A competição, que reúne atletas de 12 países, prossegue com mais duas etapas neste sábado (12), no Estádio "La Videna". Pela manhã, a competição prevê quatro finais, começando com os 20.000 m marcha feminina. No segundo período, acontecerão mais nove finais, terminando à noite com a disputa do revezamento 4x100 m masculino.
 
Esta é a sétima vez que a capital peruana recebe o Campeonato Sul-Americano Adulto. Nas outras vezes, a competição foi realizada em 1929, 1949, 1961, 1971, 1993 e 2009.
 
O Brasil tem 31 recordes do torneio, sendo 15 masculinos e 16 femininos. O mais antigo é de Robson Caetano da Silva, obtido em 1989, em Medellín, na Colômbia, nos 200 m (20.44).
 
Comissão feminina - A Comissão Feminina da Confederação Sul-Americana de Atletismo (CONSUDATLE) realizou na manhã desta sexta-feira a sua primeira reunião oficial, com o propósito de incrementar a participação das mulheres nas competições no continente. A representante brasileira, indicada pelo presidente da CBAt, José Antonio Martins Fernandes, na comissão é Esmeralda de Jesus Garcia, ex-velocista e saltadora, que entre outros títulos conquistou o ouro nos 100 m do Pan-Americano de Caracas, em 1983.
 
"Pela primeira conversa ficou claro, que a situação das mulheres na América do Sul pode melhorar muito. Tem condições de crescer e as atletas precisam de mais apoio", comentou Esmeralda.
 
Fonte: CBAt
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla