Ministério do Esporte Tênis de mesa: Vitor Ishiy e Eric Jouti conquistam título brasileiro
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Tênis de mesa: Vitor Ishiy e Eric Jouti conquistam título brasileiro

A dupla de tênis de mesa Vitor Ishiy e Eric Jouti (São Caetano/Seest/Xiom-SP) coroaram nesta quarta-feira (27.05) uma temporada de muitos desafios com o título Absoluto A do Campeonato Brasileiro, que está sendo disputado no Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, no Rio de Janeiro (RJ).

De volta ao Brasil após um ano na Alemanha, a dupla venceu Humberto Manhani/ Pedro Ramos (FME Criciúma/Yasaka-SC) por 3 sets a 1, parciais de 11/9, 7/11, 11/8 e 11/1. Antes, eles haviam eliminado, na sequência, Daniel Santos/ Heverton Braz (Jundiaí Clube-SP), Adilson Toledo/ Daniel Lira (Associação Nova Era-SP) e Danilo Toma/ Giuliano Peixoto (FME Concórdia-SC), todos por 3 a 0.

O bronze foi para Toma/ Peixoto e Massao Kohatsu/ Vitor Santos (Santa Cecília/Saldanha da Gama/LSTM-SP).

Foto: CBTMFoto: CBTM

Crescimento
A parceria campeã veio de uma temporada de muito aprendizado na Alemanha. Vitor Ishiy vive e treina em Ochsenhausen com outros três atletas da seleção brasileira adulta: Hugo Calderano, Gustavo Tsuboi e Cazuo Matsumoto.

“Voltei com mais regularidade. Treinando lá, o nível acaba subindo um pouco mais, então conseguimos fazer as coisas com mais confiança e regularidade. Acho, inclusive, que esse foi o ponto forte da dupla. Erramos pouco e pressionamos o adversário”, afirmou Ishiy.

O desenvolvimento, no entanto, teve seu preço, já que Vitor superou as dificuldades iniciais para se encaixar no ritmo dos companheiros de treino. “O mais difícil foi me acostumar ao ritmo deles para acompanhar os treinamentos. E também senti um pouco o fato de morar sozinho. Foi uma experiência nova para mim, mas muito positiva”, disse.

Vitor esteve focado nos treinamentos, enquanto Eric Jouti conseguiu disputar mais competições. O brasileiro de 21 anos atuou pelo TV Leiselheim, da quarta divisão alemã, e foi o melhor jogador da competição, com 35 vitórias e apenas uma derrota. O desempenho lhe rendeu um convite para atuar na liga de cima a partir do meio do ano.

No início deste mês, conquistou ainda uma etapa do circuito Challenger Series, que reúne atletas de toda Europa. Para chegar ao título, o brasileiro superou atletas mais experientes e melhor ranqueados, como o croata Frane Kojic, que atua na elite alemã. “Foi uma temporada boa, mas dura. Fiquei cinco meses direto lá fora, pensava em voltar, mas fiquei e me dediquei muito, pois sabia que seria bom para mim. Aprendi muito vendo e treinando. Valeu a pena”, avaliou Jouti.

A parceria campeã brasileira destacou o nível da competição e projetou novos encontros para buscarem objetivos ainda mais altos. “Nunca tínhamos jogado juntos, mas recentemente tivemos a oportunidade de disputar alguns torneios importantes. Estamos começando a nos entrosar. Aqui, éramos favoritos, mas as parcerias estavam fortes. E, nas duplas, tudo pode acontecer, é muito imprevisível”, concluiu Jouti.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Fonte: CBTM
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla