Ministério do Esporte Vídeo: sinta as emoções de um canoísta na descida do Canal de Itaipu
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Vídeo: sinta as emoções de um canoísta na descida do Canal de Itaipu

O Canal de Itaipu foi palco do Campeonato Mundial Júnior e Sub 23, entre os dias 22 e 26 de abril. A canoísta brasileira Milene Wolf, que atuou como forerunner – atletas que testam o percurso antes das provas –, topou mostrar todo o circuito de Foz do Iguaçu (PR), com uma câmera instalada no capacete. Agora, os internautas podem sentir as emoções e ver o esforço exigido pela pista com 20 balizas (nas verdes, a canoa ou caiaque deve ir a favor da correnteza; nas vermelhas, contra o fluxo de água).

O canal abriga o Centro Nacional de Treinamento da modalidade e recebeu elogios dos competidores estrangeiros durante o Mundial. A australiana Jéssica Fox, bicampeã no C1 Sub 23 (2013 e 2014) e tricampeã no K1 Sub 23 com a conquista em Foz do Iguaçu, elogiou a estrutura. “É um grande circuito, parecido com alguns rios em que treinamos na Europa. Todo o evento foi realmente muito bom”.

Opinião compartilhada pela espanhola Nuria Vilarrubla, que conquistou o ouro no C1 Sub 23. “Esse é um lugar fantástico. Além do mais, é uma pista que permite muito o jogo, com as correntes e os movimentos. Foi uma grande competição”.

“O Brasil ficou um pouco à frente com essa organização. Os atletas europeus chegam e parabenizam pelo campeonato, falam que está tudo perfeito”, conta Anderson Oliveira, que faz dupla com Charles Correa. Contemplados com a Bolsa Pódio, eles conquistaram o bronze no C2 Sub 23.

O canal conta com obstáculos naturais e artificiais, permitindo a modulação das correntezas. O circuito tem 430 metros de extensão, largura que varia entre oito e 25 metros e profundidade média de 1,2 metro.

O Ministério do Esporte repassou R$ 3 milhões à prefeitura para a implantação da unidade compacta de bombeamento de água no complexo Parque da Barragem. As três bombas evitam que possíveis secas no reservatório de Itaipu, na divisa com o Paraguai, impeçam a prática esportiva.

Quando a quantidade de água reduz e a vazão não é suficiente para alimentar o canal, os equipamentos levam a água do Lago de Itaipu, através de dutos de até 100 metros, para o local de treinos e competição.

Antes do Mundial Júnior e Sub 23, o local já havia recebido o Mundial de Canoagem Slalom Sênior 2007 e o evento classificatório para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008.

Saiba Mais

Gabriel Fialho (produção e reportagem) e Danilo Borges (imagens e edição), de Foz do Iguaçu (PR)
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla