Ministério do Esporte Ministro cria grupo de trabalho para elaborar o Sistema Nacional do Esporte
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministro cria grupo de trabalho para elaborar o Sistema Nacional do Esporte

(Foto: Francisco Medeiros/ME)(Foto: Francisco Medeiros/ME)

O Diário Oficial da União (DOU) publicou nesta sexta-feira (17.4) a portaria que cria o Grupo de Trabalho que vai discutir as propostas e elaborar o Projeto de Lei de Diretrizes e Bases do Sistema Nacional do Esporte. O documento irá nortear as políticas esportivas do país.

A discussão do Sistema Nacional vai definir as funções dos governos federal, estadual, municipal, das entidades privadas, federações, confederações e clubes para as políticas do setor. “O Grupo de Trabalho será um espaço de diálogo e formulação de propostas, para que até setembro a gente apresente o texto ao Congresso Nacional”, explicou ministro George Hilton.

Confira no DOU a equipe que discutirá o Sistema Nacional do Esporte

A ação visa deixar a massificação da prática esportiva em todo o território nacional como o legado a partir dos megaeventos esportivos que o país passou a receber nos últimos anos. O Grupo de Trabalho terá o prazo de noventa dias para a conclusão dos trabalhos, podendo ser prorrogado, sucessivamente, por períodos iguais.

Segundo a portaria, o Ministério do Esporte poderá firmar parcerias com entidades públicas ou privadas, sem fins lucrativos, visando a fomentar ações relevantes para viabilizar os objetivos estabelecidos no plano.

A proposta é criar uma mudança cultural, em que os investimentos no setor sejam encarados como uma política de Estado, direito de todos os brasileiros. Assim, com o Sistema Nacional os investimentos na área não ficarão vulneráveis as mudanças de governos, para que as diretrizes e bases sejam cumpridas por todos.

A prática esportiva acessível a todos os brasileiros, investimentos claros e contínuos, para transformar o Brasil em um país que pratica esporte são os objetivos do grupo de trabalho. Garantindo a educação física nos primeiros anos de ensino, passando pelos clubes formadores de atletas e chegando ao alto rendimento.

Professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Lamartine Pereira da Costa comenta a criação do grupo de trabalho  (Foto: Divulgação)Professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Lamartine Pereira da Costa comenta a criação do grupo de trabalho (Foto: Divulgação)Visão do especialista
Professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Lamartine Pereira da Costa elogiou a postura do governo federal. O estudioso fala que essa visão de futuro é fundamental. “Temos que ser otimistas. O bom é que o novo ministro não fala naquele antigo Sistema Nacional do Esporte. Seus discursos são sempre falando de inovação e isso me deixa mais empolgado”, declarou Lamartine.

O professor é membro do Conselho Pesquisas do Comitê Olímpico Internacional (COI) e está perto de finalizar um livro a respeito dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. “Acho que esse Grupo de Trabalho que vai discutir as propostas para o Sistema inovador pode usar do nosso trabalho que em breve será divulgado, publicado. O que acho interessante é que, pelo que venho acompanhando, o ministro (George Hilton) escuta os mais diversos setores. Isso é fundamental para que o Sistema seja bem coeso”, concluiu.

Breno Barros e Petronilo Oliveira
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla