Ministério do Esporte Brasil domina primeira noite de finais da primeira etapa de Natação do Campeonato Sul-Americano Juvenil
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Brasil domina primeira noite de finais da primeira etapa de Natação do Campeonato Sul-Americano Juvenil

Nas finais da primeira etapa de Natação do Campeonato Sul-Americano Juvenil de Natação o Brasil conquistou 24 medalhas (14 ouros, oito pratas e dois bronzes), além de sete novos recordes de campeonato. Realizado no Parque Aquático da cidade de Lima, no Peru, na noite desta quarta-feira, 15/04, os nadadores do Brasil estiveram presente em 19 provas, das 20 decisões realizadas. O torneio é dividido na categoria Juvenil A (atletas com 14 e 15 anos) e B (16 e 17). Com programação intensa a competição segue com eliminatórias às 11h e finais às 20h, no horário de Brasília, até domingo, dia 18/04. Na manhã desta quinta feira serão realizadas as eliminatórias da segunda etapa, com maciça presença dos nadadores do Brasil. Veja abaixo os resultados e a programação completa.
 
(Divulgação/CBDA)(Divulgação/CBDA)
 
Nas duas primeiras provas finais da competição, os revezamentos mistos 4x100m Medley, o Brasil garantiu as duas medalhas de ouro, demonstrando a força da equipe. Com a maior delegação do torneio, 47 nadadores, os atletas brasileiros agitaram a arquibancada durante toda etapa.
 
A próxima conquista veio com a dobradinha feminina, nos 100m livre, juvenil B, feita por Gabriele Roncatto (56s21), com o ouro e novo recorde do sul-americano juvenil e Andresssa Lima (57s76), com a prata. O recorde anterior era de Larissa Oliveira, 57s17, de 2011.
 
“Eu esperava nadar um pouquinho mais rápido, mas como a preparação foi para o Maria Lenk, estou bastante satisfeita com o resultado e ainda mais empolgada para as outras provas", comentou Gabi Roncatto.
 
Com a expectativa da convocação para o Sul-Americano, Gabriele se prepara para um segundo semestre de muitas competições e, com apenas 16 anos, diz conciliar bem com a rotina de treinamentos, viagens e escola. A nadadora têm vaga garantida em seu segundo Campeonato Mundial Junior, em Cingapura, no mês de agosto. Atleta do Pinheiros, Gabi fez parte do revezamento 4x200m livre, que na competição realizada na última semana, no Rio de Janeiro, conquistou o ouro e bateu o recorde sul-americano da prova, que vigorava desde 2004.
 
“Foi uma experiência ótima, todas as atletas são excelentes e foi uma honra nadar com elas, mas sinto que poderia ter dado mais de mim. Treinar junto com a equipe mais velha me ajuda muito a crescer e buscar cada vez mais. Hoje me espelho muito na Joanna Maranhão (companheira de clube), que é uma pessoa ótima, além de excelente atleta e muito dedicada. Ela tá sempre nos dando dica e passando a experiência dela. Hoje eu sinto o quanto é importante passar confiança aos atletas mais novos e sempre me esforço para poder ajudar meus companheiros na competição”, finalizou Gabriele Roncatto, que ainda nadará os 400m livre e deverá compor os revezamentos do Brasil.
 
Outro destaque da noite, Brandonn Almeida, também pelo juvenil B, garantiu mais uma medalha de ouro, com recorde da competição para o Brasil, desta vez nos 400m livre, ao fechar a prova com 3m55s01. A marca anterior era de 3m55s63, registrada em 2009, por Marcus Botega. Atual campeão do Maria Lenk e recordista brasileiro nos 1500m livre, Brandoon também espera as convocações da CBDA para decidir quais as metas principais do segundo semestre, mas representará o Brasil em todos os dias desta competição sul-americana.
 
“Foi muito bom começar bem e ainda conseguir bater esse recorde que era bem antigo. Estou feliz por nadar próximo do meu melhor, mesmo depois de ficar uns dias sem nadar. Há quatro anos eu estreava em competições internacionais em um sul-americano juvenil (no Peru, em 2011) e hoje vejo o quanto foi importante. Não só pela experiência, mas também por sentir vontade de sempre defender o Brasil cada vez mais e em todas as competições que puder”, comentou Brandonn Almeida, atleta com índice para disputar o Mundial de Desportes Aquáticos, em Kazan e o Mundial Junior, em Cingapura.
 
Fonte: CBDA
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
 
 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla