Ministério do Esporte Santos retoma equipe de futebol feminino com vitória sobre a Portuguesa
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Santos retoma equipe de futebol feminino com vitória sobre a Portuguesa

No dia em que comemorou o seu 103º aniversário, o Santos presenteou o futebol feminino com a volta da equipe que ficou conhecida como “Sereias da Vila”. O time formado há duas semanas fez sua estreia nesta terça-feira (14.04) em amistoso contra a Portuguesa de Desportos no estádio da Vila Belmiro. A festa ficou maior com a vitória por 1 x 0. O gol foi anotado pela atacante Fernanda Tipa aos 11 minutos do segundo tempo.
 
O retorno da equipe, que havia encerrado as atividades em 2011, após conquistas marcantes como os bicampeonatos da Taça Libertadores da América (2009 e 2010) e da Copa do Brasil (2008 e 2009), foi comemorado pelas jogadoras, comissão técnica, torcida e amantes do futebol feminino em geral.
 
“Eu tinha uma trajetória no Santos. Fiquei aqui de 2007 a 2011. A gente ficou triste quando terminou o time após cinco anos de trabalho. A gente se dividiu, cada uma foi para um lugar, mas hoje temos a felicidade de ter o futebol feminino de volta e ficamos lisonjeadas com tudo que o Santos tem feito por nós. Buscaremos fazer sempre o melhor em campo”, celebrou a zagueira Auinã Moraes, ou Índia, como é mais conhecida.
 
A importância deste retorno pôde ser vista antes mesmo de a bola rolar, quando a emoção tomou conta da volante Maria Alues. “Eu estava muito emocionada. É a primeira vez com a camisa do Santos. É uma honra defender esse manto. Já tinha trabalhado com o Modesto (Roma Jr, presidente do Santos) e esse era um sonho dele. Agora, como presidente, ele pôde realizar esse projeto. Para a gente e para o futebol é muito bom”.
 
O treinador Caio Couto ressaltou a estrutura oferecida às jogadoras, que contam com Centro de Treinamento, departamento de fisioterapia e fisiologia e academia. “É de fundamental importância para os profissionais e para a modalidade, porque o Santos privilegia o futebol feminino, dá toda a estrutura necessária para fazermos o melhor trabalho possível. Tudo que uma equipe de futebol de alto nível precisa”.
 
A iniciativa foi elogiada até pelas adversárias de hoje, como a zagueira Camilinha. “É muito importante ter o apoio dos clubes. O futebol feminino precisa disso e a gente tem muita vontade de crescer e mostrar nosso talento dentro de campo”.  
 
Fotos: Gabriel Fialho/MEFotos: Gabriel Fialho/ME
 
Força da Torcida
Além do Santos, o São Paulo, outro time tradicional no futebol masculino, anunciou recentemente a formação da equipe feminina. O mandatário alvinegro, Modesto Roma Jr, acha importante a participação dos times com grandes torcidas na modalidade, mas defende os clubes que construíram sua história entre as mulheres. “O futebol feminino tem seu espaço próprio. O Santos tem camisa, torcida e isso é importante, mas não podemos deixar de respeitar equipes de tradição no futebol feminino, que não tem no masculino, mas que merecem ser valorizadas e respeitadas”.
 
O ministro do Esporte, George Hilton, deu o pontapé inicial da partida entre Santos e Portuguesa. Ele disse querer contar com a parceria dos clubes para concretizar uma das metas de sua gestão: o Sistema Nacional de Esporte. “Eu vejo nessas ações, tanto do São Paulo como do Santos, um indicativo que a gente precisa ter um Sistema Nacional do Esporte em que haja uma parceria clara entre a União, os estados e os municípios e no setor privado com as confederações, federações e clubes. Somente será possível uma revolução na prática esportiva do Brasil se a gente puder contar com a parceria dos clubes e o Santos será fundamental nesse processo”.
 
A ex-jogadora da seleção e coordenadora geral de futebol do Ministério do Esporte, Michael Jackson, também elogiou a iniciativa dos clubes paulistas. “Este é um começo que todos os outros clubes deveriam seguir. O futebol feminino merece o que o Santos e o São Paulo estão fazendo. Passou da hora de a gente fazer com que a modalidade vire realmente uma realidade no país”, afirmou Michael, que também defendeu a iniciativa do Governo Federal de colocar como contrapartida na MP do futebol a exigência de investimentos na modalidade.
Fotos: Francisco Medeiros/MEFotos: Francisco Medeiros/ME
 
“O governo está fazendo um papel excelente e tem que caminhar junto. Isso é importante, porque quando disputamos competições como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, o Brasil não consegue essa tão sonhada medalha de ouro por falta da base e de um futebol feminino forte no país”, disse a coordenadora do Ministério, que garantiu a continuidade do apoio do Governo Federal à realização do Campeonato Brasileiro e da Taça Libertadores da América em 2015. “Também vamos fazer a Copa Universitária, a Copa Escolar e estamos pensando sobre o futsal. Vem muita novidade por aí”.
 
Programa Familiar
A oportunidade de prestigiar as “Sereias da Vila” motivou os pais a levarem os filhos à Vila Belmiro na tarde desta terça-feira. Para a pequena Piettra Beatriz, 5 anos, a experiência foi ainda mais inesquecível. Com uniforme completo do Santos e calçando chuteiras, ela entrou com o time em campo e sonha em ser jogadora. O pai dela, David de Paula, é estivador e defende a oportunidade dada às atletas.
 
“O Santos é um dos clubes que sempre investiu no futebol feminino e quando o time acabou a gente ficou triste. Elas merecem esse espaço, porque jogam as Olimpíadas, sempre chegam nos Mundiais, tem a Marta, uma das melhores do mundo. O futebol brasileiro deveria ter mais respeito por elas, profissionalizar, buscar meios de investimento e patrocínios. Gostei da iniciativa do Santos, para a gente é motivo de muita alegria, até porque tenho uma filha que gosta muito de futebol”, afirmou.
 
Foto: Gabriel Fialho/MEFoto: Gabriel Fialho/ME
 
A partida também foi o programa dos colegas Arthur Henrique, 11 anos, e Arthur Correa, 12 anos, que mostraram que a futura geração está disposta a romper com o preconceito em torno do futebol feminino. “É importante ter futebol feminino, muita gente acha que é só o masculino que tem que jogar, mas temos que dar valor ao feminino também”, argumentou o mais novo. “Tem que ter igualdade, não pode ter esse preconceito. As mulheres têm esse direito e podem jogar se elas quiserem”, concordou Correa.
 
Eles terão a oportunidade de prestigiar as "Sereias da Vila" na estreia do Campeonato Paulista contra o Taubaté, no próximo domingo (19.04), no CT Rei Pelé. No mesmo dia, a Portuguesa debuta contra o Centro Olímpico. 
 
Produção e reportagem - Gabriel Fialho, imagens e edição - Danilo Borges, de Santos (SP)
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla