Ministério do Esporte No Troféu Maria Lenk, Leonardo de Deus faz o melhor tempo do mundo em 2015
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

No Troféu Maria Lenk, Leonardo de Deus faz o melhor tempo do mundo em 2015

(Divulgação/CBDA)(Divulgação/CBDA)
Leonardo de Deus nadou os 200m borboleta em 1m55s19 e fez o melhor tempo do mundo este ano, na primeira prova das finais do Campeonato Brasileiro Absoluto – Troféu Maria Lenk, que aconteceram na noite desta quinta-feira (09/04), na piscina do Fluminense. Leonardo, do Corinthians, superou o dinamarquês Viktor Bromer, que liderava com 1m55s39. A marca de Leo melhorou seu índice para o Mundial dos Esportes Aquáticos de Kazan feito no Torneio Open de 2014, 1m56s93.
 
“Estou muito feliz com esse tempo. A gente está trabalhando todo dia, muito focado num objetivo principal que é a medalha olímpica. Eu tenho todo o suporte do meu clube, meu técnico (Carlos Matheus) me dá total atenção. É um trabalho muito pesado e esperto que nos Jogos Pan-Americanos deste ano dê um susto, mas um susto bom com o tempo extraordinário que acho que posso fazer”, brincou Leonardo, lembrando que nos Jogos de Guadalajara 2011 quase foi desclassificado da prova por ter entrado na prova com a touca não permitida pela Federação Internacional.
 
A prova de 200m borboleta tem quatro atletas com índices para o Mundial Júnior. Kaue Carvalho, do Corinthians, fez 2m01s40 nas eliminatórias. Nas finais, Henrique Painhas, do Curitibano passou a ser o melhor tempo com 2m01s09. O índice era 2m01s90. Na decisão ainda Giovane Lima, do Sesi/SP (2m01s45) e Vinícius Lanza do Minas Tênis (2m01s46) obtiveram marcas válidas para o Mundial da FINA, mas somente os dois primeiros poderão ir. 
 
Ao contrário do Mundial de Kazan, em julho e agosto, e do Mundial Júnior de Cingapura, em setembro, a seleção brasileira de natação para os Jogos Pan-Americanos de Toronto não tem um índice específico para alcançar. A seleção será formada pelos melhores índices técnicos de cada prova do programa Pan-Americano. A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos quer levar a melhor equipe possível para essas importantes competições e vários atletas já declararam o que tem em mente, mas a CBDA anunciará as equipes oficialmente apenas após uma análise mais cuidadosa para que o país tenha o melhor desempenho possível.
 
Nos 200m borboleta feminino, Joanna Maranhão, do Pinheiros, fez 2m10s33 e melhorou muito sua marca das eliminatórias (2m14s49). O tempo ficou exatamente um segundo distante do índice (2m09s33). Felipe França Silva, do Corinthians, venceu os 100m peito com 59s84 e baixou de um segundo a sua marca para o Mundial de Kazan (1m00s01). O “xará” Felipe Lima, do Minas Tênis, fez 1m00s03 na final e piorou seu tempo das eliminatórias (59s78) mas segue como a primeira marca para o Mundial e para o Pan e também o terceiro melhor tempo de 2015 até o momento.
 
A disputa pelos revezamentos – Estar listado entre os quatro de um revezamento da natação brasileira nas principais competições internacionais é aumentar em muito as chances de subir ao pódio, entrar em finais e/ou de superar recordes. Deste modo, a vaga numa equipe é sempre muito disputada. As provas de revezamento 4x100m livre na noite desta quarta fizeram rodar a “dança das cadeiras” nas vagas para o Mundial de Kazan. No feminino, o time do Sesi/SP  bateu o recorde de campeonato com 3m41s62. Etiene Medeiros, que abriu a disputa, marcou 54s99 e passou a ser a terceira do time para Rússia. Para que o tempo em abertura de revezamentos seja considerado, o atleta não pode ter disputado a prova individual, que neste caso acontecerá no sábado, 11/4.
 
"Eu vim para isso. Quis abrir a prova para tentar essa vaga e não vou nadar a prova individual dos 100m livre no sábado para que ele seja válido", disse Etiene.
 
O Troféu Maria Lenk de Natação 2014 acontece com recursos de algumas empresas privadas e principalmente do Ministério do Esporte, por meio da Bradesco/Lei de Incentivo Fiscal, Lei Agnelo/Piva.
 
Fonte: CBDA
Ascom - Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla