Ministério do Esporte George Hilton apresenta e debate programas do Ministério do Esporte na Câmara
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

George Hilton apresenta e debate programas do Ministério do Esporte na Câmara

(Francisco Medeiros/ME)(Francisco Medeiros/ME)
Entre às 10h e às 14h desta quinta-feira (09.04), a Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados teve como principal nome o ministro do Esporte. George Hilton esteve no local a convite dos parlamentares José Rocha, Sílvio Torres e Danrlei de Deus para debater os planos e projetos da pasta para os próximos anos, bem como fazer um balanço dos preparativos para os Jogos Olímpicos de 2016.
 
George Hilton sentou-se ao lado do presidente da Comissão de Esporte, o deputado Márcio Marinho, e falou sobre o seu trabalho à frente do Ministério. Com slides informativos e ilustrativos, o ministro detalhou a maioria dos programas da pasta. “O Brasil vive um ciclo virtuoso desde o Pan de 2007. Temos que aproveitar o momento para desenvolvermos e massificarmos a prática esportiva”, disse.
 
As principais metas definidas pelo ministro para a sua gestão foram: estabelecer o plano de legado dos Jogos Rio 2016; criar a Rede Nacional de Treinamento; tratar sobre os avanços do programa de modernização do futebol (com pontos estabelecidos na Medida Provisória 671); debater sobre a Lei de incentivo ao Esporte; fortalecer os programas sociais (Atleta na Escola, Bolsa Atleta, convênios, Programa Esporte da Escola); modernizar a infraestrutura esportiva do país, além dos Convênios com a Confederação Brasileira de Clubes (CBC), onde há o repasse de recursos para as entidades.
 
“A gente está em uma parceria muito legal com a Comissão do Esporte. O Sistema Nacional de Esporte que virá para a Câmara dos Deputados será trabalhado de forma integrada com nossos técnicos do Ministério e os parlamentares”, discursou Hilton.
“Estamos desenvolvendo uma Rede Nacional de Treinamento, que serve tanto para a base como para o alto rendimento, mas principalmente para a base. Vamos criar módulos em todos os municípios do Brasil com até 50 mil habitantes até o fim da minha gestão. Esses módulos serão compostos por uma quadra coberta, campo de futebol society e também por uma academia ao ar livre. A partir daí, estaremos em um momento histórico, onde vamos massificar a prática esportiva em todos os municípios brasileiros”, avisou o ministro.
 
Esporte nas escolas
 
O ministro também falou sobre uma alarmante estatística: 45% da população brasileira é sedentária. Para que não haja justificativa de não ter o hábito de praticar esporte desde criança, surgiu a ideia de se criar o Sistema Nacional do Esporte. “A partir daí, nós, em parceria com o Ministério da Educação, trabalharemos no ensino fundamental para que haja a prática da educação física. Temos que criar nas crianças a cultura, o hábito de praticar esportes. Em seguida, teremos uma parceria com os governos estaduais e municipais para desenvolver espaços esportivos para que nós tenhamos atletas de alto rendimento também”, explicou.
 
MP do Futebol
 
A Medida Provisória 671, que está em análise no Congresso Nacional e busca ajudar os clubes de futebol a financiarem suas dívidas com a União, tem gerado discussões entre os atores envolvidos. Indagado pelos jornalistas presentes na reunião, George Hilton foi enfático: “Nós discutimos amplamente o texto que está no Congresso, principalmente, com os clubes, atletas e CBF. Estamos conscientes de que fizemos um texto completo, que ao meu modo de ver, atende às necessidades dos clubes, mas exige deles outro comportamento, que são as contrapartidas. Agora, os parlamentares vão melhorar o texto para que possamos viver logo um momento histórico no futebol brasileiro”.
 
Jogos Olímpicos
Em seguida, o ministro George Hilton chamou o secretário-executivo Ricardo Leyser para sentar-se à mesa e detalhar a preparação para os Jogos Rio 2016 e os programas e ações para a competição, que envolvem: os Centro de Iniciação ao Esporte (legado dos Jogos para todo o Brasil); a modernização e diversificação da prática esportiva; a Rede Nacional de Treinamento, que fornecerá o caminho do atleta desde a formação, além de articular os locais de treino entre cidades, estados, municípios e federações.
 
“O parlamento é essencial. Todo o funcionamento do país depende de uma legislação aprovada. Os principais programas foram aprovados aqui. A Lei de Incentivo, o Bolsa Atleta, a Rede Nacional de Treinamento. Ou seja, sempre tivemos o apoio do Congresso e queremos manter essa boa relação, por isso que o ministro George Hilton decidiu que viríamos aqui. O trabalho está sendo bem feito. A cada evento importante, vamos aprendendo, evoluindo e nos modernizando”, declarou Leyser.
 
Petronilo Oliveira
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla