Ministério do Esporte Copa Brasil de Tiro Esportivo Paraolímpico abre temporada 2015
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Copa Brasil de Tiro Esportivo Paraolímpico abre temporada 2015

Ricardo Costa, durante o Mundial da Alemanha, em 2014. (Foto: Divulgação CPB)Ricardo Costa, durante o Mundial da Alemanha, em 2014. (Foto: Divulgação CPB)Curitiba será a sede da I Copa Brasil de Tiro Esportivo Paraolímpico, que acontece de sexta a domingo (10 a 12.04). Essa será a primeira das três competições nacionais da modalidade numa temporada que é fundamental para o processo de qualificação para os Jogos Paraolímpicos Rio 2016.

Ao todo, 63 atiradores brasileiros disputarão o evento no estande de tiro montado no Santa Mônica Clube de Campo. Entre eles estão os atletas que compõem a seleção para esta temporada: Débora Campos, Geraldo Von Rosenthal, Ricardo Augusto Gomes, Wátachos Arrivabene, Alexandre Galgani, Carlos Garletti, Helcio Perilo e Sérgio Vida.

Por ser o país-sede dos Jogos Paralímpicos, o Brasil tem direito a três vagas diretas na Rio-2016: uma no feminino e duas no masculino. A vaga entre as mulheres, contudo, já foi conseguida de maneira direta após a performance de Débora Campos no Mundial de Tiro Esportivo do ano passado, em Suhl, Alemanha.

Os homens ainda terão três chances de obter vaga diretamente na Paraolimpíada. Em julho, a Copa do Mundo de Osijek, Croácia, será classificatória aos Jogos. Da mesma maneira, as Copas do Mundo de Sydney, Austrália, em setembro, e de Fort Benning, Estados Unidos, em novembro, distribuirão as vagas que ainda restam para 2016.

“Esta competição será o nosso primeiro parâmetro do ano para avaliar o desempenho dos atletas. Nosso objetivo também é propiciar a chance de competir para os novos valores do nosso desporto. Em um primeiro momento, nós esperamos que nossos atletas alcancem os melhores resultados nas Copas do Mundo, no segundo semestre”, avaliou Felipe Dias, supervisor técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro.

O calendário nacional de 2015 terá ainda a segunda edição da Copa Brasil, de 25 a 28 de junho, em Brasília, e o Campeonato Brasileiro, no Rio de Janeiro, de 22 a 25 de outubro.

O tiro esportivo paralímpico é disputado por atletas divididos em três classes. As divisões SH1 e SH2 são dedicadas a amputados, paraplégicos, tetraplégicos e pessoas com deficiências motoras. Na SH1, não há necessidade de apoiar a arma, o que ocorre na SH2. Por fim, a SH3 é destinada a atiradores com deficiências visuais.

Serviço:
I Copa Brasil de Tiro Esportivo
Data: 10 a 12 de abril
Local: Santa Mônica Clube de Campo (Rodovia Régis Bittencourt, km 6, Colombo (PR)
Horários: 8h30 às 17h30 (sexta-feira e sábado) e 8h30 às 13h (domingo)

Fonte: CPB
Ascom - Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla