Ministério do Esporte Esperanças de medalhas no atletismo e na natação paraolímpica se preparam para 2015
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Esperanças de medalhas no atletismo e na natação paraolímpica se preparam para 2015

Foto: Divulgação CPBFoto: Divulgação CPBA temporada 2015 será muito importante para o esporte paralímpico brasileiro. Além de anteceder os Jogos Paralímpicos do Rio-2016, o ano ainda terá os Mundiais de natação, em julho, na Escócia, e de atletismo, em outubro, no Catar, e os Jogos Parapan-Americanos de Toronto, em agosto.

Com todos esses compromissos marcados, os atletas das duas modalidades terão, em abril, em São Paulo,  uma prévia dos próximos 18 meses com o Open Internacional Caixa Loterias de Atletismo e Natação, competição marcada para  22 a 25 de abril, em São Paulo.

Organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o evento, que reúne alguns dos principais nomes internacionais das modalidades, terá as seleções principais do Brasil na disputa.

No atletismo, o velocista alagoano Yohansson do Nascimento - contemplado com a Bolsa Pódio do Ministério do Esporte - é uma esperança de bom resultados para os brasileiros. “Quero começar com o pé direito. Estou treinando pesado desde outubro do ano passado e pretendo alcançar ótimos resultados para dar continuidade neste ano”, planeja.

A concorrência internacional não assusta o atleta. Ele cita que um forte concorrente na disputa também é brasileiro e recebe a Bolsa Pódio: o paraibano Petrucio Ferreira dos Santos, que tem 18 anos e já conquista marcas surpreendes nas competições. “Nós dois daremos uma visibilidade maior para o Brasil. Tenho uma expectativa muito grande para essas disputas”, disse.

Yohansson conta que está focado em obter bons resultados esse ano. Treinando em período integral, o velocista combina os tiros na pista com uma boa alimentação e o descanso adequados. Segundo o velocista, essa é a fórmula fundamental para um bom desempenho. O Open será, para ele, uma oportunidade de avaliar o resultado dos treinos, ver o que está funcionando e o que poderá ser melhorado para as próximas competições.

Yohansson nasceu sem as duas mãos. Conheceu o atletismo aos 17 anos, convidado pela técnica Valquíria Campelo, no ônibus em sua cidade natal. É hoje recordista mundial nos 100m (10s94), 200m (22s05) e 400m (49s21).

Natação
Na piscina, quem tem chance de brilhar é o jovem catarinense Talisson Glock, de 19 anos, que recebe o apoio da Bolsa Pódio para melhorar a sua performance. Atualmente, o catarinense está vivendo uma rotina de treinos com o foco no Mundial. Antes disso, o objetivo é nadar bem no Open Internacional. “Venho treinando forte com o foco no Mundial, que é a principal competição, e vejo no Open Internacional uma forma de preparação”, resume.

O nadador compete na classe S6 e espera adversários rápidos. Ainda que a concorrência seja forte, Talisson acredita em uma boa atuação. “Espero fazer um bom tempo nos 100m costas, nadar bem nos 400m livre, e em todas as outras provas. Quero obter um melhor desempenho em relação ao ano passado”, planeja.

Quando tinha apenas 9 anos, o atleta foi atropelado por um trem, e acabou perdendo o braço e a perna esquerda. Começou na natação aos 11 anos e, hoje, aos 19 anos, já é um dos destaques da Seleção.

Fonte: CPB
Ascom do Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla