Ministério do Esporte Rio Grande do Sul vence I Copa Brasil de esgrima em cadeira de rodas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Rio Grande do Sul vence I Copa Brasil de esgrima em cadeira de rodas

Foto: Divulgação CPBFoto: Divulgação CPBO Rio Grande do Sul ficou com o título nas competições por equipes, neste domingo (08.03), na I Copa Brasil de Esgrima em Cadeira de Rodas de 2015. A disputa por estados marcou o encerramento da primeira competição nacional da modalidade neste ano. Os gaúchos ficaram com a vitória no masculino após baterem São Paulo na final. Entre as mulheres, o título veio após triunfo sobre o Paraná.

A vitória do Rio Grande do Sul consagrou Jovane Guissone, atleta contemplado com a Bolsa Pódio do Governo Federal, como o principal medalhista do torneio. Campeão paraolímpico na espada B nos Jogos de Londres 2012, ele deixa Belo Horizonte com cinco medalhas, sendo quatro de ouro e uma de prata. Destaque do torneio, ele ficou satisfeito com a sua performance.

“Foi uma ótima competição, muito forte. Os atletas estão com um ritmo bom de jogo. Não tenho do que reclamar para este começo de temporada. Fechamos com chave de ouro com esta vitória da equipe do Rio Grande do Sul no torneio por equipes”, celebrou Jovane.

O atleta terá como principais compromissos desta temporada dois torneios internacionais. Ele viajará primeiro com a seleção para Montreal, no Canadá, onde disputará o Regional das Américas no fim de abril. Em setembro, o Mundial de Esgrima em Cadeira de Rodas será sediado em Eger, Hungria. Ambas as competições valerão pontuação dobrada para o ranking mundial – principal critério classificatório para os Jogos Paraolímpicos do Rio 2016.

A esgrimista Mônica Santos, que recebe a Bolsa Atleta do Governo Federal, também se destacou. Ela deixa Belo Horizonte com cinco pódios: conquistou títulos na espada A e B, florete B e integrou o time feminino gaúcho campeão por equipes. Ela fechou a sua galeria de medalhas com um bronze no florete A e consolidou-se ainda mais como a mulher a ser observada da esgrima em cadeira de rodas do Brasil.

“A competição foi muito boa. Entraram algumas meninas novas e isso é bacana para expandir a modalidade. Para mim, que estou em busca da vaga nos Jogos de 2016 ter mais atletas na disputa serve como uma ótima oportunidade para competir”, disse.

A Copa Brasil de Esgrima em Cadeira de Rodas é disputada em duas etapas. Além desta etapa inicial em Belo Horizonte, Curitiba (PR) receberá a competição de 11 a 14 de junho. No segundo semestre, a principal prova do calendário nacional será o Campeonato Brasileiro, de 5 a 8 de novembro, em Porto Alegre (RS).

Fonte: CBP
Ascom – Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla