Ministério do Esporte Seleções de base masculinas de olho no Pan e Mundial de handebol
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Seleções de base masculinas de olho no Pan e Mundial de handebol

Dedicação foi a palavra mais importante para 50 atletas das categorias de base das Seleções Masculinas de handebol durante dez dias, em Blumenau, Santa Catarina. As equipes júnior e juvenil treinaram intensamente, afinal, as duas têm grandes objetivos este ano. Primeiro, os Pan-Americanos de cada categoria, depois, os Mundiais. A Júnior terá ainda o gostinho de disputar as duas competições em casa, com o Pan marcado já para o final de março, em Foz do Iguaçu, no Paraná, e o Mundial no fim de julho, no Estado do Rio Grande do Sul. A Juvenil joga em abril o Pan, na Venezuela, e em agosto o Mundial, na Rússia.

Durante o período, os 30 convocados para a Seleção Juvenil e os 20 da Júnior fizeram um treinamento intensivo, com treinos, vídeos, reuniões e jogos. Um período de aproveitamento total, segundo as comissões técnicas. “O melhor desta fase foi poder fazer confrontos entre Juniores e Juvenis. Foi de grande importância para as duas Seleções no desenvolvimento de cada grupo”, destacou o técnico do time juvenil, Ivan Maziero, o Macarrão.

Seleções Júnior e Juvenil estiveram dez dias em Blumenau (Foto: Divulgação)Seleções Júnior e Juvenil estiveram dez dias em Blumenau (Foto: Divulgação)

O trabalho foi intenso, mas recompensador, ainda segundo o treinador. “A fase, no geral, foi muito boa. No Juvenil, dividimos o grupo em dois, por estarmos trabalhando com um número maior de convocados. Nesta fase, agregamos também atletas que se destacaram no Acampamento Cadete do ano passado e é bom trazer sempre atletas novos para a equipe, com isso, conseguimos elevar ainda mais o nível. No mês que vem, teremos mais uma etapa e esperamos deixar a Seleção ainda mais forte”, concluiu.

Leia mais:

De olho no futuro, handebol brasileiro forma nova geração de jogadores

Para Hélio Justino, o Helinho, técnico do time Júnior, o período serviu também para observação e ajudou a definir os atletas que irão integrar a equipe no Pan-Americano. “Conseguimos integrar alguns atletas juvenis na equipe. Por isso, foi importante fazer os treinamentos juntos. É uma troca de experiência muito grande. Foi um bom trabalho e acreditamos que tenha surtido bastante efeito. Conseguimos estruturar bem a equipe”, disse o treinador, lembrando que a próxima fase será a que antecede o Pan-Americano, prevista para ser realizada de 13 a 20 de março.

Investimentos
Nos últimos anos, o governo federal tem intensificado o investimento no handebol brasileiro e trabalhado para que o país possa capacitar da melhor maneira seus atletas. Entre 2010 e 2014, diversos convênios foram firmados entre o Ministério do Esporte e a CBHb, para a preparação das seleções, na organização de grandes torneios e na estruturação de um centro nacional, no Sesi de Blumenau, em Santa Catarina.

“Historicamente, o Ministério do Esporte é o maior parceiro da Confederação Brasileira de Handebol. Hoje, nós temos dois patrocinadores, Banco do Brasil e Correios, que foram incluídos pelo Plano Brasil Medalhas”, ressalta o presidente da CBHb, Manoel Luiz Oliveira.  

Além dos convênios com o governo, a modalidade recebe recursos captados por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e da Lei Agnelo/Piva. Na cidade de São Bernardo do Campo, no interior de São Paulo, o Ministério do Esporte investiu R$ 12 milhões para a construção do Centro de Desenvolvimento do Handebol Brasileiro, que servirá para a preparação das seleções nacionais, tanto adultas como de base.

Fonte: CBHb
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla