Ministério do Esporte Após intercâmbio na China, Gustavo Gerstmann e Eduardo Tomoike exaltam experiência
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Após intercâmbio na China, Gustavo Gerstmann e Eduardo Tomoike exaltam experiência

O intercâmbio na China promovido pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), por meio do programa Diamantes do Futuro, renderá muitos frutos para o esporte brasileiro. Os jovens mesatenistas Eduardo Tomoike (13 anos) e Gustavo Gerstmann (10) exaltam a experiência vivida durante os 20 dias no país oriental. Rafael Torino e Diogo da Silva também participaram da experiência.  

Os brasileiros ficaram hospedados nas dependências do Shandong Luneng, clube chinês que pertence à estatal State Grid, parceira da CBTM. Gustavo ficou impressionado com toda a estrutura. “Gostei muito, adorei. Achei o treino o mais legal, com qualidade muito alta. A intensidade era grande, a bola era diferente, o espaço era maior. A comida também era boa, não tenho do que reclamar”, elogiou o jovem.

(Foto: Divulgação/CBTM)(Foto: Divulgação/CBTM)Eduardo Tomoike comemorou o bom início dos brasileiros, logo que chegaram ao clube e participaram de uma espécie de seletiva, entre os chineses. “Na semana em que chegamos, vários jogadores estavam visitando o clube e fazendo testes. Então teve um torneio que nós participamos e eu fiquei em sétimo e o Rafael (Torino) em oitavo, de 22 atletas”, relembrou Eduardo, sem esconder um crescimento na confiança após os primeiros duelos contra os nativos. “Só de jogar lá já era uma motivação extra, de trocar jogo então nem se fala. A china é muito top, então eles não erram. Você tem que fazer o ponto. Mas nós conseguimos jogar de igual pra igual”, contou com orgulho.

Durante todo o tempo de intercâmbio, o técnico responsável pelo programa Diamantes do Futuro, o português Ricardo Faria, acompanhou os mesatenistas e participou ativamente das sessões de treinamento. “Achei muito bom o Ricardo (Faria) ter ido, não só por ser bom técnico, mas por ser uma ótima pessoa. Os técnico chineses determinavam os exercícios e eles nos instruía o tempo todo”, disse Eduardo.

E se a boa técnica dos brasileiros conseguiu fazer alguma frente à maior potência do tênis de mesa na atualidade – na categoria adulta, entre homens e mulheres, a China tem 12 dos 10 melhores do mundo - Gerstmann também relatou a dificuldade dos jogos. “É muito difícil. Eles têm a direita muito forte e colocam a bola muito na ponta da mesa. Eu quero jogar a bola mais no fundo e acertar o movimento de cima pra baixo, pra dar cada vez menos chances pros adversários”, observou um focado Gustavo.

Segundo Eduardo Tomoike, justamente o foco e o ambiente profissional chamaram a atenção durante o intercâmbio. O contato com o esporte desse nível, já no início da carreira, pode fazer a diferença na formação do atleta.

“O interessante é que lá eles têm muito foco no objetivo. Os jogadores moram no clube, de manhã um ônibus leva eles para a escola e depois trás novamente, eles treinam de tarde e à noite e só saem para ver a família no final de semana, são muito objetivos”, apontou o mesatenista.

Fonte: CBTM
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla