Ministério do Esporte Turismo inicia planejamento integrado para os Jogos Rio 2016
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Turismo inicia planejamento integrado para os Jogos Rio 2016

Foto: Alex Ferro/ Rio 2016Foto: Alex Ferro/ Rio 2016Fundamental para o êxito da Copa do Mundo de 2014, a integração entre órgãos e entidades envolvidas na organização de grandes eventos esportivos também passa a ser a meta do planejamento para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio 2016. No âmbito do turismo, os esforços em direção a uma ação conjunta de todas as partes envolvidas já foram iniciados.

A primeira ação é a realização do Seminário de Alinhamento de Turismo para os Jogos 2016, que reúne representantes de órgãos das três esferas de governo e de entidades ligadas ao evento para coordenar, planejar, diagnosticar e acompanhar os projetos e programas desenvolvidos.

A abertura do evento, nesta terça-feira (03.02), no Rio de Janeiro, teve a participação do ministro do Turismo, Vinicius Lages, do presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), General Fernando Azevedo e Silva, do secretário de turismo do estado do Rio de Janeiro, Nilo Sérgio, do diretor de comunicação do Comitê Rio 2016, Mario Andrada, do secretário de turismo da cidade do Rio de Janeiro, Antonio Pedro Figueira, e do assessor especial do Ministério do Esporte, Joel Benin.

“Eu considero o ano de 2015 como a reta final de preparação para os Jogos Rio 2016. Recentemente, no dia 28 de janeiro, nós fizemos a segunda atualização da Matriz de Responsabilidade Olímpica e verificamos que está encaminhado o Parque Olímpico da Barra, o Complexo de Deodoro e a Vila dos Atletas. A matriz estava focada na infraestrutura, o que é normal. Ela irá, com certeza, acrescentar as operações e serviços, que são muito importantes, mas geralmente ficam para a reta final. Nesse contexto, o planejamento em relação ao turismo é fundamental”, disse o general Fernando Azevedo e Silva.

O presidente da APO lembrou que é preciso adequar os serviços turísticos do Rio de Janeiro ao megaevento que são os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. “Não preciso dizer sobre a importância da janela do Rio ser aberta através do turismo. O turismo é um estímulo para os negócios e para a captação de recursos, que é fundamental para o país. A receptividade do brasileiro é muito grande, tivemos a Copa do Mundo que apontou isso. Mas também temos que nos adequar para um megaevento como esse. Não são apenas os turistas que virão, mas a imprensa, os árbitros e, principalmente, os atletas. Isso tudo merece um carinho, uma atenção especial. Para os paraolímpicos, temos a questão da acessibilidade, que vai ser um grande legado”, lembrou.

O assessor especial do Ministério do Esporte, Joel Benin, frisou que os Jogos, embora tenham o Rio como centro do evento, mostrarão a imagem do Brasil para o mundo. “Os Jogos são um evento de dimensão nacional. É uma grande oportunidade de continuarmos mostrando a imagem do país no exterior. Fizemos isso na Copa. O Brasil deu um exemplo de organização e não temos dúvidas de que vamos organizar uma Olimpíada que vai marcar a história do país e do continente, porque é a primeira da América do Sul”, afirmou.

Benin falou sobre o legado que ficará para o país após os Jogos, através dos recursos aplicados pelas três esferas de governo na melhoria da infraestrutura esportiva e na promoção do Brasil. “Um conjunto de investimentos foi feito na criação de centros esportivos para receber as delegações. Ou seja, há todo um pensamento de aproveitar os Jogos para deixar um legado esportivo para o país. A Copa recebeu um milhão de turistas estrangeiros e a maioria deles, quase 90%, aprovaram o evento e querem voltar ao Brasil. Isso é um legado na área. Não tenham dúvidas de que os Jogos Olímpicos vão fortalecer o turismo”, disse.

O ministro do Turismo, Vinicius Lages, destacou a importância de aproveitar a oportunidade dos Jogos para transformar a cidade do Rio de Janeiro e para divulgar os roteiros turísticos que o Brasil oferece. “Sem dúvida, o Rio e o Brasil serão outros a partir desses investimentos. Tivemos essa oportunidade durante a Copa e mostramos que somos capazes, competentes para realizar grandes eventos, mas também capazes de oferecer uma oportunidade turística memorável. Além das 12 cidades-sede, 491 outras cidades brasileiras foram visitadas pelos turistas. Então queremos criar uma estratégia específica para viagens antes, durante e depois dos Jogos no que temos chamado de ano olímpico”, afirmou.

Após a abertura do seminário, foram feitas apresentações sobre os serviços ao espectador previstos para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, além de um mapeamento da capacidade de acomodação do Rio de Janeiro e entorno. No período da tarde, representantes do Comitê Rio 2016 detalharam áreas como voluntariado, tíquetes, comunicação, cultura, capacitação, integração paraolímpica e acomodações. As exposições continuam nesta quarta-feira (04.02). Após o detalhamento das informações, será feita uma reunião de avalição e encaminhamento para dar sequência ao planejamento dos Jogos.

Mateus Baeta - brasil2016.gov.br
Ascom – Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla