Ministério do Esporte Os Jogos do Rio têm tudo para ser um sucesso absoluto, diz embaixador britânico no Brasil
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Os Jogos do Rio têm tudo para ser um sucesso absoluto, diz embaixador britânico no Brasil

Foto: Embaixada do Reino UnidoFoto: Embaixada do Reino UnidoMesmo com a experiência de já ter sediado duas edições olímpicas, em 1908 e 1948, a cidade de Londres foi alvo de desconfiança por parte de alguns setores locais ao ser escolhida para receber os Jogos de 2012. Uma das alegações era de que a capital britânica jamais seria capaz de superar a organização dos Jogos de Pequim, realizados em 2008. O desafio foi superado e a cidade tornou-se a primeira do planeta a sediar três vezes o evento.

As vantagens conquistadas para a população continuam a ser contabilizadas. Da revitalização de áreas abandonadas até o incremento no turismo, que fez com que, em 2013, Londres ultrapassasse Paris pela primeira vez como a cidade mais visitada do mundo, diversos foram os legados deixados pelos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Para o embaixador do Reino Unido no Brasil, Alex Ellis, algumas das mais importantes conquistas têm a ver com a mentalidade da população: o trabalho voluntário, por exemplo, que estava em queda, cresceu cerca de 40% após o evento. Além disso, a visão da sociedade em relação aos deficientes físicos também foi positivamente afetada.

Em entrevista ao brasil2016.gov.br, o representante britânico comenta os legados proporcionados pelo maior evento esportivo do mundo e aposta que o Rio de Janeiro realizará Olimpíadas fantásticas. “Fiquei extremamente impressionado com o sucesso das organizações da Copa do Mundo. No fim, o Brasil mostrou que realiza com excelência eventos de grande porte. Os Jogos do Rio têm tudo para ser um sucesso absoluto e os atletas britânicos estão muito animados com o que já viram da cidade em visitas até hoje. Estou convencido de que o Rio realizará Olimpíadas fantásticas. As paisagens das áreas olímpicas são de beleza incomparável, nenhuma cidade-sede pode competir com o Rio nesse quesito. Medalhistas das Olimpíadas de Londres, como Pete Reed (remo), Luke Patience (vela) e Tom Daley (saltos ornamentais), já passaram pelo Rio participando de visitas técnicas e todos ficaram maravilhados com a beleza”, afirmou.

O embaixador ainda ressaltou a parceria entre o governo brasileiro, do estado, a prefeitura do Rio e o Comitê Organizador Rio 2016 com o Reino Unido. “Desde 2009, mais de 40 departamentos do governo do Reino Unido e do Brasil têm se engajado em trocas relacionadas às Olimpíadas, contando com ao menos 160 missões internas e externas, workshops, seminários e eventos. Em 2012, o governo brasileiro, em parceria conosco, criou o ‘Programa de Observadores Governamentais dos Jogos Olímpicos Londres 2012’, em que 300 participantes foram a Londres com objetivo de estudar e analisar todas as ações desenvolvidas. Após os Jogos, passamos o bastão oficialmente para o Brasil e temos realizado diálogos olímpicos e paraolímpicos com regularidade, ocasiões em que os organizadores de Londres compartilham sua experiência e seu legado com os organizadores dos Jogos Rio 2016. Nunca houve uma parceria tão próxima entre governos de dois países e de suas cidades-sede como agora”, destacou Ellis. 

» Confira a entrevista completa

Ana Cláudia Felizola - brasil2016.gov.br
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla