Ministério do Esporte Confira o andamento de obras para os Jogos de 2016
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Confira o andamento de obras para os Jogos de 2016

Imagens captadas pela equipe do brasil2016.gov.br em 22 de janeiro retratam o andamento de obras em algumas das instalações do Parque Olímpico da Barra, região que concentrará boa parte das competições em 2016 no Rio de Janeiro. Nas fotos é possível perceber o avanço dos trabalhos nas arenas do tênis, do handebol, nos Halls 1, 2 e 3 (em que serão disputados basquete, judô, luta olímpica, taekwondo e esgrima) e no Centro de Mídia. Na estrutura do Parque Olímpico como um todo, o trabalho nas redes subterrâneas chegou a 70% de conclusão e estão em andamento obras em estacionamentos e nos terraços para espectadores.

Em sentido horário, a partir da foto do alto à direita: Hall 3, área interna da quadra principal de tênis, fachada da quadra principal de tênis e fachada do IBC (Fotos: Gustavo Cunha/ Brasil2016)Em sentido horário, a partir da foto do alto à direita: Hall 3, área interna da quadra principal de tênis, fachada da quadra principal de tênis e fachada do IBC (Fotos: Gustavo Cunha/ Brasil2016)

Tênis
A quadra central, para 10 mil torcedores, está com as fundações concluídas e a estrutura das arquibancadas inferiores em estágio avançado. Nas duas quadras de apoio ao evento, uma com 5 mil e outra com 3 mil lugares, as lajes das arquibancadas estão em fase final de construção. Outras 13 quadras para 250 espectadores, mais voltadas para aquecimento, integram o projeto, edificado em uma área de 9 hectares.

Halls Olímpicos 1, 2 e 3
A área de competição está pronta e a cobertura começou a a ser instalada no Hall Olímpico 3, que tem capacidade para dez mil torcedores e receberá taekwondo e esgrima. Casa do judô e da luta olímpica nos Jogos de 2016, a Arena 2, também para 10 mil torcedores, está com área de competição pronta. Na primeira arena, onde serão disputados os duelos de basquete, a área de competição está em andamento. O ginásio terá capacidade para 16 mil torcedores. Nos três espaços, que serão usados para treinamento de esportes olímpicos após os Jogos, os serviços de alvenaria e instalações estão em execução.

Handebol
A Arena do Futuro, como ficou batizado o espaço onde será disputado o Handebol nos Jogos Olímpicos, está com as fundações e a montagem das estruturas metálicas concluídas. A cobertura passa pela fase de montagem e a estrutura da arquibancada já é visível. Paralelamente, há intervenções nas redes internas de infraestrutura. O espaço terá capacidade para 12 mil pessoas nas Olimpíadas e será aproveitado pelo Goalball nas Paraolimpíadas. Com o fim dos megaeventos, o espaço será inteiramente desmontado. A estrutura será utilizada para a construção de quatro escolas públicas.

Andamento das obras na Arena de Handebol (Fotos: Gustavo Cunha/ Brasil2016) Andamento das obras na Arena de Handebol (Fotos: Gustavo Cunha/ Brasil2016)

Velódromo
Com cinco mil lugares fixos e até 800 temporários, a estrutura subterrânea e as fundações do velódromo estão em andamento e os primeiros pilares foram instalados. O espaço receberá as competições de pista do ciclismo. Quando finalizado, será integrado ao Centro Olímpico de Treinamento.

Centro Aquático
Palco da natação e do pólo aquático, o Estádio Olímpico de Esportes Aquáticos está na fase final das fundações, com a concretagem da laje do piso e a montagem da estrutura metálica das arquibancadas em andamento. A instalação receberá até 18 mil torcedores em assentos temporários. Ao fim da Olimpíada, o plano é retirar os assentos para acomodar estruturas administrativas e de pesquisa do Centro Olímpico de Treinamento.

Estrutura de imprensa e transmissão
O prédio do centro de transmissão dos Jogos (IBC na sigla em inglês) chegou à fase final de montagem da estrutura metálica e de concretagem das lajes. Estão em andamento a cobertura e a construção de reservatórios, sanitários, instalações, escadas metálicas internas e paredes internas. O Centro Principal de Mídia (MPC) está com fundações, contenções e concretagem do segundo pavimento finalizados. A atual fase contempla estruturas de concreto do subsolo, térreo e mezanino, além da concretagem do terceiro pavimento da torre sul e a montagem da fachada de vidro. As intervenções no hotel de mídia já estão com fundações e contenções finalizadas. As estruturas de concreto dos núcleos de elevadores e escadas e a montagem da estrutura metálica estão em andamento.

» Confira também a galeria completa de imagens e o andamento de outras obras para os Jogos Rio 2016

Gustavo Cunha, brasil2016.gov.br
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla